Pesquisar este portal

06 abril, 2025

Atech, da Embraer, impulsiona inovação em mobilidade aérea urbana com suporte da Finep


 

*LRCA Defense Consulting - 06/04/2026

A Atech, empresa do grupo Embraer, foi contemplada com recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para o desenvolvimento de um projeto inovador voltado ao gerenciamento do tráfego de aeronaves remotamente pilotadas – drones – dentro do ecossistema UTM (Urban Traffic Management).

A Finep é uma empresa pública brasileira, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que financia projetos de inovação.

Este projeto, com duração de 3 anos, enquadra-se na linha Mais Inovação Brasil - Aviação Sustentável, cujo objetivo é conceder recursos de subvenção econômica para projetos inovadores e de risco tecnológico.

O projeto visa desenvolver uma plataforma de gestão de tráfego aéreo de aeronaves remotamente pilotadas em parceria com o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). A solução tem como objetivo conectar o cliente comum com o ecossistema UTM de forma ágil e transparente, proporcionando otimização e segurança para a operação com suporte de Inteligência Artificial e integração com os diversos provedores de serviços para esse ecossistema.

Graças à sua capacidade tecnológica, a plataforma é versátil e poderá ser utilizada em várias aplicações, tanto no âmbito governamental quanto por empresas privadas, de logística, entre outras. Essa é mais uma etapa importante na busca pela inovação, que faz parte do DNA da Atech, sempre focada em criar soluções para tornar as cidades mais inteligentes, conectadas e eficientes.

No caso desse projeto da Atech, a intensidade da inovação foi classificada como um produto novo, e a abrangência avaliada como nível mundial. A Finep também considerou o tema relevante dentro das prioridades para o setor e com alto potencial de internacionalização.

“Essa plataforma UTM, em conjunto com a Finep, é uma evolução do que a Atech já vem desenvolvendo nessa área. Ser contemplado com essa subvenção é mais um reconhecimento do compromisso da Atech com a inovação e consolida nosso DNA de integração de sistemas complexos e críticos”, destacou o Gerente Executivo de Engenharia e Inovação, Mauro do Santo Junior.

O anúncio do projeto aconteceu durante a LAAD Defence & Security 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque