Pesquisar este portal

03 abril, 2025

EDGE, SIATT e Marinha do Brasil: míssil MANSUP-ER, sistemas antidrone e MoU com a EMGEPRON

 


*LRCA Defense Consulting - 03/04/2026

O EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, e a brasileira SIATT avançaram sua parceria estratégica com a Marinha do Brasil ao assinar um acordo de licença para a transferência de propriedade intelectual do MANSUP-ER. O acordo foi formalizado durante a LAAD 2025, realizada no Riocentro Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro.

Pelo acordo, o EDGE Group e a SIATT, principal especialista em armas inteligentes do Brasil, e uma subsidiária da EDGE, garantem a propriedade intelectual do tubo de lançamento e da cabeça de combate do MANSUP, o míssil antinavio nacional do Brasil. O acordo também define os termos de produção, comercialização e royalties associados ao míssil MANSUP e sua variante de alcance estendido, MANSUP-ER.

Rodrigo Torres, diretor financeiro do EDGE Group, disse: "O EDGE está confiante de que este marco fortalece nosso compromisso com o avanço das capacidades de defesa. Em parceria com a Marinha do Brasil e alavancando tecnologias de ponta como o MANSUP-ER, podemos redefinir a prontidão estratégica e operacional, oferecendo soluções mais precisas, eficientes e seguras para enfrentar os desafios do mundo moderno."  

O contrato marca um desenvolvimento fundamental na colaboração contínua da EDGE com a SIATT e a Marinha do Brasil. Após a aquisição da SIATT pelo EDGE, a empresa anunciou uma grande expansão de sua capacidade de fabricação e garantiu dois contratos para fornecer o MANSUP e o MANSUP-ER para a Marinha do Brasil e o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos.

Atualmente, a EDGE está em negociações com vários clientes potenciais para o míssil superfície-superfície de longo alcance, que apresenta capacidades de deslizamento de mar adaptáveis, alcance de 200 km, orientação inercial e homing de radar ativo. As soluções MANSUP estão passando por testes intensivos pela frota naval brasileira e devem ser integradas às fragatas Tamandaré até o final de 2025.

Além disso, o EDGE assinou um contrato de US$ 300 milhões com as Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos para sistemas MANSUP e está envolvida em negociações de alto nível com potenciais compradores na África, Ásia e América Latina.

Cooperação antidrone com a Marinha do Brasil
O EDGE, uma das principais empresas de tecnologia avançada e grupos de defesa do mundo, anunciou a assinatura de uma carta de intenções estratégica com a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, detalhando o desenvolvimento conjunto de sistemas antidrone. A próxima fase envolverá o estabelecimento de um grupo de trabalho conjunto, composto por especialistas técnicos de ambas as partes, para avançar a parceria estabelecida.

O objetivo desta cooperação é desenvolver e implantar sistemas antidrones adaptados às necessidades de defesa naval, com foco em tecnologias autônomas de superfície e aéreas. Esses sistemas incorporarão sensores avançados, como radares e tecnologias eletro-ópticas, combinados com capacidades de interferência de sinal para neutralizar efetivamente ameaças de veículos autônomos aéreos e de superfície.

O documento foi assinado na LAAD Defence & Security 2025, que acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro.

Este marco representa um compromisso contínuo com o fortalecimento da cooperação técnica, operacional e logística com a Marinha do Brasil, com foco compartilhado no avanço de sistemas antidrones sofisticados para aplicações navais.

Acordo com a Empresa Naval Brasileira EMGEPRON
O EDGE assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Empresa Brasileira de Gerenciamento de Projetos Navais (EMGEPRON) na LAAD 2025, no Rio de Janeiro.

O MOU permitirá a troca de informações técnicas para o desenvolvimento futuro de sistemas de armas, incluindo mísseis, torpedos e dispositivos avançados de alta precisão para operações militares estratégicas.

A EMGEPRON é uma empresa estatal brasileira vinculada ao Ministério da Defesa. Ela gerencia projetos complexos e comercializa produtos e serviços para o setor naval da Base Industrial de Defesa Brasileira. Isso inclui embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate a bordo, munição de artilharia, serviços oceanográficos e suporte logístico.

Tiago Silva, CEO do EDGE Group para a América Latina, disse: “Este acordo representa um marco significativo para o EDGE no mercado brasileiro. A EMGEPRON é uma empresa renomada e especializada que, sem dúvida, aumentará as capacidades do EDGE, projetos futuros e parcerias contínuas com outros stakeholders estratégicos, incluindo a Marinha do Brasil.”

O estabelecimento deste MOU facilita discussões futuras sobre como o EDGE e as partes interessadas brasileiras podem colaborar em soluções de defesa estratégica produzidas no Brasil, com a EMGEPRON atuando como parceira técnica para empresas nacionais de defesa em suas exportações para governos estrangeiros.

O vice-almirante Amaury Calheiros, CEO da EMGEPRON, disse: “A colaboração entre o EDGE e a EMGEPRON representa uma oportunidade única para impulsionar inovações tecnológicas e expandir para o mercado global. Esta aliança fortalecerá nosso compromisso em fornecer soluções de alta qualidade e impulsionará o desenvolvimento de futuros projetos transformadores.” 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque