*LRCA Defense Consulting - 21/12/2024
Conforme divulgou Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus Armas, durante a reunião com a APIMEC, realizada em 11 de dezembro, sua empresa venceu a licitação internacional aberta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para adquirir 37.102 pistolas semiautomáticas calibre 9mm para 14 estados que cederam agentes para a Força Nacional de Segurança.
A arma vencedora foi a pistola Taurus TS9 e cada unidade foi orçada em R$ 7,6 mil, em um total R$ 285,3 milhões.
A licitação internacional realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) visa recompensar o chamado “legado” deixado nos anos de 2021, 2022 e 2023, anos em que estados cederam os agentes sem contrapartida da União. Pelos convênios de cooperação federativa assinado junto ao MJSP para estruturação da SENASP, da Força Nacional e da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária, os estados têm direito a veículos, carabinas, pistolas, coletes e capacetes balísticos.
As armas incluídas nessa licitação serão enviadas, mediante requisição da SENASP, aos estados de Pernambuco (10.400 unidades), Distrito Federal (4.908 unidades), Rio Grande do Norte (4.500 unidades), Maranhão (3.500 unidades), Bahia (3.000 unidades), Rondônia (3.000 unidades), Tocantins (2.700 unidades), Roraima (2.000 unidades), Amapá (1.500 unidades), Amazonas (1.000 unidades), Rio Grande do Sul (500 unidades), Sergipe (70 unidades), Pará (20 unidades) e Paraná (4 unidades).
Pistola Taurus TS9: testada sob as mais rigorosas e reais condições
A pistola Taurus TS9 é produzida com protocolo militar e foi concebida para ser utilizada por forças
policiais, de segurança e militares, pois assegura praticidade de pronto
emprego, facilidade de manutenção, segurança de manuseio e rusticidade.
É a arma curta padrão de diversas polícias e corpos de bombeiros militares, polícias civis, polícias penais e guardas civis municipais de diversos estados brasileiros.
Além do Brasil, a arma é também exportada para órgãos militares e de segurança de outros países, como a Polícia Nacional das Filipinas, uma das organizações policiais mais exigentes do mundo, que adotou a pistola Taurus TS9 como arma curta padrão, já tendo adquirido cerca de 30 mil unidades.
No caso filipino, as armas foram aprovadas com sucesso nos rigorosos testes de aceitação – que incluem mira e precisão, tiro sob pressão, acuracidade, exposição à poeira, imersão na lama, areia e na água, segurança de queda, resistência e aquecimento, entre outros – conduzidos, durante uma semana por uma comitiva de 12 integrantes da Polícia Nacional das Filipinas (Philippines National Police) na fábrica da Taurus, em São Leopoldo (RS).
As pistolas também passaram por análise de corrosão e partículas magnéticas em laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e por teste de resistência de 20.000 disparos, onde as amostras foram plenamente aprovadas, superando os requisitos da Norma NATO AC-225.
Os procedimentos fazem parte dos trâmites de aceitação dos produtos de contrato firmado com a instituição filipina. O resultado positivo obtido em todos os testes, comprova a qualidade, a confiabilidade e a resistência da pistola TS9 Striker, especialmente desenvolvida pela Taurus para o mercado policial e militar.
Principais recursos da Taurus TS9
- Mira traseira ajustável: A TS9 possui uma mira traseira ajustável que permite aos atiradores ajustar sua precisão para uma pontaria incomparável.
- Mira frontal ajustável: com mira frontal ajustável, a TS9 oferece versatilidade superior, possibilitando personalizar a imagem visual de acordo com as preferências e estilo de disparo, garantindo a aquisição ideal do alvo em qualquer cenário.
- Trilho para acessórios (Picatinny/MIL-STD 1913): o trilho para acessórios integrado oferece compatibilidade com uma ampla gama de acessórios, incluindo lanternas, lasers e muito mais, permitindo personalizar a TS9 para atender às necessidades e requisitos de missão específicos.
- Extração ambidestra do carregador: a Taurus entende a importância da acessibilidade e conveniência para todos os atiradores. A extração ambidestra do carregador garante que usuários destros e canhotos possam operar a TS9 com facilidade.
- Alças traseiras intercambiáveis (4 tamanhos): a TS9 oferece conforto e ergonomia incomparáveis, graças às suas quatro alças traseiras intercambiáveis, possibilitando personalizar o punho para se ajustar perfeitamente à mão, melhorando o controle e reduzindo o recuo para uma experiência de tiro mais agradável.
- Segurança: possui sistema de dupla trava do gatilho (DTS - trava de gatilho e trava
manual) e eficiente sistema de estancamento contra poeira, areia e lodo
que garante seu uso sob as mais extremas condições de operação.
Taurus aperfeiçoa armeiros da Polícia Penal do Tocantins, em abril de 2022 |
Logística de pré e pós-venda: o grande diferencial da Taurus
No entender desta Consultoria, a opção da Secretaria Nacional de Segurança Pública, mesmo que no bojo de uma
licitação internacional, é totalmente acertada, haja vista que, além do alto padrão de
qualidade e de tecnologia que caracteriza o moderno armamento da Taurus, a
opção por armas dessa empresa embute uma completa logística de
pós-venda, pois não seria cautelar adquirir um produto se a empresa
vendedora não puder, com oportunidade, oferecer suporte, manutenção e
assistência técnica na própria região onde as armas estarão em serviço, mesmo nos mais distantes e ermos locais do País.
Diferentemente
do que acontece com empresas que apenas exportam para o Brasil ou
somente têm escritório no País, a Taurus investe pesadamente na
qualificação dos armeiros das entidades de segurança pública e privada,
bem como no treinamento técnico de sua equipe de representantes, que
está capilarizada por todo o país, o que lhe permite resolver rápida e
oportunamente os eventuais problemas que surjam.
Com o Programa
Instrutores de Armamento e Tiro, por exemplo, a logística de pré e
pós-venda da empresa é reforçada periodicamente com mais
instrutores altamente especializados, que têm como compromisso a
disseminação de conhecimentos técnicos sobre os produtos da marca
e a realização de treinamentos, eventos e demonstrações, entre outras
atividades. Atuando como Embaixadores Taurus & CBC, os instrutores
poderão também melhor orientar os consumidores brasileiros nas eventuais
decisões de aquisição de uma ou mais armas.
Além disso, o grupo
Taurus & CBC oferece ao consumidor uma ampla e ágil rede de
distribuidores, pontos de venda e assistência técnica treinada em todo o
território nacional, além de uma equipe de instrutores credenciados e
peças de reposição rapidamente acessíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).