*LRCA Defense Consulting - 23/04/2025
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.
O Projeto Brazil Defense, em síntese, visa promover a internacionalização da Base Industrial de Defesa (BID) do País. Seu principal objetivo é impulsionar as exportações de produtos e serviços do setor de defesa, especialmente por meio do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas que ainda não exportam ou que estão em estágios intermediários de internacionalização. As ações do projeto incluem monitoramento de mercado, participação em feiras internacionais e iniciativas comerciais integradas.
Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo (dois anos) com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.
O Projeto Brazil Defense foi formalizado no período de 2016 a 2018, conforme registros de parcerias entre a ApexBrasil e a ABIMDE. Desde então, tem desempenhado um papel significativo na estratégia do Brasil para aumentar sua participação no mercado internacional de defesa, viabilizando a participação de empresas da Base Industrial de Defesa em dezenas de feiras e outras exposições pelo mundo, proporcionando o estabelecimento de contatos estratégicos entre empresas e com governos, além de gerar importantes divisas para o Brasil em contratos de exportação e de joint ventures.
O exemplo mais atual está acontecendo no México, de hoje ao dia 26, na Feira Aeroespacial Mexicana (FAMEX), onde o Espaço Brasil reúne 12 empresas que atuam em segmentos estratégicos da
Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS): Modirum | Gespi, Omnisys
Engenharia, IAS, Edasim, Pensa, IMBEL, IDV - Iveco Defense Vehicles,
DuPont, CSA AeroEngines, Xmobots, BRENG e o Parque de Inovação
Tecnológica São José dos Campos (PIT).
ABIMDE
Fundada em 1985, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) tem como propósito congregar as indústrias de defesa e segurança do País. Atuando como a legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil e reconhecida oficialmente como a principal Associação do setor, vem durante sua existência representando as indústrias em diferentes fóruns quer no Brasil quer no exterior.
Levando os anseios dos empresários aos diversos poderes constituídos, participando do esforço do País para implementar suas exportações, gerando empregos altamente especializados e estando presente em todas as fases da vida dos produtos e serviços, tem o orgulho de avalizar a chancela "Fabricado no Brasil por uma associada da ABIMDE".
A entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do
setor nos mercados nacional e internacional, e para o fortalecimento ou
implementação de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento
desta indústria. Dentre suas mais de 240 associadas, estão as principais
empresas de Defesa e Segurança instaladas no País.
ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).