Pesquisar este portal

12 dezembro, 2024

Kryptus participa do desenvolvimento do Radar SABER M200 Multimissão da Embraer

Impacto Operacional nas plataformas envolvidas; TXPD=Transponder; IFF=Interrogador


*LRCA Defense Consulting - 12/12/2024

A Kryptus Segurança da Informação S.A., uma destacada Empresa Estratégica de Defesa (EED) brasileira, está participando do revolucionário Radar SABER M200 Multimissão da Embraer, com a missão de embarcar o criptocomputador IFFM4BR, garantindo segurança robusta e soberania no sistema de identificação amigo ou inimigo..

O Radar SABER M200 Multimissão será um instrumento fundamental para o Brasil dispor de um Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura, essencial para fortalecer a capacidade de dissuasão do País.

O equipamento tático é transportável por plataformas terrestres e aéreas, como as aeronaves C-390 e C-130, sendo otimizado para defesa aérea de média altura, para vigilância e alerta aéreo antecipado com a identificação amigo ou inimigo (IFF), e para controle de tráfego aéreo militar,  ampliando as capacidades operacionais com objetivo de garantir a prontidão para os futuros sistemas de defesa aérea de média altura a serem empregados pelas Forças Armadas brasileiras, tais como os sistemas de mísseis que o Brasil está estudando a aquisição, constituindo-se assim no primeiro passo prático para preencher essa grave lacuna na defesa aérea do País.

Criptocomputador IFFM4BR
O dispositivo é um equipamento de alto nível tecnológico e estratégico para a defesa do Brasil e faz parte da Fase 2 do Projeto Identification Friend or Foe (IFF) Modo 4 Nacional (IFFM4BR), marcando, em 2023, o início da integração entre Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa Kryptus EED, 100% nacional, que colaborou no desenvolvimento do aparato.

O IFFM4BR visa a classificação remota eletrônica segura de plataformas militares (aeronaves, embarcações e veículos) no âmbito do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). Sua utilização aspira à consciência situacional (mapa tático), identificando essas plataformas no combate e provendo o suporte necessário às regras de engajamento, o que permite o emprego seguro de mísseis, além do alcance visual (BVR), evitando dessa forma, o fratricídio e a violação do sistema por adversários.

A principal vantagem do Sistema IFF é a sua capacidade de interoperabilidade. O Criptocomputador CM4-B pode ser usado em diferentes plataformas marítimas, terrestres e aéreas, por meio de sua integração com transponders e interrogadores de cada plataforma, permitindo a classificação em combate, rápida e segura, entre os vetores. Também se integra a esse sistema uma suíte de aplicativos responsável por gerar, proteger e distribuir chaves criptográficas a todos os Criptocomputadores. O desenvolvimento desses aplicativos é essencial para a segurança do sistema e está sob a responsabilidade do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ). 

Sobre a Kryptus Segurança da Informação S.A.
A Kryptus é uma multinacional brasileira referência em serviços gerenciados de cibersegurança, provedora de soluções de criptografia e segurança cibernética altamente customizáveis, confiáveis e seguras para aplicações críticas. 

Fundada em Campinas (SP), em 2003, atua hoje nos setores público e privado dos mercados do Brasil, LATAM, Europa, Oriente Médio e África, sendo reconhecida pelo Ministério da Defesa do Brasil com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, além de contar com selo Gartner Cool Vendor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque