* LRCA Defense Consulting - 14/12/2024
A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e maior vendedora de armas leves do mundo, apresentou nesta quarta-feira (11.dez.2024) a 2ª edição do Relatório de Sustentabilidade da companhia, abordando o tema ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”).
No evento, realizado na loja AMTT (Armas, Munições, Tiro e Treinamento), em São Paulo, o diretor titular adjunto do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP e CIESP, Mario Hirose, foi o anfitrião do painel, trazendo sua ampla experiência internacional em sustentabilidade para enriquecer a conversa. Economista e especialista em comércio internacional, Mario Hirose é reconhecido por sua vasta experiência em liderança de multinacionais e atuação em mais de 60 países, e trouxe ao painel uma visão estratégica sobre os desafios e oportunidades para a indústria brasileira no contexto da sustentabilidade.
Entre os painelistas, o deputado federal Celso Russomano destacou a importância de aliar sustentabilidade e inovação tecnológica como pilares fundamentais para a competitividade da indústria brasileira, ressaltando o papel da Taurus como um exemplo a ser seguido.
Ricardo Rosario, coordenador de Transição Energética da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, também contribuiu com o diálogo. Advogado e biólogo com doutorado em Biodiversidade e Meio Ambiente, ele trouxe insights fundamentados em sua vasta experiência acadêmica e prática, abordando os desafios ambientais no contexto brasileiro e as oportunidades ligadas à transição energética para uma economia mais sustentável.
Já Márcio Barreto, sócio-diretor da KPMG, trouxe insights sobre os desafios e oportunidades relacionados à implementação dos Padrões IFRS S1 e S2, que agora são obrigatórios pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Barreto explicou como essa nova diretriz transforma a forma como empresas divulgam informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, alinhando os relatórios aos padrões globais e reforçando a confiança dos investidores. Ele destacou ainda o impacto dessa mudança na indústria brasileira, que precisa integrar métricas ambientais e sociais ao planejamento estratégico para se manter competitiva.
Estiveram presentes também o diretor Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Coronel Armando Lemos, e o vice-presidente Executivo do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), José Cláudio Manesco.
Na ocasião, Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, compartilhou informações sobre os avanços e iniciativas da empresa na área de ESG.
O Relatório de Sustentabilidade da Taurus destaca ações como a redução de emissões de gases de efeito estufa, programas de reúso de água e avanços tecnológicos no uso de materiais como o grafeno e pesquisas com o nióbio. A empresa também apresentou metas ambiciosas, como neutralizar emissões até 2050 e aumentar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O documento reflete como a empresa coloca as pessoas no centro de seu modelo de gestão, integrando tecnologia, inovação e os princípios do ESG em todas as suas áreas. Desde 2022, a companhia capacita seus colaboradores como multiplicadores dessa cultura, fortalecendo seu ambiente colaborativo.
A Taurus pretende investir mais de R$ 45 milhões até 2026 em tecnologia e desenvolvimento, além de R$ 140 milhões na modernização de infraestrutura e automação.
Na área ambiental, a Taurus direcionou 98,5% dos resíduos para reaproveitamento ou tratamento, reduzindo significativamente seu impacto. No âmbito social, a empresa segue ampliando seus programas de capacitação. Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, arrecadou e distribuiu mais de 1,8 milhão de kg de donativos, beneficiando comunidades afetadas. Além disso, projetos como o Taurus do Bem – Respeitando as Diferenças em Prol da Igualdade reafirmam o compromisso da empresa com a inclusão e o desenvolvimento social, transformando vidas por meio de parcerias com a APAE e o SENAI.
As autoridades presentes no evento ressaltaram a relevância das iniciativas da empresa para o Brasil e para o mundo, assim como para a Base Industrial de Defesa (BID) e para o fortalecimento do setor. Também afirmaram que a 2ª edição do Relatório de Sustentabilidade da Taurus é um marco e parabenizaram a companhia pelo pioneirismo.
Como Empresa Estratégica de Defesa, a Taurus é, essencialmente, voltada para os temas ESG. A defesa nacional, a segurança pública e a segurança das pessoas são temas relacionados à estabilidade e sustentabilidade social, por meio da defesa da liberdade, dos direitos humanos e da ética.
A Taurus é pioneira no segmento de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.
A companhia conta com uma equipe multidisciplinar na área de ESG, focada em aprimorar o sistema de gestão dos indicadores ambientais, sociais e de governança corporativa e na avaliação das metas relevantes ao negócio, empenhada para fortalecer ainda mais a cultura ESG na empresa. Em 2022 criou um setor voltado ao assunto que atua no mapeamento de oportunidades e melhorias, bem como um Comitê ESG, constituído pela diretoria executiva e gestores de áreas estratégicas.
Guiada pelos pilares de desenvolvimento de pessoas, tecnologia e inovação, e o engajamento em um ambiente colaborativo, a Taurus segue implementando iniciativas que consolidam seu compromisso com um futuro mais sustentável, responsável e alinhado às demandas globais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).