Pesquisar este portal

20 março, 2025

Com C-390, E190-E2 e MRO, Embraer poderá fazer parcerias de sucesso no Vietnã

Presidente e CEO do Grupo Embraer, Francisco Gomes Neto (à direita) e o Primeiro-ministro Pham Minh Chinh visitam a área de exposição das linhas de aeronaves da Embraer e da moderna infraestrutura de produção em setembro de 2023 (Foto: Duong Giang/TTXVN)

*LRCA Defense Consulting - 20/03/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Vietnã de 27 a 29 de março, levando uma delegação de empresários que inclui executivos da Embraer, visando possíveis acordos com os setores de aviação desse país.

A Embraer está negociando a venda de dez jatos narrowbody E190 para a Vietnam Airlines e de aviões de transporte militar tático C-390 Millennium para a Força Aérea Popular do Vietnã, podendo realizar um voo de demonstração em maio nesse país. 

Para evidenciar o excelente relacionamento entre o governo vietnamita e a Embraer, esta Consultoria preparou um retrospecto  de tais relações a partir de 2023. Com base nesses fatos é que se acredita que a gigante brasileira possa ter chances reais de estabelecer parcerias de sucesso no Vietnã.

Visita do primeiro-ministro vitnamita à Embraer
O primeiro-ministro Phạm Minh Chính e uma delegação de alto escalão do Vietnã realizaram uma visita oficial ao Brasil de 23 a 26 de setembro de 2023, a convite do governo brasileiro. O PM Pham Minh Chinh foi o primeiro líder do Partido e do Governo do país a visitar oficialmente o Brasil desde a visita do Secretário Geral Nong Duc Manh em 2007.

Durante o período, o PM Chinh visitou a Embraer em São José dos Campos (SP), sendo recebido pelo seu presidente e CEO, Francisco Gomes Neto, que apresentou a empresa  ao líder vietnamita. No Vietnã, a Embraer entregou cinco aeronaves E190 à Bamboo Airways.

Dirigindo-se ao PM Chính e à comitiva vietnamita durante a reunião de trabalho, Francisco Gomes Neto afirmou apreciar muito o potencial do mercado vietnamita, adequado às linhas de aeronaves disponíveis no Grupo Embraer, especialmente desenvolvidas para voos curtos e com número de passageiros administrável.

O CEO da Embraer expressou também o seu desejo de continuar a receber atenção e apoio do governo vietnamita no processo de procura de oportunidades de cooperação e expansão de mercados no Vietnã, afirmando que sua empresa está preparada para implantar serviços de manutenção e reparo de aeronaves (MRO) no país, além de fornecer soluções tecnológicas para a indústria aeronáutica, apoiar a previsão e prevenir riscos nas atividades de gestão de voo.

Primeiro-ministro Pham Minh Chinh em visita à Embraer (Foto: VGP/Nhat Bac)

Por sua vez, o PM Pham Minh Chinh disse que a indústria de aviação do Vietnã se desenvolveu muito rapidamente nos últimos tempos, juntamente com o ritmo do desenvolvimento socioeconômico, o aumento da procura de turismo e outras atividades, havendo muitas companhias aéreas operando no país.

O PM afirmou apreciar muito as aeronaves comerciais da Embraer pela sua segurança operacional e respeito ao meio ambiente, acreditando que as aeronaves comerciais de nova geração do Grupo podem ser uma solução para ajudar as companhias aéreas vietnamitas a desenvolver suas frotas e garantir eficiência operacional e segurança dos voos.

Expressando confiança no futuro mais aberto do comércio de aviação entre o Vietnã e o Brasil, o PM propôs que a Embraer expandisse a cooperação e os investimentos para desenvolver o ecossistema de negócios do Grupo no Vietnã.

Especificamente, o PM solicitou à Embraer que continuasse a contatar e discutir com as companhias aéreas vietnamitas para buscar oportunidades de cooperação, negócios, pesquisa e participação na prestação de serviços de manutenção e reparo de aeronaves.

O PM também solicitou à Embraer que participe na formação de recursos humanos para a indústria da aviação, forneça cursos de formação profissional de curto/longo prazo para funcionários da indústria de aviação vietnamita e apoie o Vietnã com soluções tecnológicas para ajudar a melhorar a capacidade de gestão no setor da aviação, aumentar a automação, apoiar a previsão e prevenir riscos nas atividades de gestão de voo.

Primeiro-ministro do Vietnã mostra interesse no Embraer C-390
Em 17 de novembro de 2024, ao receber José Serrador, Vice-presidente Global da Embraer, no Rio de Janeiro, o Primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, que estava Brasil para participar da Cúpula do G20, disse esperar que o Grupo Embraer vá ao Vietnã não apenas para trabalhar na área de aviação civil, mas também na de cooperação em campos militares.

"Devemos estar determinados a cooperar, não apenas na cooperação civil, mas também na defesa, como o avião de transporte C-390. Espero que o façam vir ao Vietnã para cooperar juntamente com empresas como Vietnã Airlines, Vietjet e parceiros militares e de defesa", disse o PM Pham Minh Chinh.

O Vice-presidente Global da Embraer expressou sua disposição em promover atividades de manutenção e treinamento para melhorar a capacidade do Vietnã no campo da aviação civil e expandir-se para novos campos. A Embraer também quer promover a cooperação com o Vietnã na área de comércio de defesa.

Vietnã quer ser um centro de trânsito aéreo do mundo com apoio da Embraer
Enfatizando que é essencial promover a cooperação aérea com grandes companhias aéreas como a Embraer, o Primeiro-ministro convidou o Grupo a pesquisar e consultar para ajudar a transformar o Vietnã em um centro de trânsito aéreo do mundo.

“O Oriente Médio tem uma localização geográfica que não é tão favorável como a do Vietnã, mas ainda assim se torna o centro de trânsito do mundo, por isso o Vietnã não tem razão para não o poder fazer”, disse o Primeiro-ministro.

Primeiro-ministro do Vietnã convidou a Embraer a pesquisar e prestar consultoria para ajudar o país a se tornar um centro mundial de trânsito aéreo, em 17/11/2024

Além disso, o PM também pediu à Embraer que desenvolvesse um centro de manutenção e reparos de aeronaves no Vietnã, bem como que elaborasse pesquisas para ajudar o Vietnã a construir um centro de treinamento de pilotos. O PM solicitou ainda que a Embraer continue promovendo relacionamentos com companhias aéreas vietnamitas e venha diretamente ao Vietnã para explorar oportunidades de cooperação, porque a aviação é uma ponte importante para promover as relações entre os dois países.

Encontro de negócios Brasil & Vietnã
No dia 17 de dezembro do ano passado, em Brasília, durante encontro de negócios entre Brasil e Vietnã, que contou com a participação de quase 50 delegados de ministérios, setores, corporações e empresas brasileiras, o embaixador vietnamita, Bui Van Nghi, afirmou que o Vietnã está disposto a criar condições favoráveis ​​para que empresas brasileiras invistam e cooperem em agricultura, alta tecnologia, energia renovável e logística.

Ele enfatizou a meta de elevar o comércio bilateral para 10 bilhões de dólares até 2025 e 15 bilhões de dólares até 2030. Nos primeiros 11 meses deste ano, o valor foi de 7,1 bilhões de dólares.

Pham Hong Trang, chefe do Escritório Comercial do Vietnã no Brasil, destacou o potencial de cooperação econômica entre os dois países, enfatizando que o Primeiro Ministro Pham Minh Chinh pediu o início das negociações sobre um acordo de livre comércio (ALC) entre o Vietnã e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), onde o Brasil desempenha um papel fundamental.

Espera-se que o ALC facilite o acesso de empresas de ambos os lados aos mercados uns dos outros, impulsionando assim as exportações e a cooperação econômica, acrescentou ela.

Marcelo Salum, chefe interino da Divisão de Promoção de Investimentos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, afirmou que elevar o relacionamento bilateral para uma parceria estratégica não apenas abre oportunidades mais fortes de cooperação em comércio e investimento, mas também impulsiona a parceria em defesa, aviação e outras áreas estratégicas.

Salum disse que representantes do Ministério da Defesa do Brasil e da fabricante de aeronaves Embraer participarão da Vietnam International Defence Expo 2024 em Hanói, acrescentando que o Brasil também está buscando ativamente oportunidades de cooperação com companhias aéreas vietnamitas, como a Vietnam Airlines e a Vietjet Air.

Verônica Prates, diretora de relações internacionais da Embraer, disse que a empresa deseja fortalecer a cooperação com o Vietnã, particularmente na introdução da aeronave C-390 Millennium para missões humanitárias, assistência em desastres e combate a incêndios.

Em relação à aviação civil, a Embraer espera contribuir para conectar regiões dentro do Vietnã, bem como entre o país do Sudeste Asiático e a região, promovendo assim o desenvolvimento econômico, turístico e comercial, disse Prates, observando que o Vietnã não é apenas um mercado importante, mas também tem potencial para se tornar um centro de aviação e aeroespacial na região.

Também estiveram presentes no evento representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de Brasília e de grandes empresas como Apex Brasil, JBS, MK Group e BI Commodities. 

Embraer na Exposição Internacional de Defesa do Vietnã 2024
De 19 a 22 de dezembro de 2024, a Embraer apresentou seu portfólio de aeronaves e soluções de defesa na Exposição Internacional de Defesa do Vietnã 2024. O portfólio inclui o C-390 Millennium, aeronave de transporte militar multimissão, e o A-29 Super Tucano, avião de ataque leve, reconhecimento e treinamento avançado. A participação reflete o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Vietnã.

Opção moderna, tecnológica e "politicamente correta" aos antigos Antonov AN-26
O tecnológico e moderno cargueiro multimissão C-390 Millennium pode ser a opção perfeita para substituir, com muitas vantagens, os 30 antigos e obsoletos aviões de transporte tático Antonov AN-26 da Força Aérea Popular do Vietnã.

É claro que a Lockheed Martin, com seu C-130J Super Hercules, também está no páreo e já há uma proposta feita. No entanto, as turbulentas relações comerciais do governo Trump com seus parceiros ao redor do mundo e, principalmente, as lembranças ainda muito vivas da Guerra do Vietnã, onde os Estados Unidos eram o grande inimigo, são obstáculos de porte às pretensões da empresa americana e podem favorecer a Embraer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque