*LRCA Defense Consulting - 01/01/2025
O portal Live Journal, uma mídia russa, especula que o cliente não revelado de dois Embraer C-390 Millennium seja o quase vizinho Uzbequistão, com o qual a Embraer teria anunciado “proximidade da celebração de um contrato” para a venda de duas aeronaves C-390 em maio de 2024.
Segundo o portal, o valor do contrato não foi divulgado oficialmente, mas a Embraer adicionou US$ 240 milhões à sua carteira de pedidos, que parece ser o preço do contrato.
Conforme publicou esta Consultoria em 05 de maio de 2024, o Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações - Cofig, uma entidade integrante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em sua 192ª Reunião Ordinária, realizada em 25 de abril de 2024, aprovou pedido de cobertura do Seguro de Crédito à Exportação (SCE), ao amparo do Fundo de Garantia à Exportação, de operações de exportação de aeronaves da Embraer destinadas aos Estados Unidos e ao Uzbequistão.
O uso do SCE, ferramenta gerida pelo MDIC, garante maior nível de segurança aos exportadores brasileiros, gera empregos, renda e fomenta o desenvolvimento tecnológico de nosso país.
Segundo publicou, na época, o jornalista Roberto Caiafa em seu perfil no X, seriam duas aeronaves militares multimissão C-390 Millennium para o Uzbequistão e até 30 aeronaves comerciais E175 para um cliente dos Estados Unidos.
Para além do C-390
Participaram do evento João Pedro Taborda, Vice-Presidente do Conglomerado Embraer, J. Choriev, Vice-Ministro dos Transportes, U. Azamov, Vice-Ministro da Cultura e Turismo, representantes de companhias aéreas e corpos diplomáticos atuantes no país e especialistas do setor.
Durante a mesa redonda, foram discutidas a apresentação da aeronave produzida pela Embraer e as perspectivas de cooperação mútua. Em particular, João Pedro Taborda observou que os setores de aviação e turismo estão se desenvolvendo rapidamente na região da Ásia Central, e novas companhias aéreas privadas estão surgindo no mercado de aviação. As aeronaves de curto e médio alcance fabricadas pela Embraer estão sendo vendidas às companhias aéreas que operam no país e a empresa está pronta para fornecer aeronaves de curta e média distância às companhias aéreas do Uzbequistão em condições favoráveis, acrescentou.
Ao final da mesa redonda, foi acordado trazer a aeronave E195-E2 para o país em junho deste ano, como parte do programa promocional especial implementado pela Embraer em todo o mundo, e organizar o evento "Asia Connect" para representantes de companhias aéreas e da indústria do turismo.
Em julho de 2023, o E195-E2 fez sua estreia no Uzbequistão com voos de demonstração durante dois dias. Os voos possibilitaram uma experiência com o design inovador e a eficiência operacional da família de aeronaves E2 para as autoridades governamentais, imprensa e representantes das companhias aéreas locais.
O evento foi acompanhado por representantes do governo do Uzbequistão, pela Embaixada do Brasil, imprensa e companhias aéreas da região, além de integrantes da comunidade local de aviação.
“Os voos de demonstração proporcionaram uma excelente oportunidade para apresentar a eficiência operacional, os baixos custos de manutenção e a versatilidade da família E2 em condições desafiadoras. Essas características demonstram a alta capacidade de operação da aeronave no mercado do Uzbequistão”, afirma Michal Nowak, Vice-Presidente de Vendas da Embraer Aviação Comercial na Europa e Ásia Central. “Estamos otimistas com as oportunidades que o mercado local nos apresenta”.
O evento foi organizado em parceria com Uzbekistan Airports e Uzbekistan Airways.
“Os jatos da Embraer tem comprovado seu sucesso no mercado global de aviação. Estamos satisfeitos com trabalho constante em melhorias para as aeronaves, focados em características importantes como eficiência de combustível e redução no nível de ruído. A aviação no Uzbequistão está em forte crescimento, com novas companhias aéreas e novas aeronaves entrando em operação. Isso tem dado um impulso para o turismo doméstico e internacional”, afirma Rano Jurayea, Presidente do Conselho do Uzbekistan Airports. “Nesse contexto, esse evento é muito importante para nós, pois possibilita um espaço para companhias aéreas conhecerem a aeronave, tirar dúvidas diretamente com a fabricante e participar do voo de demonstração”, completa.
“Versatilidade, confiabilidade e eficiência para operar em meio a um ambiente geográfico singular são fatores-chave a serem considerados na composição da nossa frota. Estamos gratos pela oportunidade de testar as capacidades do E195-E2 no Uzbequistão. Isso possibilitará uma decisão mais informada, que nos auxiliará no aperfeiçoamento dos nossos serviços e no desenvolvimento da nossa malha aérea”, disse Shukhrat Khudaykulov, CEO da Uzbekistan Airways.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).