Pesquisar este portal

06 abril, 2025

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Nigeriana busca apoio estratégico da Embraer e da FAB


*The Punch, por Salomão Odeniyi 06/04/2025

A Força Aérea Nigeriana (NAF) está buscando uma colaboração mais profunda com o Brasil, particularmente nas áreas de manutenção, treinamento e avanço tecnológico.

A informação foi divulgada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Marechal do Ar Hasan Bala Abubakar, durante visita oficial ao Brasil.

A visita, de acordo com uma declaração feita no domingo pelo porta-voz da Força, o Comodoro do Ar Ehimen Ejodame, está alinhada aos Objetivos Estratégicos da NAF para 2025, incluindo também sua participação na Feira de Defesa e Segurança Aeroespacial da América Latina, realizada no Rio de Janeiro.

Ao se dirigir às principais partes interessadas durante a visita, ele disse que Abubakar enfatizou a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios dinâmicos de segurança da Nigéria.

“Em um ambiente de segurança cada vez mais complexo e dinâmico, as parcerias estratégicas continuam sendo um pilar essencial na construção de uma força aérea mais ágil, inovadora e pronta para o combate.

“A Nigéria e o Brasil compartilham uma longa história de cooperação militar, e estamos aqui para fortalecer esse vínculo para benefício mútuo”, ele citou o Chefe do Ar.

O Chefe do Estado-Maior manteve conversas de alto nível com o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, e com um representante do Comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Malta.

Foco no A-29 Super Tucano e em "outras plataformas de aeronaves"

”As discussões se concentraram na manutenção da frota de A-29 Super Tucano (além de outras plataformas de aeronaves, conforme fontes presentes) e na exploração de oportunidades de colaboração em treinamento técnico e de pilotos, suporte logístico e pesquisa e desenvolvimento.

“O Marechal do Ar Abubakar também se envolveu com stakeholders globais dos setores aeroespacial e de defesa, incluindo representantes de Arsenal, FN Herstal, OGMA e da Força Aérea Portuguesa. Esses engajamentos, segundo ele, são parte dos esforços contínuos para desenvolver uma força aérea moderna, capaz e resiliente”, acrescentou a declaração.

Após a Feira LAAD, o CAS visitou a unidade de produção da Embraer em Gavião Peixoto — onde as aeronaves A-29 Super Tucano e KC-390M são fabricadas — bem como a unidade da GESPI em São José dos Campos. Ele elogiou ambas as empresas pelo apoio de longa data e pediu colaboração contínua para aprimorar a prontidão da missão da NAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque