Pesquisar este portal

24 março, 2025

Na Índia, mais seis Netra Mk1 AEW&C baseados em jatos Embraer serão incorporados pela Força Aérea

 


*The Print, por Snehesh Alex Philip - 20/03/2025

O Ministério da Defesa aprovou na quinta-feira a aquisição de seis sistemas adicionais de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), que seriam uma versão atualizada dos dois sistemas atuais em serviço desenvolvidos pela Índia, chamados Netra.

O novo sistema provavelmente será instalado a bordo de seis aeronaves Embraer EMB 145, como as duas existentes. A Índia opera três AEW&C, dos quais um é operado pelo Centre For Air Borne System (CABS), que está sob a Defence Research and Development Organisation (DRDO).

Conhecido como os "olhos no céu", o AEW&C pode detectar e rastrear todos os objetos voadores, incluindo caças, mísseis de cruzeiro e drones, mais rápido do que radares terrestres. Eles também podem atuar como uma sala de controle aéreo para missões, ao mesmo tempo em que rastreiam navios no mar.

A autorização do Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) para AEW&C é significativa, pois a Força Aérea Indiana (IAF) precisa incorporar mais sistemas o mais rápido possível.

A força aérea planeja incorporar mais seis sistemas Netra, incluindo Netra Mk1A, além de uma possível substituição para os dois que opera atualmente. Além disso, há planos para induzir outros seis sistemas AEW&C sendo desenvolvidos pelo DRDO e para serem montados em aeronaves Airbus A321, que serão conhecidas como Netra Mk2.

Seis dessas aeronaves para Mk2 foram adquiridas da Air India e estão atualmente com o esquadrão de comunicações da IAF. Essas aeronaves serão equipadas com radar nativo AESA (Active Electronically Scanned Array) feito na Índia.

A Índia também opera três Sistemas de Alerta e Controle Aéreo (AWACS), que são integrados à aeronave russa Il-76.

O Paquistão, por outro lado, opera nove Saab 2000 Erieye AEW&Cs de última geração, além dos quatro AWACS chineses ZDK03 Karakoram Eagle. Dado seu tamanho, o Paquistão tem a capacidade de realizar vigilância 24 horas por dia, uma capacidade que a Índia não tem atualmente.

A criticidade do AEW&C foi sentida durante o duelo aéreo entre a Índia e o Paquistão em 27 de fevereiro de 2019. O Paquistão, que na época tinha seis Saab 2000, aproveitou a mudança do "olho no céu" da IAF ao lançar o ataque.

Enquanto o Netra da Índia atualmente tem um alcance de cerca de 200 km, o sistema baseado no Il76 tem um alcance de 400 km e tem uma cobertura de 360 ​​graus, para uma ligeiramente menor para o primeiro. Entende-se que o Netra Mk 1A e o Mk2 terão alcance e capacidades muito maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque