Pesquisar este portal

17 janeiro, 2025

WEG e Elea Data Centers firmam parceria para aprimorar a infraestrutura de alto desempenho voltada à IA no Brasil


*LRCA Defense Consulting - 17/01/2025

A WEG acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Elea Data Centers, a plataforma de data centers sustentáveis com a maior distribuição geográfica do Brasil. A parceria envolve o fornecimento de transformadores que alimentarão o site de alta tensão de 50 MW da Elea em São Paulo. Este movimento faz parte da primeira fase de investimentos de US$ 300 milhões da Elea em seu projeto de data centers voltados à Inteligência Artificial (IA).

Fabricados nas instalações da WEG em Gravataí, no sul do Brasil, os transformadores serão entregues em meados de 2025. A parceria da WEG com a Elea, duas empresas de excelência estabelecidas no Brasil, é um exemplo do desenvolvimento do setor nacional de data centers. Como líderes inovadores em seus respectivos campos e pioneiras em tecnologia de ponta no país, as duas companhias formaram uma parceria estratégica voltada para promover o crescimento sustentável no mercado local.

Os transformadores de data center fornecem energia confiável e ininterrupta para equipamentos de IA de alta demanda, atendendo às necessidades específicas de cada site. Os equipamentos regulam a tensão, aumentando ou diminuindo conforme os requisitos energéticos, o que reduz perdas durante a distribuição e melhora a eficiência do sistema.

O que dizem as duas parceiras
“Como o único provedor de colocation com capital majoritariamente brasileiro, consideramos essencial adquirir transformadores brasileiros, apoiando assim a indústria nacional e fortalecendo o setor latino-americano”, diz Alessandro Lombardi, presidente da Elea Data Centers. O executivo destacou que a parceria entre a Elea e a WEG exemplifica a força da inovação brasileira no desenvolvimento de soluções de alta qualidade para projetos críticos de infraestrutura de IA. “A WEG se mostrou a parceira ideal para este projeto, graças ao seu histórico comprovado em iniciativas industriais de grande escala. Os transformadores da empresa, projetados com recursos avançados de eficiência, capacidade e sustentabilidade, irão fortalecer nossa infraestrutura de TI e estabelecer um novo padrão de confiabilidade e sustentabilidade para data centers”, afirma Alessandro.

“A IA já faz parte do nosso dia a dia: a infraestrutura elétrica por trás desses cenários deve ser a mais confiável possível, pois a continuidade do serviço é fundamental. A WEG tem uma enorme presença em sistemas de missão crítica. Nossos transformadores são projetados e fabricados com recursos de última geração para que possamos garantir a eficiência e a confiabilidade necessárias a essas aplicações. As exigências da Elea por equipamentos de alta qualidade, o apoio à indústria local e a preocupação com a quantidade de emissão de gases de efeito estufa levam a WEG a contribuir para um mundo mais inovador, sustentável e eficiente, dia após dia”, diz Carlos Diether Prinz, Diretor Geral Global da Unidade de Negócios de Transmissão e Distribuição da WEG.

Sobre a Elea Data Centers
Com sede no Rio de Janeiro, a Elea Data Centers é a plataforma pioneira de data centers no país, com a missão de acelerar uma economia digital sustentável na região. Abastecida por 100% de energia renovável, a Elea dispõe da maior capilaridade de infraestrutura de TI com nove data centers distribuídos em cinco das principais metrópoles do país. A companhia dispõe de capacidade e escala para acomodar as necessidades dos grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo. Suportada por instituições financeiras locais e globais, a Elea Data Centers conta com um portfólio alinhado às tendências tecnológicas de altas densidades computacionais e soluções de alta performance que vão da nuvem à Inteligência Artificial (IA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque