Renderização de um C-390 nas cores da Força Aérea Sul-Africana |
*Defence Web, por Guy Martin - 07/01/2025
Representantes da Força Aérea Sul-Africana (SAAF) estavam entre uma delegação governamental de alto nível que recentemente visitou as instalações da Embraer no Brasil, incluindo as unidades de produção do C-390 Millenium e do A-29 Super Tucano.
Entre 7 e 8 de novembro, a Embraer recebeu a delegação, composta por representantes-chave da Denel e da Força Aérea Sul-Africana (SAAF). A delegação da SAAF foi liderada pelo Brigadeiro-General Carl Moatshe, Diretor de Transporte Aéreo e Sistemas Marítimos, enquanto os representantes da Denel foram Lindokuhle Justice Mpanza, Gerente Executivo de Engenharia e Aeronavegabilidade Continuada, e Mante Mahlogonolo Phakathi, Gerente Executivo responsável pela Manutenção e Atualizações da Base.
O objetivo da visita era que a Embraer mostrasse a expertise da empresa em tecnologia aeronáutica, design, montagem e suporte. A visita incluiu apresentações sobre a empresa, bem como tours pelas linhas de montagem de aeronaves comerciais e de defesa, como o avião de transporte C-390 Millennium e a aeronave de treinamento/ataque leve A-29 Super Tucano. Representantes da SAAF também exploraram instalações de treinamento, incluindo simuladores de voo.
“Esta excursão abrangente proporcionou uma oportunidade de construir relacionamentos fortes e explorar o potencial para estabelecer parcerias industriais”, disse a Embraer ao defenseWeb após a visita.
Forte interesse da SAAF no C-390
A Embraer exibiu recentemente a aeronave C-390 na exposição Africa Aerospace and Defence (AAD), realizada na Base Aérea de Waterkloof de 18 a 22 de setembro, apresentando a aeronave e suas capacidades ao presidente sul-africano Cyril Ramaphosa e à ministra da Defesa Angie Motshekga. A Embraer disse que a aeronave de transporte militar multimissão atende totalmente às necessidades da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF), bem como de outros departamentos governamentais.
“A SANDF demonstrou interesse no C-390 Millennium, à medida que avança nas etapas necessárias para a seleção da tão necessária capacidade de transporte estratégico para a SANDF”, disse a empresa após o AAD 2024.
A Embraer deu à África do Sul a oportunidade de avaliar a aeronave nos últimos dois anos, trazendo-a pela primeira vez para a África do Sul em novembro de 2023, quando foi avaliada pela SAAF, bem como por vários departamentos governamentais - a Embraer acredita que o C-390 é ideal para combate a incêndios, socorro em desastres, assistência humanitária e outras tarefas que a África do Sul precisa realizar.
Em abril de 2024, autoridades da Embraer se reuniram com o South African National Disaster Management Centre (NDMC) para explicar o uso da aeronave para missões como combate a incêndios e transporte aéreo humanitário. A África do Sul passou por vários desastres naturais nos últimos anos - incluindo incêndios e inundações - enquanto a SAAF precisa de aeronaves de transporte para apoiar suas obrigações de missão de paz internacional.
KC-390 na Base Aérea de Waterkloof em 2023 |
A Embraer disse que o C-390 poderia facilmente assumir missões para a Força de Defesa Nacional da África do Sul, o Departamento de Silvicultura, Pesca e Meio Ambiente, bem como o Departamento de Governança Cooperativa e Assuntos Tradicionais. Elas variam do transporte de carga, pessoal e veículos para operações de manutenção da paz a operações especiais, suporte humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, vigilância marítima, combate a incêndio, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.
“Esta aeronave é atualmente a mais moderna e de alto desempenho em sua categoria”, disse a Embraer, acrescentando que ela pode operar em aeródromos austeros para realizar uma ampla variedade de missões. Desde sua entrada em serviço na Força Aérea Brasileira em 2019, o C-390 realizou inúmeras missões de ajuda humanitária e evacuação médica, salvando milhares de vidas. Diariamente, o C-390 Millennium transporta soldados, pessoal, suprimentos e veículos civis e militares, uma capacidade altamente valorizada para missões de manutenção da paz e gerenciamento de desastres. Mais recentemente, o C-390 contribuiu para a proteção ambiental no Brasil ao combater incêndios florestais na região do Pantanal, despejando até 11 toneladas de água por passagem sobre os incêndios.
Esta aeronave de transporte tático é capaz de ser reabastecida em voo, permitindo que ela cubra longas distâncias a Mach 0,8 ou realize missões estendidas. Ela também pode realizar missões de reabastecimento ar-ar para outras aeronaves graças a pods especiais instalados em suas asas.
“É interessante notar que a África do Sul compartilha muitas similaridades com o Brasil, particularmente em termos de geografia e necessidades operacionais. Ambos os países têm vastos territórios com ambientes remotos e muitas vezes desafiadores, incluindo grandes áreas florestais e vários campos de aviação austeros”, disse a Embraer. “Além disso, ambas as nações contam com o jato de caça Saab JAS-39 Gripen projetado pela Suécia, que é capaz de reabastecimento ar-ar para a proteção de seu espaço aéreo nacional. Isso torna o C-390 Millennium uma escolha ainda mais relevante e prática para a Força Aérea Sul-Africana, oferecendo não apenas capacidades de ponta, mas também aprimorando a interoperabilidade com a Força Aérea Brasileira.”
“Além de sua versatilidade, confiabilidade e desempenho de alto nível, que o tornam a melhor aeronave em sua categoria, o C-390 também oferece custos operacionais e de manutenção muito atrativos. Essas qualidades explicam o crescente sucesso comercial desta aeronave comprovada em missões com vários clientes, incluindo Suécia, Coreia do Sul, Portugal, Brasil, Hungria, Áustria e Holanda para substituir suas aeronaves legadas”, concluiu a Embraer. A Eslováquia está em processo de aquisição de três C-390s.
Linha de produção do C-390 da Embraer |
O C-390 foi selecionado por muitas nações para substituir suas frotas de C-130 Hercules – o C-390 pode voar quase duas vezes mais rápido que o C-130 e carrega uma carga útil maior (26 toneladas versus cerca de 20 toneladas). Para a Força Aérea Sul-Africana, o C-390 permitiria um transporte mais rápido e eficiente de tropas e equipamentos para lugares como a República Democrática do Congo (RDC), onde a SANDF tem forças de paz destacadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).