*LRCA Defense Consulting - 07/12/2024
O Brasil é um dos 10 países no mundo que detém o conhecimento e a tecnologia de construção de radares.
Durante a 8ª Mostra
BID Brasil, Feira Nacional de Defesa e Segurança realizada em Brasília de 03 a 05 de dezembro, a Embraer assinou um contrato com a
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 147 milhões,
para a conclusão das novas tecnologias que serão utilizadas no radar
SABER M200 Multimissão.
O nome SABER é uma sigla para Sistema de Acompanhamento de alvos aéreos
Baseado em Emissão de Radiofrequência. O equipamento é desenvolvido pela Bradar/Embraer e pelo Centro Tecnológico do Exército.
A Bradar é uma empresa privada com foco em desenvolvimento de projetos e produtos de alta tecnologia em radares de defesa, segurança e vigilância, atuando também em sensoriamento remoto para mapeamento e monitoramento. Desde maio de 2011, a Bradar passou a integrar o grupo Embraer Defesa e Segurança, adotando os mesmos padrões de excelência empresarial que transformaram a Embraer em uma empresa líder na indústria aeroespacial mundial.
O radar SABER M200 Multimissão faz parte do Planejamento Estratégico do Exército e da Embraer e conta com o apoio do governo brasileiro para o desenvolvimento de tecnologias de radares AESA (Active Electronically Scanned Array ou varredura eletrônica ativa) genuinamente nacionais e independentes, para o seu emprego das Forças Armadas nacionais e também para a exportação.
Esse radar representa a continuidade de uma longa tradição
de apoio ao desenvolvimento de uma família de radares pelo Exército
Brasileiro.
Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura
O Radar M200 Multimissão será um instrumento fundamental para
o Brasil dispor de um Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura, essencial
para fortalecer a capacidade de dissuasão do País.
O equipamento tático é transportável por plataformas terrestres e aéreas, como as aeronaves C-390 e C-130, sendo otimizado para defesa aérea de média altura, para vigilância e alerta aéreo antecipado com a identificação amigo ou inimigo (IFF), e para controle de tráfego aéreo militar.
O SABER M200 Multimissão ampliará as capacidades operacionais com objetivo de garantir a prontidão para os futuros sistemas de defesa aérea de média altura a serem empregados pelas Forças Armadas brasileiras, tais como os sistemas de mísseis que o Brasil está estudando a aquisição, constituindo-se assim no primeiro passo prático para preencher essa grave lacuna na defesa aérea do País.
Informações divulgadas pela Embraer em seu portal na Internet:
Diferenças entre os radares SABER M200 Vigilante e o SABER M200 Multimissão
SABER M200 Vigilante - Radar de banda S com varredura azimutal totalmente eletrônica (matriz de fase ativa) com alcance de até 200 km. Em formato de contêiner, pode ser transportado ou operado em caminhões 6x6. Além disso, possui gerador de energia integrado, o que facilita o seu transporte, seja por via terrestre ou seja por via aérea.
O equipamento utiliza tecnologia avançada e nacional de processamento de sinais para detectar e rastrear posições, trajetórias de aeronaves e classificar os alvos aéreos (amigo/inimigo), o que garante maior autonomia da força terrestre em relação aos seus sistemas de defesa antiaérea. O radar garante uma cobertura de 360° por meio de quatro conjuntos de
antenas fixas, cada conjunto cobrindo um setor de 100°, com algum
recobrimento entre eles.
Entretanto, a detecção por si só, embora seja muito importante, não é suficiente sem a integração com interceptadores capazes de neutralizar esses alvos, e é aí que entra seu irmão maior multimissão.
SABER M200 Multimissão - A versão maior, mais robusta e com mais finalidades é um radar AESA multimissão Banda S, tridimensional, tipo phased array com varredura 100% eletrônica em azimute e elevação, de médio alcance, instalado em um contêiner de 20 pés. Diferente do seu irmão menor Vigilante, o Multimissão é capaz de guiar sistemas de defesa antiaérea de média altura em um raio de 400 km~500 km. Pode ser transportado ou operado em caminhões 8x8 ou somente transportado em aeronaves C-390 ou C-130.
SABER S200R - Este radar secundário (IFF), com alcance de até 400 km, visa o controle de tráfego aéreo militar, estando presente nas duas versões do SABER M200. Sua antena monopulso, encurtada para a largura do contêiner, é empurrada para
cima através de uma abertura no teto onde gira continuamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).