*LRCA Defense Consulting - 01/04/2026
A Força Aérea Portuguesa (PRT AF) anunciou oficialmente sua intenção de se juntar à Embraer, líder aeroespacial global, e à Força Aérea Brasileira (FAB) em estudos colaborativos para identificar potenciais adaptações ao atual avião de transporte tático multimissão KC-390 Millennium para executar missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
O anúncio ocorreu hoje em uma cerimônia durante a exposição LAAD Defesa & Segurança com a presença do General João Cartaxo Alves, Comandante da Força Aérea Portuguesa; do Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira; Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer; e Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Durante a cerimônia, foi apresentada uma imagem conceitual do sistema de missão modular ISR roll-on/roll-off atualmente em desenvolvimento. Esta solução permitirá que o KC-390 execute missões ISR enquanto mantém todas as suas capacidades multimissão.
“O trabalho colaborativo com a Embraer está evoluindo de forma eficiente e estruturada, permitindo uma avaliação abrangente do KC-390 Millennium para as necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira. Vemos um grande potencial da aeronave para missões ISR e patrulha marítima. A Força Aérea Brasileira dá as boas-vindas à Força Aérea Portuguesa por se juntar a este estudo, trazendo seu conhecimento e experiência para aprimorar a solução potencial”, disse o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira.”
“Estamos muito satisfeitos com a decisão da Força Aérea Portuguesa de se juntar aos estudos para esta nova aplicação para o KC-390 Millennium. Desde o início do programa, nossos parceiros brasileiros e portugueses têm sido cruciais para tornar o programa KC-390 um sucesso operacional e técnico inegável”, disse Bosco da Costa da Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Apoiados em características já presentes no KC-390 Millennium, como flexibilidade, robustez, sistemas de comunicação e autoproteção de última geração, os estudos têm apontado diversas possibilidades e soluções para integração de novos sistemas de missão, sensores, estações de trabalho e armamentos, além de atender às expectativas operacionais das Forças Aéreas Portuguesa e Brasileira.
Desde que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira em 2019, na Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, na Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual da aeronave em operação acumula uma taxa de conclusão de missão de mais de 99%, demonstrando produtividade excepcional em sua categoria.
Esta aeronave revolucionária foi selecionada por 10 forças aéreas ao redor do mundo, incluindo muitos membros da OTAN. Mais recentemente, a Suécia e a Eslováquia escolheram o KC-390 Millennium como sua nova aeronave de transporte tático. Até agora, o KC-390 foi escolhido pelo Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não divulgado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).