*LRCA Defense Consulting - 20/01/2025
Durante o processo de transferência de tecnologia do Programa Gripen Brasileiro, algumas empresas nacionais passaram a integrar a cadeia global da Saab, tornando-se fornecedoras para as encomendas feitas pela própria Suécia e por futuros operadores do Gripen E/F.
Este é o caso da AEL Sistemas, sediada em Porto Alegre (RS), que produz a tela WAD – Wide Area Display do caça.
O sistema, parte do cockpit de última geração do novo caça Gripen NG da Força Aérea Brasileira, é uma tela panorâmica de alta resolução que permite a apresentação de informações por toda sua extensão, com a capacidade de receber comandos de teclas multitarefa.
A WAD otimiza a apresentação de símbolos/imagens de alta resolução, e permite a operação por joystick (HOTAS) e/ou diretamente na tela (touchscreen). Aplicações de software são projetadas para aumentar a capacidade da aeronave através da fusão de dados, e aumentar a visão da arena de combate (alvos terrestres e aéreos), simplificando o processo de tomada de decisão do piloto e tornando a operação da aeronave mais eficiente.
Sobre a AEL Sistemas
A AEL Sistemas é uma EED (empresa estratégica de defesa) brasileira que há mais de 40 anos se dedica ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres. Atualmente, além do Gripen, a empresa participa do desenvolvimento de diversos Projetos Estratégicos das Forças Armadas do Brasil, como o C-390 Millennium, A-29 Super Tucano, Guarani e SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, além dos principais programas de Comando e Controle do Ministério da Defesa, como: Link-BR2, STERNA, SIC2MB, RDS Defesa.
Considerada um centro de excelência em tecnologia de defesa, desde 2001, a AEL Sistemas S.A. faz parte do grupo Elbit Systems, líder mundial no segmento de defesa.
A Embraer Defesa & Segurança detém 25% do capital da AEL Sistemas, participação adquirida em 2011, enquanto a Elbit detém 75%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).