Pesquisar este portal

31 janeiro, 2025

Sobre a Black Storm Military Industries, empresa que quer comprar a Avibras

Uma das duas imagens de tempestade que constam no site

*LRCA Defense Consulting - 01/02/2025

Segundo informações constantes no site do Ministério do Comércio Saudita, a empresa Black Storm Military Industries foi criada em 15/11/2023 com um capital social de apenas Sar 100,000.00, algo próximo a 26 mil dólares.

Conforme o seu site, está localizada na Olaya-Ibn Al-Muhtasib Street, 5087, em Riyadh, capital do Reino da Arábia Saudita (KSA). No entanto, ali e no Ministério do Comércio não constam informações sobre seus sócios, diretores ou responsáveis. Também não constam telefone ou e-mail de contato, apenas um formulário (no site).

A descrição das atividades comerciais da empresa no "CNPJ" de lá é "medição", ou seja, nada produz.

A URL https://blackstorm.com.sa/ apareceu pela primeira vez na Internet em 29/12/2024 e o copyright de seu site é de 2025.

No "Sobre" da empresa, consta o abaixo:

Bem-vindo à BLACK STORM – Seu parceiro de confiança em soluções defensivas, ambientais, energéticas e industriais!
"Estamos comprometidos em avançar a tecnologia e criar soluções que atendam às necessidades em evolução de aplicações defensivas, ambientais, energéticas e industriais. Nossas iniciativas de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (P&D) são centrais para nossa missão de fornecer soluções sustentáveis ​​de ponta em todos esses setores críticos. Por meio da inovação contínua, pretendemos expandir os limites do que é possível, garantindo que nossas soluções estejam sempre na vanguarda dos avanços da indústria.


O site é bastante simples, pouco informativo e parece ter sido feito às pressas e/ou por alguém com pouca expertise.

As fontes desta Consultoria na Arábia Saudita desconhecem completamente a empresa. Como hoje e amanhã é final de semana por lá, talvez no domingo possam ser obtidas maiores informações.

Salvo a existência de dados que ainda não sejam conhecidos, a análise daqueles que são públicos e das demais informações disponíveis (ou da ausência delas), parece indicar que a empresa Black Storm Military Industries é apenas uma "agente" de uma outra entidade que, realmente, estaria por trás do negócio.

Frente a tais considerações, duas questões nos parecem de extrema relevância:
1. Quem, de fato, está comprando a Avibras?
2. Embora no comunicado conste que "esta parceria visa manter as instalações de fabricação da Avibras no Brasil, retomando as operações o mais rápido possível e garantindo o cumprimento das obrigações da empresa com o governo brasileiro e demais clientes, seus credores e, especialmente, os colaboradores da Avibras", serão estas, realmente, (todas) as intenções do comprador?

 

Avibras e empresa saudita Black Storm estão em negociações avançadas e próximas de um acordo


*LRCA Defense Consulting - 31/01/2025

A Avibras Indústria Aeroespacial e a empresa saudita Black Storm Military Industries comunicaram hoje que vêm mantendo tratativas avançadas para viabilizar um potencial investimento que visa a recuperação econômico-financeira da Avibras.

Segundo as empresas, esta parceria visa manter as instalações de fabricação da Avibras no Brasil, retomando as operações o mais rápido possível e garantindo o cumprimento das obrigações da empresa com o governo brasileiro e demais clientes, seus credores e, especialmente, os colaboradores da Avibras.

Por fim, Avibras e Black Storm informaram que ambas as empresas estão comprometidas e trabalhando diligentemente para finalizar os termos e condições específicos do investimento e manterão o mercado informado. 

Interessante é que, em uma busca preliminar por "Black Storm Military Industries" nada foi encontrado na Internet...

A pergunta que não quer calar é: agora vai?

WEG amplia fábrica no México para fortalecer atuação no mercado local


*LRCA Defense Consulting - 31/01/2025

No último dia 28 de janeiro a WEG inaugurou a expansão de sua fábrica de produtos de Automação em Atotonilco de Tula, México. Com aproximadamente 4,9 mil metros quadrados de área construída , a estrutura representa a expansão da fábrica existente, que antes operava em um prédio compartilhado e agora conta com um espaço dedicado, garantindo mais eficiência e capacidade produtiva para atender à crescente demanda do mercado local.

A fábrica se consolida como um centro de competência e expertise, abrigando áreas de produção, engenharia, projetos de painéis e um espaço de treinamento para clientes e profissionais.

A unidade conta com alta tecnologia, incluindo robôs colaborativos e sistemas de visão artificial, que garantem maior eficiência e precisão nos processos produtivos. Com uma capacidade robusta de fabricação de painéis elétricos, a fábrica segue o WEG Manufacturing System para otimizar recursos e garantir a qualidade.

Além disso, a estrutura dispõe de um espaço completo para treinamentos, um showroom para exposição de produtos e uma estação de recarga para veículos elétricos, reforçando o compromisso da WEG com inovação e sustentabilidade.

Em compromisso com a sustentabilidade, a planta conta com um sistema de geração de energia solar, capaz de suprir parte significativa de sua demanda energética. A energia gerada é monitorada por tecnologias próprias, como os sistemas WEGScan e WEG Energy, que garantem uma gestão eficiente dos recursos e auxiliam na otimização do consumo.

Com essa ampliação, a WEG reforça seu compromisso com inovação, excelência e o fortalecimento de sua presença no setor industrial.

 

30 janeiro, 2025

Taurus celebra um marco importante em sua unidade nos Estados Unidos


*LRCA Defense Consulting - 30/01/2025

Neste mês de janeiro, a Taurus celebrou um marco importante: o Go-Live das soluções SAP S/4HANA, EWM e da Suite CX (Commerce, Sales e Service) em sua unidade nos Estados Unidos.

Essa ativação é o resultado de um projeto robusto que envolveu todas as áreas da empresa – Financeiro, Produção, Marketing, Vendas e Logística. Foram 11 meses de intenso trabalho e colaboração, onde mais de 60 profissionais, incluindo consultores e key users do Brasil e dos Estados Unidos, uniram esforços para tornar essa iniciativa em realidade.

O projeto foi conduzido pelos gestores Leandro Godoy, Gerente de TI da Taurus no Brasil, e Carlos Vasquez, Gerente de TI da Taurus USA, que lideraram com excelência as equipes multidisciplinares.

A implementação dessas soluções consiste em mais um passo estratégico, permitindo maior integração, otimização operacional e fortalecimento da gestão, para atender ao mercado global com agilidade e competitividade. Os sistemas estão operando plenamente, com diversas transações já realizadas com sucesso.

Com ferramentas avançadas, abrangendo desde o planejamento financeiro até o relacionamento com clientes, a Taurus está mais preparada do que nunca para operar de forma conectada e orientada a resultados.
 

Acrux Aerospace Technologies revela avanços na propulsão de foguetes: rumo ao espaço com tecnologia 100% brasileira


*LRCA Defense Consulting - 30/01/2025

Na última semana, a Acrux Aerospace Technologies recebeu a Ministra de Estado Luciana Santos (MCTI), o Governador Carlos Brandão (MA), o Secretário de Estado José Reinaldo Tavares, o Assessor da Direção da FINEP Ronaldo Carmona, o Reitor da UFMA Fernando Carvalho, o Diretor do Setor de Lançadores da AKAER Wilson Toyama e a Coordenadora da AEB-Alcântara Danielle de Andrade em suas instalações.

O objetivo da visita foi testemunhar uma demonstração de mais um teste do propelente compósito nacional da empresa, crucial para os estágios iniciais do Veículo Lançador de Pequeno Porte VLN-AKR.

Este propelente representa um desafio significativo em termos de formulação, e cada campanha de testes aproxima a empresa da solução ideal.

Confira o vídeo onde Oswaldo L. Junior, CEO & Co-Founder da Acrux Aerospace Technologies, explica o teste de propelente APCP (propelente composto de perclorato de amônio) aos visitantes:


Sobre o Veículo Lançador de Pequeno Porte VLN-AKR

O Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), que está em desenvolvimento na Akaer, denominado de VLN-AKR, atualmente está na fase de definição da configuração preliminar para verificar a capacidade de satelitizar nano e microssatélites.

O protótipo do futuro veículo deverá ter capacidade para lançamento de, no mínimo, cinco quilos de carga-útil na órbita equatorial, com a realização das operações de lançamento a partir do território brasileiro, no centro de lançamento de Alcântara, onde também serão realizados todos os testes de voo.

O VLN-AKR é fruto de uma colaboração entre ‌Akaer, Acrux Aerospace Technologies, Brengtech e EMSISTI, com financiamento e apoio da FINEP. Esse projeto brasileiro apresenta algumas características com tecnologias avançadas como:
- Motores leves de materiais compostos, garantindo maior eficiência.
- Controle vetorial de empuxo para máxima precisão.
- Arquitetura eletrônica compacta, reduzindo peso e volume.

A previsão é que o primeiro lançamento do VLN AKR ocorra no primeiro semestre de 2027. Com isso, o Brasil busca se unir ao seleto grupo de apenas 13 países no mundo capazes de realizar lançamentos orbitais de forma independente.

Sobre a Acrux Aerospace Technologies
A Acrux Aerospace Technologies é uma empresa muito inovadora, fundada em 2008 na incubadora aeroespacial brasileira, idealizada primeiramente para resolver problemas no setor aeroespacial. Sua expertise lhe permitiu trabalhar em dezenas de projetos muito desafiadores, desde pequenos foguetes, balões estratosféricos e painéis solares personalizados até drones de fibra de carbono. Durante esse período de aprendizado e maturação, a empresa teve muitas oportunidades excelentes de desenvolver atividades sociais no campo educacional, para motivar e inspirar a nova geração a seguir em frente.

A equipe tem 10 anos de experiência em design, fabricação e integração de UAVs personalizados, pequenos foguetes de sondagem e, mais recentemente, estruturas avançadas compostas para microssatélites. A maioria desses projetos é baseada em B2B. Com base nessa perspectiva, a Acrux tem um amplo e diversificado portfólio de clientes e parceiros.

O Departamento Aeroespacial foi o primeiro da empresa e continua sendo o núcleo da sua equipe, dedicado essencialmente ao desenvolvimento de componentes de foguetes, desde Foguetes de Sondagem até Veículos de Lançamento. Alguns meses após o início da empresa, já começaram a ser executadas atividades no desenvolvimento de UAVs como um mercado complementar, a maioria com base em soluções próprias para foguetes em fase de desenvolvimento.
 

Modirum | Gespi revela o SISU AI - o futuro do enxame autônomo de drones


*LRCA Defense Consulting - 30/01/2025

No atual campo de batalha em rápida evolução, onde a tecnologia impulsiona o ritmo da mudança, a Modirum | Gespi está remodelando a defesa com o SISU AI, um sistema de sistemas de última geração, orientado por IA, projetado para revolucionar as operações autônomas de UAV. Representando um Novo Estilo de Defesa, o SISU AI integra perfeitamente software e hardware avançados em terra, mar e ar, oferecendo capacidades inigualáveis ​​para a defesa moderna.

Uma nova visão para a tecnologia de defesa
À medida que os conflitos mudam para operações centradas em rede, o futuro da defesa está na fusão inteligente de capacidades tradicionais com tecnologias de ponta. Essa mudança requer adaptabilidade, velocidade e inovação, que estão no cerne da estratégia da Modirum Gespi.

Ao combinar sistemas alimentados por IA, drones autônomos e tecnologias de integração de última geração, a Modirum | Gespi oferece uma abordagem equilibrada para dissuadir e defender contra ameaças emergentes. Com seus recursos avançados, a SISU AI define um novo padrão para a excelência em defesa moderna.

SISU AI : Inteligência Autônoma para o Campo de Batalha Moderno
No coração do SISU AI está o Locust Swarm, um sistema de software agnóstico de UAV, baseado em IA, que permite que os UAVs operem como unidades coordenadas. Este sistema executa missões de forma autônoma – mesmo em ambientes com GNSS negado. Seu design modular integra plataformas de UAV, sensores avançados e munição para dar suporte a missões críticas, incluindo:

  • ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento): identificar e reportar alvos de interesse.
  • Ataque de precisão: neutralizar alvos de alto valor com precisão milimétrica.
  • Avaliação de danos de batalha (BDA): confirmar o sucesso da missão por meio de análise de vídeo em tempo real.

O SISU AI oferece uma interface web intuitiva. Essa interface facilita o planejamento, o controle e a execução da missão, preenchendo a lacuna entre operadores humanos e a IA para uma tomada de decisão ideal. Mesmo em ambientes contestados, o SISU AI garante a continuidade e a eficácia da missão ao fazer a transição para o modo de navegação negada por GNSS.


Moldando o futuro da defesa
SISU AI incorpora a integração inteligente de capacidades de defesa tradicionais e tecnologias de próxima geração, garantindo excelência operacional em todos os domínios — terrestre, marítimo, aéreo e digital. Essa abordagem orientada à inovação e centrada na rede posiciona a Modirum | Gespi na vanguarda da defesa moderna.

A empresa convida governos, parceiros de defesa e líderes da indústria a colaborar na redefinição do sucesso da missão. Segundo ela, "Juntos, vamos moldar o futuro da defesa, entregando soluções resilientes, adaptáveis ​​e superiores para enfrentar os desafios do século XXI".

29 janeiro, 2025

Embraer C-390 será exibido na AeroIndia 2025: saiba mais sobre seus recursos revolucionários


*Jetline Marvel, por Sana Khan - 29/01/2025

A contagem regressiva para a AeroIndia 2025 começou oficialmente, e um dos destaques mais esperados é o Embraer C-390, que será exibido neste prestigiado show aéreo. O evento acontecerá de 10 a 14 de fevereiro na Base da Força Aérea de Yelahanka, em Bengaluru.

Em 2023, a AeroIndia teve a oportunidade de testemunhar a impressionante aeronave C-390, uma plataforma de transporte militar versátil que também fez sucesso no Farnborough Airshow 2024.

E também durante o Farnborough Airshow 2024, a Embraer nos convidou para uma experiência em primeira mão do C-390.

Esta aeronave de última geração nos impressionou com seu desempenho suave, interior espaçoso e design moderno, em evento liderado pelo Presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, e pelo Chefe de Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior.

A aeronave está atualmente em serviço nas Forças Aéreas Brasileira, Portuguesa e Argentina (correção: Húngara), cumprindo seu papel como uma plataforma de transporte aéreo confiável para pessoal e equipamentos militares.

Versatilidade do C-390
O C-390 é projetado para uma série de tarefas militares, desde o transporte de pessoal e carga até o reabastecimento de outras aeronaves no ar. Seu compartimento de carga é espaçoso o suficiente para transportar veículos militares, equipamentos grandes e tropas.

O interior foi construído para eficiência operacional, apresentando diferentes arranjos de assentos para passageiros, bem como áreas de carga robustas e um computador loadmaster (mestre de carga) para garantir operações tranquilas.

Um dos desenvolvimentos mais interessantes é a proposta da Embraer de transformar o C-390 em uma nave-mãe de drones.

Essa transformação permitiria que a aeronave lançasse e controlasse enxames de veículos aéreos não tripulados (VANTs) para vigilância, reconhecimento e ataques de precisão, revolucionando a guerra moderna.

O KC-390 é equipado com dois motores turbofan International Aero Engines V2500-E5 e tem um peso máximo de decolagem de 81.500 kg (179.700 libras).

Ele pode transportar até 26 toneladas métricas (57.000 libras) de carga, ou até 80 tropas totalmente equipadas, e tem um alcance de até 2.730 milhas náuticas (5.056 quilômetros) com carga útil completa.

O futuro da Embraer na Índia: fortalecendo laços com a defesa indiana

A Embraer está tomando medidas significativas para expandir sua presença no setor de defesa indiano. Além de exibir o C-390, a empresa brasileira está em negociações com os grupos Tata e Mahindra da Índia para potenciais parcerias de fabricação de aeronaves (atualização: a Embraer já estabeleceu parceria com o Grupo Mahindra).

À medida que a Embraer pretende aumentar sua presença na Índia, a crescente demanda do país por aeronaves de defesa regionais e multifuncionais oferece uma grande oportunidade.

Os analistas de defesa da Índia estão particularmente entusiasmados com o potencial do C-390 Millennium para atender às necessidades da Força Aérea Indiana (IAF) por aeronaves de transporte de alto desempenho e baixo custo.

A colaboração da Embraer com a IAF remonta à implantação bem-sucedida de sua plataforma ERJ145 para o sistema de alerta e controle aéreo antecipado (AEW&C) Netra.

Uma parceria crescente: helicópteros e drones
Junto com aeronaves, o Brasil está explorando oportunidades para adquirir helicópteros e drones feitos na Índia. Esse movimento se alinha com o objetivo do Brasil de expandir suas capacidades de defesa, particularmente em papéis como operações na Amazônia e socorro em desastres.

O foco da Embraer nessas soluções de defesa as posiciona bem para atender às crescentes demandas da defesa indiana.

Horuseye Tech e Concert Technologies desenvolvem o sistema de navegação do Foguete Microlançador Brasileiro – MLBR

 

*LRCA Defense Consulting - 29/01/2025

Um dos principais equipamentos de controle de um foguete é o seu sistema de navegação. Ele determina, com precisão, a velocidade, a atitude e a posição do veículo durante o seu trajeto até o espaço, a fim de garantir a correta trajetória ao longo do voo. Essa precisão é fundamental para que os satélites sejam liberados em um ponto ideal da órbita terrestre.

O equipamento é constituído de sensores inerciais de tecnologia MEMS, de eletrônica de processamento associada, de um receptor GNSS espacial e de um computador de navegação, que implementa os softwares de navegação inercial e de fusão com os dados do receptor GNSS.

No Foguete Microlançador Brasileiro - MLBR, o desenvolvimento deste sistema ficou a cargo da empresa norte-americana Concert Technologies, que o desenvolve junto com a brasileira Horuseye Tech Engenharia de Sistemas, uma parceira estratégica do projeto. As empresas têm submetido a plataforma a extensivos testes de laboratório e a simulações dinâmicas, visando a aquisição de dados para avaliação em ambiente de voo real.

O sistema segue a tendência de todos os lançadores de satélites modernos em desenvolvimento, de trocar o uso de sensores inerciais de alta precisão e custo pela técnica de fusão das informações de sensores de média precisão, com as informações de receptores GNSS apropriados para uso em lançadores.

Essa complementaridade entre sensores inerciais e receptores GNSS já tem sido extensivamente usada em aplicações como aviões, drones e veículos terrestres. No entanto, o domínio das tecnologias e técnicas associadas é restrita a poucos países, sendo de grande importância estratégica para o Brasil.

Sobre a Horuseye Tech Engenharia de Sistemas
A Horuseye Tech é uma empresa brasileira localizada no Parque Tecnológico da UNIVAP, em São José dos Campos (SP).

A empresa opera no desenvolvimento de tecnologias para aplicações em Sistemas de Navegação Inercial-GNSS e subsistemas para CUBESAT, e aplicações em IoT e drones.



WEG fornece nobreaks para garantir operação ininterrupta em rede de supermercados do Piauí


*LRCA Defense Consulting - 29/01/2025

A WEG forneceu nobreaks modelos Thor e Corporate para a RMC Comércio de Alimentos LTDA, uma importante rede de supermercados com 29 unidades no Piauí. Os nobreaks foram instalados em pontos estratégicos das operações da rede, assegurando a alimentação ininterrupta e a proteção de sistemas críticos, como servidores de TI, monitoramento por imagem, processamento de pagamentos e operações logísticas, mesmo em casos de oscilações ou quedas de energia.

A WEG oferece uma linha completa de soluções para energia crítica, com nobreaks que garantem alimentação ininterrupta de sistemas de potência, variando de 600VA a 1,2MVA, atendendo desde aplicações residenciais até instalações industriais complexas. Além disso, conta com baterias para armazenamento de energia e retificadores para alimentação de sistemas em corrente contínua.

Entre a ampla gama de soluções, o grupo RMC escolheu a linha Thor por sua elevada robustez, que permite a manutenção tanto da unidade de controle quanto das baterias enquanto o produto opera em regime nominal. A linha Corporate foi selecionada pela sua grande versatilidade na comunicação com sistemas supervisórios.

Os produtos garantem o funcionamento contínuo dos sistemas essenciais à operação dos supermercados, evitando paralisações que possam comprometer o atendimento ao cliente e a logística interna. Com armazenamento de energia em baterias, os nobreaks da WEG oferecem uma solução robusta e redundante, assegurando a proteção das operações e a confiabilidade dos sistemas essenciais.

Para a RMC, esse fornecimento representa uma importante medida de segurança para manter a operação eficiente e contínua. A rede de supermercados, com 29 unidades, agora conta com maior proteção contra interrupções no fornecimento de energia, assegurando que seus sistemas de cobrança, TI e monitoramento permaneçam ativos durante oscilações elétricas.

Esse fornecimento reforça o compromisso da WEG em oferecer soluções de alta performance, confiabilidade e sustentabilidade. Com uma ampla rede de assistência técnica e uma abordagem voltada para o desenvolvimento de soluções personalizadas, a WEG garante que seus clientes tenham operações seguras e contínuas, do início ao fim do processo produtivo.

28 janeiro, 2025

Nasce a Sonda Aerospace: um avanço para o setor espacial brasileiro


*LRCA Defense Consulting - 28/01/2025

Está sendo lançada a Sonda Aerospace, uma joint venture formada pelas empresas Legado Usinagem Ltda, Orbital Engenharia S. A. e PLASTFLOW.

Essa união estratégica reúne décadas de experiência e inovação de três empresas consagradas no mercado espacial, responsáveis por inúmeros projetos de grande relevância no desenvolvimento de tecnologias para o setor aeroespacial brasileiro.

Juntas, as três empresas produzem 99% dos componentes mecânicos, compósitos e eletrônicos do foguete VSB30

Renato Duarte, da Legado Usinagem; Marcus L. Pontarolli, da PASTFLOW; Célio Costa Vaz, da Orbital Engenharia

A Sonda Aerospace nasce com o propósito de desenvolver foguetes suborbitais com capacidade de transportar cargas úteis compostas por experimentos científicos, tecnológicos e realizar operações de lançamentos.

A empresa almeja contribuir de forma sustentável para atender à crescente demanda global de missões suborbitais, tornando-se uma referência no setor.

A Sonda Aerospace está pronta para inovar, construir e transformar o futuro do setor espacial, reafirmando o compromisso de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do Brasil.

Logotipo inspirado nas cores das três empresas fundadoras


27 janeiro, 2025

Brasil (Embraer) é o convidado de honra na Feira Aeroespacial Mexicana (FAMEX)

Oportunidade deverá ser aproveitada pela Embraer para reforçar a oferta ou até concretizar a venda das aeronaves militares C-390 Millennium e/ou A-29 Super Tucano para a Força Aérea Mexicana.


*Maya Communication - Agência Mexicana de Fotojornalismo e Informação -  27/01/2025

A Feira Aeroespacial Mexicana (FAMEX), um dos mais importantes eventos da área aeroespacial da América Latina, está prestes a comemorar sua décima edição com uma série de exposições e atividades que prometem cativar os fãs da aviação. 

Organizada pela Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA) e pela Força Aérea Mexicana, a FAMEX acontecerá de 23 a 26 de abril de 2025, na Base Aérea Militar No.1, localizada próxima ao Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA).

Brasil como convidado de honra
Este ano, a FAMEX terá como país convidado especial o Brasil, nação com uma indústria aeroespacial avançada que contribuirá com sua experiência e tecnologia para o evento. No último dia da feira, 26 de abril, será apresentado o esquadrão acrobático “Fumaça” da Força Aérea Brasileira (FAB), que está equipado com aeronaves Embraer A-29 Super Tucano. Além disso, o Brasil apresentará sua aeronave polivalente de última geração, o Embraer KC-390.

A participação do Brasil será uma oportunidade única para aprender mais sobre seu desenvolvimento tecnológico e capacidades na área aeroespacial e de defesa.

Aeronaves em destaque na edição 2025 da FAMEX
Nesta ocasião, o evento tem um significado especial, pois celebra o décimo aniversário da FAMEX, os 110 anos da Força Aérea Mexicana e o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Para comemorar esses marcos históricos, a exposição contará com aeronaves icônicas que fizeram parte desses momentos cruciais.

Entre os modelos mais notáveis ​​que estarão presentes estão:

- Equipe de Demonstração F-35A Lightning II: este avião de combate da Força Aérea dos Estados Unidos realizará manobras aéreas que demonstrarão sua super manobrabilidade. Serão vistas manobras complexas, como giro de raio mínimo e passagem pela porta do compartimento de armas.

- KC-135 Demo Team: desenvolvido no final da década de 1950, esta aeronave de reabastecimento aéreo será uma das principais atrações do show, destacando-se pelas asas e cauda estreitas e pelo sistema de propulsão quadrimotor montado sob as asas.

- Bombardeiro B-52H: bombardeiro estratégico subsônico de longo alcance que está em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos desde 1955, conhecido por sua confiabilidade e potência em missões de longo alcance.

Além dessas renomadas aeronaves, também estarão em exposição aeronaves das principais companhias aéreas do México, da Marinha Mexicana, da Guarda Nacional, de diversas empresas governamentais, operadoras privadas e construtoras.

FAMEX 2025: um evento chave para a indústria aeroespacial global
A FAMEX tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e tecnológico do setor aeroespacial, promovendo tanto a indústria aeronáutica como a militar e civil, tanto no México como no estrangeiro. No evento serão realizadas exposições de aeronaves, conferências, seminários e mesas de negócios que procurarão criar sinergias entre empresas, promover intercâmbios tecnológicos e reforçar as capacidades da indústria em áreas-chave como a fabricação aeronáutica e os serviços de defesa.

“Tenho certeza de que a FAMEX contribui para criar a sinergia que a indústria aeroespacial no México e no resto do mundo exige para continuar se desenvolvendo de forma sustentável para as pessoas, as empresas e a sociedade em geral”, comentou o General Disraeli Gómez Herrera, Diretor da FAMEX.

Com aeronaves de última geração, a participação do Brasil e uma série de atividades destinadas a fortalecer a cooperação internacional na indústria aeroespacial, a FAMEX 2025 promete ser um dos eventos mais importantes do ano. Para os fãs e profissionais do setor, esta feira é uma excelente oportunidade para explorar novas possibilidades de negócios, conhecer as últimas novidades e celebrar a história da aviação.

Saiba mais:
- Brasil trabalha para colocar o Embraer C-390 no México

- Embraer: México também está se aproximando do C-390

- Embraer assina MoU com a Federação da Indústria Aeroespacial do México

- CEO da Embraer no México: "vemos enormes oportunidades na aviação civil e na área de defesa"

- Embraer e WEG estarão no Fórum México-Brasil, que terá participação dos presidentes dos dois países e mais de 300 empresários

- A-29 Super Tucano, uma opção para o México?

- Embraer demonstra o C-390 para a Força Aérea Mexicana em mercado de 8 a 10 aeronaves

- Embraer e FAMEX firmam MoU para colaborar em oportunidades de desenvolvimento na indústria aeroespacial mexicana

ITA Rocket Design e ITAEx, com apoio do CENIC e BIZÚ Space, concretizam marco histórico para o setor espacial brasileiro


*LRCA Defense Consulting - 27/01/2025

A iniciativa acadêmica ITA Rocket Design, em parceria com a ITAEx, alcançou um marco histórico ao realizar a queima do primeiro motor sólido envelopado em fibra de carbono desenvolvido por uma universidade na América Latina!

Dentro do conhecimento atual da equipe, este pode também ser o primeiro motor universitário dessa categoria no hemisfério sul, destacando ainda mais a relevância da conquista.

Essa realização abre portas para novas possibilidades, consolida o Brasil como um player relevante no setor espacial e demonstra o potencial da Engenharia e da inovação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.

Fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento da ITA Rocket Design, esse feito contou com o apoio da ITAEx e de parceiros iteanos estratégicos como CENIC - Laboratório de Ensaios Especiais e BIZU Space.

Sobre a ITA Rocket Design
A ITA Rocket Design é uma iniciativa de foguetemodelismo criada e administrada por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desde 2011. A entidade é responsável pelo projeto, construção e transporte de foguetes para participar de competições nacionais e internacionais, como a IREC, o Festival de Minifoguetes de Curitiba, a COBRUF beta e a LASC (Latin America Space Challenge).

Equipe reconhecida pela excelência técnica, durante os ainda poucos anos de iniciativa, já acumulou prêmios importantes na IREC, como o 2º lugar geral em 2015, prêmios de excelência técnica em 2011 e 2013, e medalhas sobre a excelência dos seus processos de segurança durante as operações em 2019. Ainda no escopo de prêmios, foi campeã geral da COBRUF beta em 2015, e também campeã da categoria computacional em 2017. Para o futuro, pretende expandir o projeto, melhorando o seu modelo de foguete (atualmente o RD-X), com destaque para a recente criação do subsistema de controle e ampliação da área de pesquisa e desenvolvimento, com apoio de outras instituições parceiras.

Dentre os seus principais valores, destacam-se a excelência, comprometimento da equipe, proatividade de todos os membros, valorização da segurança da equipe, trabalho em equipe e, como se espera de alunos do ITA, a disciplina consciente, agindo de maneira transparente, honesta e respeitosa.

Sobre o Laboratório CENIC
O Laboratório CENIC, localizado em São Carlos-SP, foi criado em 2007 por uma equipe de engenheiros com mais de dez anos de experiência em ensaios mecânicos estáticos e de fadiga.

Conta com máquinas de fadiga servo-hidráulicas, máquina universal de ensaios, equipamento de ensaio de torção, equipamento de ensaio de fretting corrosion. Possui Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. O Laboratório CENIC é acreditado pelo INMETRO sob o número CRL 0454 (visite nosso site para a visualização do escopo).

O Laboratório CENIC realiza ensaios mecânicos através de normas técnicas nacionais e internacionais e procedimentos técnicos sob demanda. Além de ensaios em corpos-de-prova normalizados, o Laboratório CENIC possui estrutura para confecção de dispositivos que viabilizam a realização de ensaios mecânicos em componentes individuais e sistemas multicomponentes e produtos acabados.

A infraestrutura e a equipe técnica especializada do Laboratório CENIC possibilitam sua atuação em diversos setores industriais. 

Sobre a BIZÚ Space
A BIZU Space é uma empresa aeroespacial brasileira dedicada a acelerar a exploração espacial com o desenvolvimento de tecnologias de foguetes, tendo conquistado o selo de Empresa Estratégica de Defesa.

Criada em 2020 como um spin-off da equipe ITA Rocket Design do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), sua jornada começou com um grupo de entusiastas colaborando em projetos de foguetes como um hobby. A empresa foi oficialmente incorporada em 2022.

Em dezembro de 2023, a BIZÚ Space ganhou tração significativa ao garantir dois contratos para apoiar o desenvolvimento do programa MLBR (Microlançador Brasileiro). O programa MLBR tem como objetivo realizar um sonho brasileiro de 1979, que é lançar um satélite brasileiro a partir de solo nacional em um foguete feito por brasileiros.



Míssil brasileiro antinavio MANSUP está pronto para defesa costeira, um marco significativo para a segurança nacional


*LRCA Defense Consulting - 27/01/2025

Em dezembro de 2024, o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil lançou pela primeira vez, em colaboração com a SIATT, o míssil MANSUP de uma plataforma terrestre.

Após este evento sem precedentes, a SIATT anuncia que o míssil antinavio MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície) está oficialmente pronto para ser integrado e utilizado em operações de defesa costeira. Esse avanço representa um marco significativo para a segurança nacional, ampliando a capacidade de defesa da costa brasileira.

O Míssil MANSUP é um sistema de armas de alta precisão desenvolvido para garantir a proteção das águas territoriais brasileiras. Projetado para neutralizar navios de combate que representam uma ameaça à soberania marítima, o MANSUP é um míssil que atualmente pode ser lançado de plataformas terrestres ou navais.

A grande vantagem de integrar o míssil MANSUP ao lançador do sistema de foguetes de artilharia para saturação de área é que os usuários do sistema poderão expandir sua capacidade de atingir alvos no mar com altíssima precisão.


Paulo Salvador, Diretor da SIATT, disse: “Esta integração oferece uma solução mais completa e robusta para proteção costeira e dissuasão de ameaças. Ele pode ser oferecido internacionalmente usando o MANSUP como vetor.”

Robson Duarte, sócio-gerente da SIATT, destacou: “Com o Míssil MANSUP, o Brasil fortalece sua capacidade de proteção de sua zona costeira, principalmente em regiões de grande importância econômica e estratégica. Este sistema de defesa pode ser integrado com outras plataformas, como sistemas de radar e unidades navais. No caso do Brasil, ele poderá receber informações do SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul) para lançar o míssil.”

O míssil MANSUP está pronto para operações de defesa costeira e litorânea, marcando um novo patamar na segurança nacional. A expectativa é que ele seja rapidamente integrado às Forças Armadas brasileiras, contribuindo para a segurança da navegação e das fronteiras marítimas.

Sobre a SIATT
A SIATT é uma empresa brasileira de Defesa Estratégica, especializada no desenvolvimento e produção de sistemas complexos de defesa. Atualmente, é responsável por vários programas estratégicos, como os mísseis antinavio MANSUP e MANSUP-ER, o míssil antitanque MAX 1.2 AC e o Sistema de Monitoramento do Atlântico Azul (SisGAAz).

Com crédito de R$ 2,1 bi do BNDES, Embraer exportará 16 aviões para os EUA


*LRCA Defense Consulting - 27/01/2025

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 2,1 bilhões para a Embraer exportar 16 de aeronaves do modelo E-175 para a empresa aérea norte-americana Republic Airways, que atua exclusivamente com aeronaves da fabricante brasileira.

O financiamento ocorre por meio do BNDES Exim Pós-Embarque e cobrirá uma parcela do investimento total da companhia aérea. As aeronaves serão entregues pela Embraer ao longo de 2025 e a Republic (importadora) assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nessa moeda para o Brasil.

A Republic Airways é uma das maiores linhas aéreas regionais nos EUA. A empresa opera uma frota de mais de 200 Embraer E-170 e E-175 e oferece serviço regular para passageiros com 900 voos diários em mais de 80 cidades nos EUA e no Canadá, sob as marcas American Eagle, Delta Connection e United Express.

“O histórico apoio do BNDES à Embraer contribuiu para transformar a empresa em uma das líderes globais da indústria aeroespacial. A Embraer é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil e mantém mais de 87% de seus cerca de 21 mil empregos em território nacional”, diz o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

“A atuação do BNDES é essencial para manter a competitividade da indústria brasileira, servindo como ferramenta para impulsionar o país no mercado internacional. Esse apoio estratégico fortalece nossa posição no cenário global, diversificando as alternativas de financiamento e possibilitando à Embraer concorrer no mercado externo em igualdade de condições com nossos concorrentes”, diz o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.

BNDES é o grande apoiador de exportação da Embraer
Desde 1997, ano do primeiro apoio do BNDES à Embraer, o Banco financiou cerca de US$ 26 bilhões à exportação de mais de 1.300 aeronaves da fabricante. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa concorrer no mercado externo em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do Banco complementa o financiamento provido pelo mercado privado. 

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, destaca a importância da operação aprovada pelo Banco já no início do ano. “Abrimos 2025 apoiando a Embraer nesta importante transação, reforçando a presença da indústria nacional no mercado externo e fazendo uma valiosa contribuição para a balança comercial brasileira, seguindo o padrão visto no governo do Presidente Lula de aumento de exportações de manufaturados.”

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios nas áreas de aviação comercial e executiva, Defesa & Segurança e aviação agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo serviços e suporte aos clientes no pós-venda.

Crédito à Exportação
Historicamente, países com indústrias aeronáuticas de ponta financiam suas respectivas fabricantes nacionais de forma perene, por meio de bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação (Export Credit Agencies) dos seus respectivos países. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo BNDES.

Sobre a Republic Airways
Fundada em 1974 e sediada em Indianápolis, Indiana, a Republic Airways é uma das maiores linhas aéreas regionais nos EUA. A Republic opera uma frota de mais de 200 Embraer E-170 e E-175 e oferece serviço regular para passageiros com 900 voos diários em mais de 80 cidades nos Estados Unidos e no Canadá. A Republic oferece voos com taxa fixa operados sob a bandeira das grandes marcas parceiras American Eagle, Delta Connection e United Express.

Kryptus obtém certificação Common Criteria e consolida liderança em soluções criptográficas

*LRCA Defense Consulting - 27/01/2025

A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e cibersegurança, acaba de anunciar a obtenção da certificação Common Criteria (ISO/IEC 15408), sob o Protection Profile (PP) EN 419221-5:2018 com nível EAL4+, para o  kNET HSM. Esse reconhecimento posiciona o módulo criptográfico da Kryptus como uma solução única e altamente segura, reafirmando o compromisso da empresa com a excelência e a inovação, além de abrir novas portas para a indústria nacional de segurança digital no mercado externo.

O Common Criteria é o principal padrão global para avaliação da segurança de produtos de TI, superando significativamente outras certificações, como a FIPS 140-2/3, centrada em padrões regulatórios dos Estados Unidos. Diferentemente da certificação norte-americana, que atesta essencialmente a funcionalidade criptográfica e a segurança física, o Common Criteria adota uma abordagem mais ampla, avaliando o ciclo de vida completo do produto, desde o design e desenvolvimento até sua operação em ambientes reais.

Essa abrangência visa assegurar que soluções como o kNET HSM atendam aos mais rigorosos padrões internacionais, incluindo resiliência contra ameaças avançadas, sendo altamente indicadas para governos, instituições financeiras e empresas que necessitam de proteção robusta em aplicações de Infraestrutura de Chaves Públicas (PKI) e assinaturas digitais qualificadas.

“Ter a chancela do Common Criteria é particularmente relevante para o mercado europeu, onde a conformidade com regulamentos como o eIDAS, implementado pela União Europeia, e a adoção de dispositivos com certificação QSCD, que garantem uma assinatura eletrônica avançada, tornam-se diferenciais competitivos e impulsionam a expansão da empresa nesse bloco”, explica Lucas Martins, CTO da Kryptus.

Entre os principais atributos que conferiram ao kNET HSM a certificação com o selo Common Criteria estão:

Segurança abrangente: avaliação de múltiplos aspectos, incluindo funcionalidade criptográfica, resistência a violações físicas e gestão segura ao longo do ciclo de vida;

Nível de garantia superior: a combinação dos componentes ALC_FLR.3 e AVA_VAN.5 proporciona proteção máxima contra ataques sofisticados, tanto físicos quanto lógicos;

Adaptação para casos de uso modernos: à prova de futuro, é capaz de se adaptar aos desafios emergentes, como configurações multi-tenant e criptografia pós-quântica.

Com a validação sob o Common Criteria Recognition Arrangement (CCRA) e o SOGIS-MRA, o kNET HSM atende aos requisitos necessários para ser comercializado em mais de 30 países, incluindo grande parte da comunidade europeia.

A certificação conquistada pela Kryptus também pode representar um primeiro passo na adesão do Brasil ao padrão global. “Este é um caminho que a ICP-Brasil pode trilhar no futuro, já que tem buscado estar em consonância com o mercado internacional, e com a obtenção do Common Criteria estamos prontos para liderar a evolução da certificação digital no país”, conclui Martins.

Sobre a Kryptus
A Kryptus é uma multinacional brasileira provedora de soluções de criptografia e segurança cibernética altamente customizáveis, confiáveis e seguras para aplicações críticas, com foco na entrega de serviços de alto nível para resolução das missões de seus clientes. Fundada em Campinas (SP), em 2003, atua hoje nos setores público e privado dos mercados do Brasil, LATAM, Europa, Oriente Médio e África, sendo reconhecida pelo Ministério da Defesa do Brasil com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, além de contar com selo Gartner Cool Vendor.
 

26 janeiro, 2025

Testes do drone ARP Albatroz marcam avanço estratégico para a Marinha do Brasil


 

*LRCA Defense Consulting - 26/01/2025

No aeródromo da Fazenda Portobello, estão em curso os testes em voo do ARP Albatroz, a primeira aeronave remotamente pilotada (ARP) projetada para operar a partir de um porta-aviões da Marinha do Brasil. Desenvolvido pela Stella Tecnologia, empresa 100% brasileira, o projeto representa um marco para a defesa nacional e a inovação tecnológica no setor aeronáutico.

O Albatroz é um veículo aéreo não tripulado com capacidade para realizar missões de monitoramento e patrulhamento, podendo permanecer em voo por até 24 horas contínuas. Essa autonomia supera significativamente a dos helicópteros convencionais, que operam por cerca de quatro horas, tornando o Albatroz uma solução estratégica para missões de busca e salvamento, combate à pesca ilegal e monitoramento do território marítimo e da Amazônia Azul.

Testes para operação

Os primeiros testes realizados focaram na varredura dos sistemas de voo e coleta de dados telemétricos. Já no segundo estágio, as operações no campo têm o objetivo de validar o desempenho da aeronave em condições reais, corrigindo eventuais falhas e implementando melhorias antes de sua integração ao NAM Atlântico, o porta-helicópteros da Marinha.

Durante os testes, a equipe técnica monitora o desempenho do drone à distância, utilizando sistemas avançados de telemetria que permitem conduzir o voo remotamente e em tempo real. A aeronave transmite fotos e vídeos para a base da Marinha, auxiliando na tomada de decisões rápidas, como em operações de salvamento, em que a velocidade é essencial para o sucesso das missões.



Tecnologia brasileira de ponta
A Stella Tecnologia, fundada em 2015, é uma empresa no setor de defesa, especializada no desenvolvimento de drones, veículos aéreos não tripulados (VANTs) e outras aeronaves.
 
O ARP Albatroz, o segundo maior drone fabricado no Brasil, atrás apenas do drone Atobá, também desenvolvido pela Stella Tecnologia, é fruto de um memorando  de entendimento entre a Stella e a Marinha do Brasil. O projeto aponta para um futuro de novos produtos  que poderão expandir a atuação da Marinha em diversas frentes. 


Taurus marca forte presença nas novas Forças Armadas do Haiti

Fuzis Taurus T4 portados por soldados haitianos em 2024
 
* LRCA Defense Consulting - 26/01/2025

Após anos de interferência militar na política, incluindo dezenas de golpes militares e tentativas de golpe, o Haiti dissolveu suas forças armadas em 1995. A Polícia Nacional Haitiana foi criada no mesmo ano para assumir a segurança.

Em 17 de novembro de 2017, as forças armadas foram restauradas pelo presidente Jovenel Moise. O Exército foi restabelecido em 2018.

As Forças Armadas do Haiti (FAd'H) são compostas pelo Exército Haitiano, a Marinha Haitiana e o Corpo de Aviação Haitiano. A Força tinha cerca de 2.000 efetivos ativos em 2023, com o exército e o corpo de aviação ativos, e o efetivo da marinha ainda em formação.

Desde 2024, as três Forças estão sendo alvo de aumento de efetivos, dotação de novos armamentos e equipamentos, bem como de uma grande modernização operacional e doutrinária.

Em meados de junho de 2024, um novo governo foi formado no Haiti, com a missão de restaurar a segurança e a estabilidade na nação caribenha devastada pela violência de gangues e pelo caos político. O decreto que nomeou os membros do novo gabinete foi publicado na gazeta oficial do Haiti, duas semanas após o Conselho Presidencial de Transição (TPC) do país nomear Garry Conille como Primeiro-ministro interino, atuando também como Ministro do Interior.

Soldado haitiano e seu fuzil Taurus T4 em 2024

Detalhe da marca Taurus no fuzil

Aumento no orçamento de defesa
Em 02 de outubro de 2024, o Primeiro-ministro Gary Conille publicou um infográfico em sua conta do Twitter, demonstrando que, no orçamento de 2024-25, a rubrica relativa à defesa aumentaria 252% e o orçamento militar em 463% em comparação com o ano anterior. Este aumento ocorre quando o Conselho Presidencial de Transição e o governo Conille reiteram seu apoio à modernização das Forças Armadas do Haiti, para que possam aumentar suas capacidades operacionais e assumir seu lugar de direito na defesa e no serviço da nação.

Planos de modernização das Forças Armadas
Os planos de modernização das Forças Armadas do Haiti incluem o objetivo de torná-las formadas por militares profissionais, objetivando que sejam mais do que apenas forças de combate. Em 28 de agosto de 2024, foi relatado que o Exército Haitiano conduziu uma campanha de recrutamento que resultou na seleção de 3.000 homens para a Força, como parte de um esforço do Primeiro-ministro haitiano para expandir, modernizar e melhorar a qualidade de vida militar.

Aquisição de armamentos e equipamentos
A aquisição de armamentos e equipamentos tem sido um desafio para as Forças Armadas desde o seu restabelecimento. Os militares ainda estão sujeitos às restrições do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com a Lei Leahy ainda em vigor. Isso proíbe os Estados Unidos de vender ou doar qualquer equipamento letal aos militares haitianos.

Visita da Ministra Dominique Dupuy ao Brasil
Nos dias 28 e 29 de agosto de 2024, a Ministra Dominique Dupuy, titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e de Cultos do Haiti, cumpriu agenda em Brasília, onde manteve reuniões com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com outros ministros de Estado e com altos funcionários brasileiros. A Ministra Dupuy, que também é titular da pasta dos Haitianos Residentes no Exterior, participou, em seguida, da Conferência da Diáspora Africana nas Américas, em Salvador (BA), nos dias 30 e 31 de agosto.

O Brasil participa ativamente da cooperação para o desenvolvimento do Haiti, com destaque para projetos nas áreas da saúde, capacitação profissional e segurança pública. Além disso, o Brasil abriga importante comunidade haitiana, de aproximadamente 160 mil pessoas.

A presença da brasileira Taurus Armas: fuzil e pistola padrão
Embora não exista documentação pública sobre as aquisições de defesa e, tanto o governo haitiano como a empresa brasileira não tenham fornecido informações detalhadas, é fato conhecido que o Haiti adquiriu armamento leve do Brasil, principalmente o fuzil Taurus T4 e a pistola Taurus TH9. No entanto, tais aquisições teriam sido feitas ainda no governo anterior ao do PM Conille.

No release da Taurus relativo ao primeiro trimestre de 2024, não está especificada a quantidade e nem o tipo de armas vendidas ao Haiti, constando apenas que "Com relação às exportações para outros países além dos EUA, o volume registrado no 1T24 foi de 23 mil unidades, sendo os principais destinos Honduras, Haiti, México e Guatemala".

Pistola Taurus TH9

Após a viagem oficial ao Brasil da Ministra Dominique Dupuy, no final de agosto do ano passado, o último lote conhecido de armamentos foi entregue pelo governo haitiano às Forças Armadas em 04 de setembro de 2024, com a entrega sendo supervisionada pelo Primeiro-ministro Conille.

Com as aquisições realizadas pelo governo do Haiti, e segundo as informações disponíveis, o fuzil Taurus T4 com cano de 14,5 polegadas e no calibre 5,56×45mm, passou a ser a arma longa padrão das Forças Armadas haitianas, tendo sido implantado pela primeira vez em março de 2024. Já a pistola padrão é a Taurus TH9.

A modernização e o aumento de efetivo das Forças Armadas do Haiti, o fato de o atual armamento leve padrão ser fornecido pela Taurus Armas, e o anúncio de que o país está incrementando significativamente seu orçamento de defesa, pode ser um indicativo de que a empresa brasileira possa realizar novas vendas de fuzis e pistolas em um futuro próximo.

Pistola .22 Fast - o novo lançamento da CBC


*LRCA Defense Consulting - 26/01/2025

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), forte apoiadora e incentivadora do esporte do tiro, está lançando o mais recente desenvolvimento da sua linha de produtos: a .22 Fast.  

Projetada para ser a primeira escolha em pistolas .22 LR semiautomáticas de uso permitido, a novidade combina tecnologia de ponta, segurança e desempenho.  

Sua construção robusta e materiais de alta qualidade asseguram durabilidade e resistência, além de excelente custo-benefício, que a tornam uma arma ideal para iniciação da prática esportiva, treinamento e lazer. 

Seu receptáculo é em alumínio, a coronha em polímero e o acabamento oxidado. É uma arma extremamente leve, com apenas 1,1kg.  

O design ergonômico da .22 Fast oferece uma empunhadura com grip confortável e segura, adaptando-se perfeitamente à mão do usuário.  

A pistola .22 Fast possui cano de 6” com rosca e 3 carregadores (com capacidade 10 tiros), assim como trilho Picatinny no receptáculo e na coronha, permitindo a instalação de acessórios. Acompanha case rígido.

Pontos de venda
A novidade está em comercialização nas principais lojas revendedoras e a partir de março de 2025 no portal de vendas da CBC (www.cbcstore.com.br), voltado a militares, policiais, CACs e outras categorias autorizadas a adquirir estes produtos, conforme legislação vigente.

Sobre a CBC
Solidez, inovação e foco no cliente. Esta tem sido a postura da CBC desde sua fundação, em 1926. Nas plantas produtivas de São Paulo e Rio Grande do Sul é fabricada uma completa gama de produtos voltados à defesa, segurança, esporte e lazer, incluindo uma série de munições inovadoras, desenvolvidas com tecnologia própria.  

Empresa Estratégica de Defesa, a CBC é pautada pelo compromisso de contribuir com as operações e missões das Forças de Segurança Pública e Forças Armadas brasileiras, atuando como arsenal nacional para defesa da soberania nacional. No âmbito internacional, a CBC possui atuação global e é uma das maiores fornecedoras mundiais de munição para países da OTAN. 

Com unidades produtivas no Brasil, Alemanha e República Tcheca e centros de distribuição no Brasil, Estados Unidos e Europa, o Grupo CBC é líder mundial em munições para armas portáteis. A confiabilidade de seus produtos é atestada por 130 países, nos 5 continentes. 

Há mais de 60 anos a CBC estimula o segmento com uma ampla linha de carabinas de pressão, mantendo a tradição somada à inovação. As carabinas de pressão – popularmente conhecidas também como espingardas de chumbinho – unem pessoas e conecta gerações, seja em momentos de lazer ou na iniciação ao esporte de tiro.

 
 

25 janeiro, 2025

Em estande gigante na SHOT Show 2025, Taurus traz novidades, lançamentos e mostra sua força mundial


*LRCA Defense Consulting - 25/01/2025

A Taurus, líder em vendas de armas leves no mundo, esteve presente na SHOT Show 2025 apresentando as novidades e o seu amplo portfólio de produtos que estão conquistando o mercado global em um estande gigante de 370 m2. 

Maior feira de armas e munições do mundo, com mais de 2.800 expositores, a SHOT Show 2025 aconteceu de 21 a 24 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos.  

Entre os lançamentos apresentados pela Taurus este ano destaque para a pistola GX2, lançada globalmente neste mês de janeiro. Em calibre 9mm, essa inovação chega para redefinir o mercado mundial, continuando a trajetória da consagrada G2c, número 1 em vendas no mundo em sua categoria de pistolas compactas, com mais de 3 milhões de unidades comercializadas globalmente. A nova GX2, em variados acabamentos, tem capacidade de 13 disparos e possui ação SA - Striker Fire. O cano é de 3,39” e pesa apenas 540g. 

Saiba mais sobre a pistola GX2.

Pistola GX2, lançada globalmente neste mês de janeiro

Ainda na linha de pistolas, outro destaque no estande da Taurus na SHOT Show 2025 é a microcompacta TUC 22, lançada recentemente nos Estados Unidos, no calibre .22 LR, ideal para porte velado ou como arma de backup. Com cano de 2,5”, comprimento de 127mm e pesando cerca de 280 gramas, é uma arma extremamente leve. Uma das principais características é o seu cano basculante, que facilita o carregamento, sem a necessidade de acionar o ferrolho. A arma possui gatilho de ação dupla (DAO) e carregador para 9 disparos, equilibrando portabilidade e capacidade.

Saiba mais sobre a pistola microcompacta TUC 22.

Pistola microcompacta TUC 22, lançada recentemente nos Estados Unidos

A empresa também expôs modelos da família de produtos Graphene, produzidos com a tecnologia do grafeno, exclusiva da Taurus, entre eles as pistolas TS9 em calibre 9mm, TH em variados calibres e a série completa GX4, premiada pela imprensa internacional especializada como Best Value Handgun, pela Ballistic Magazine, e como Handgun of the Year, pela Guns and Ammo Magazine. 

Outro produto em destaque foi a pistola Taurus modelo GX4 Carry que, além do calibre 9mm, também está em exposição no inovador .38 TPC (Taurus Pistol Caliber), primeiro calibre brasileiro da história, inédito mundialmente. 

O .38 TPC é mais uma opção, que preenche uma lacuna balística que existia mundialmente entre o calibre .380 Auto e o 9mm. O novo calibre tem até 40% mais energia que o .380 Auto e 28% menos recuo que o 9mm, possibilitando rápida recuperação da mira e aumento da precisão.  

“O nosso calibre, o .38 TPC, é um sucesso absoluto. No Brasil, já representa mais da metade das armas vendidas e registradas no SINARM - Polícia Federal. Nos Estados Unidos, e em outros países, mesmo tendo o calibre 9mm, existe uma demanda para o nosso .38 TPC, em especial para as pessoas que procuram uma arma com um recuo mais confortável”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.

A Taurus expôs também modelos de armas táticas reconhecidos internacionalmente pelas forças militares e policiais, como as várias versões do fuzil T4, nos calibres 5,56x45mm e .300 BLK, a carabina T9 no calibre 9 mm e o fuzil T10 em calibre .308 Win/7,62x51mm. 

Já o Taurus Expedition Rifle, que foi apresentado no ano passado no calibre .308 Win, esteve em exposição agora com a opção em calibre 6,5 Creedmoor.  

Saiba mais sobre o rifle Taurus Expedition.

Taurus Expedition Rifle

Os visitantes encontraram no estande da empresa os tradicionais modelos de pistolas, entre eles o 1911, e os consagrados revólveres Taurus, com destaque para os lançamentos 650 e 850. Ambos os novos modelos possuem design compacto, ideais para o porte. Com capacidade de 5 disparos, opções de cano de 2” ou 3” e diferentes acabamentos, os revólveres contam com sistema de ação dupla (DAO) e cão embutido, garantindo um saque suave e eficiente. Disponíveis nos calibres .357 Magnum e .38 SPL respectivamente, as novidades combinam estilo clássico e funcionalidade moderna. 

Saiba mais sobre o revólver Taurus 850.

Lançamento: revólver 680

Também em evidência, estavam os produtos Executive Grade, linha de revólveres premium, com sistema de gatilho especial, acabamento acetinado polido à mão e empunhadura em madeira, série ganhadora do ‘Best New 2024 Revolver Series’ na renomada premiação Ballistic’s Best. 

Em exposição também estiveram as clássicas armas das marcas Rossi e Heritage, produzidos pela Taurus. 

Lançamentos em abril: pistola TX9 e submetralhadora RPC (Raging Pistol Carbine)

Além de todos os lançamentos e destaques em exposição, outras armas previstas para lançamento futuro no Brasil estiveram presentes em um espaço exclusivo, reservado para os clientes brasileiros que visitaram o estande na SHOT Show.

A propósito, a família de pistolas TX9 será constituída por quatro modelos: subcompacta, compacta, full size (serviço) e esportiva pré-customizada. Além de visar o mercado militar mundial, deverá ser a arma de entrada da Taurus no cobiçado mercado de Law Enforcement dos Estados Unidos.

A submetralhadora RPC será uma grande surpresa mundial, com força mais do que suficiente para concorrer com a famosa alemã H&K MP5.

Aguarde os lançamentos em abril...

Saiba mais sobre a pistola TX9 e sobre a submetralhadora RPC.


TX9, por Vicente Ancona, Policial do GER e Professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo

Reconhecimento internacional
A Taurus recebeu em seu estande na SHOT Show 2025, Donald Trump Junior. O empresário norte-americano e filho do atual presidente dos Estados Unidos, foi recebido pelo CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, e elogiou na ocasião a Companhia pelo desenvolvimento do .38 TPC (Taurus Pistol Caliber), como uma solução inovadora para atender às necessidades do mercado brasileiro. 

“Parabéns, Taurus. Eu entendo a regulamentação excessiva com a qual vocês têm que lidar, mas adoro que vocês estejam realmente inovando para contornar as novas regras que são feitas para impedir as pessoas de terem acesso a armas de fogo. Então, parabéns pelo 38 TPC. E estou ansioso por muito mais novidades em futuro próximo”, afirmou Donald Trump Jr. 

Sobre esse momento, Salesio Nuhs comentou: “a visita de Trump Jr. em nosso estande é uma demonstração do respeito e admiração que os americanos têm pela marca Taurus”.

Executivo da Taurus Armas e da Taurus USA liderados por Salesio Nuhs, CEO Global

Matthew Little, embaixador da marca Taurus e atirador do Team TAURUS nos Estados Unidos, também esteve no estande e realizou, durante o evento, avaliações de produtos Taurus, entre elas da nova pistola compacta da marca, a GX2. 

Postagem em destaque