Pesquisar este portal

15 abril, 2025

Embraer ainda mais próxima da Polônia: LOTAMS será o primeiro Centro de Serviço Autorizado para os jatos E2 na Europa


*LRCA Defense Consulting - 15/04/2026

A Embraer anunciou hoje que a LOTAMS se tornará o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer (EASC, na sigla em inglês) da Europa para a família de aeronaves E2, após a conclusão do processo de autorização e auditoria conduzido pela Autoridade de Aviação Civil da Polônia.  

A Polônia se tornará a maior MRO do mundo – ou seja, base de suporte técnico e serviços para aeronaves E2 – de acordo com o que informou ao portal polonês ISBnews o vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Luis Carlos Affonso.

O fato aproxima ainda mais a Embraer da Polônia e reforça sua ambição de vender ao país 84 aeronaves E195-E2 para a frota regional da LOT Polish Airlines e aeronaves C-390 Millennium para sua Força Aérea, com montagem final no país (dependendo da encomenda), além de criar ali um Centro Europeu de Treinamento Tático. (Leia os dois artigos no "Saiba mais" ao final da matéria)

A LOTAMS, uma das principais fornecedoras de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês) da Europa, possui bases em toda a Polônia, e atende a algumas das maiores companhias aéreas do mundo. A LOTAMS será o primeiro EASC na Europa para os jatos E2, fornecendo verificações de rotina; manutenção programada e não programada; e reparos de componentes. 

Após 10 anos de colaboração, a Embraer e a LOTAMS formalizaram sua relação de MRO em 2012, com a LOTAMS se tornando um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para aeronaves ERJ-145 e E-Jets de primeira geração. Desde então, a LOTAMS atendeu E-Jets da Embraer de companhias aéreas de toda a Europa, com uma média de 250.000 horas/ano em verificações de manutenção pesada e de linha – acumulando cerca de três milhões de horas até o momento. Com o volume significativo de atendimento, a LOTAMS é um dos principais MROs da Europa para os jatos da Embraer, com cinco posições dedicadas à manutenção de E-Jets e planos de adicionar outras, com o objetivo de atender à crescente frota de E2 na região. 

“Estamos gratos pela oportunidade de participar deste projeto e pela certificação de nossas instalações como um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para os jatos E2. Esse projeto é uma continuidade da longa cooperação estabelecida desde o início da LOTAMS. Com o processo de certificação concluído, estamos prontos para fornecer serviços de manutenção para a frota de jatos E2 em toda a Europa", afirma Ewa Kołowiecka, CEO da LOTAMS. 

“Nossa colaboração com a LOTAMS se estende por décadas, resultando em milhões de horas de trabalho de alta qualidade. A aprovação da LOTAMS como o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer qualificado para atender aos jatos E2 da Europa é fruto do relacionamento forte e duradouro que temos. Damos as boas-vindas à LOTAMS e aguardamos com expectativa o início da manutenção da frota E2 na capital da Polônia", disse Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte. 

Saiba mais:
- Com cooperação Embraer e LOT AMS, Polônia se tornará a maior MRO do mundo para E Jets E2

- Por que a Embraer é favorita para vender aviões comerciais e militares à Polônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque