Pesquisar este portal

06 dezembro, 2024

Jato HÜRJET, projeto da turca TAI com participação da brasileira Akaer, avança na Espanha


*LinkedIn, por Ibrahim Sünnetci, da Revista Defense Turkey - 05/11/2024

O (novo jato turco) HÜRJET reforça sua posição de liderança ao se destacar de seus concorrentes com seu custo de aquisição e superioridade técnica, bem como sua ampla opção de participação na indústria, na licitação aberta no âmbito da necessidade do Comando das Forças Aéreas e Espaciais da Espanha de um jato de treinamento avançado (AJT) de nova geração.

No dia 4 de dezembro de 2024, de acordo com a notícia no site da Infodefensa.com, o Comandante das Forças Aéreas e Espaciais Espanholas (JEMAE), General Francisco Braco CARBO, em declaração que deu recentemente aos membros da imprensa em Madrid, capital de Espanha, sublinhou que o foco das negociações no âmbito do projeto é o feedback a obter da aquisição, e disse: "Vamos comprar um avião de treino, mas o que vamos receber em troca? É disso que se trata as negociações", disse ele.

O principal objetivo do projeto é a compra de um avião de treinamento a jato avançado, no qual as empresas espanholas da indústria de defesa terão uma participação significativa, de acordo com a política do Ministério da Defesa espanhol de apoiar os programas locais da indústria de defesa. Nesse contexto, o HÜRJET, desenvolvido pela empresa turca TAI, é considerado um dos candidatos de destaque.

O Ministério da Defesa espanhol e as Forças Aéreas e Espaciais querem evitar um modelo de "arrendamento" que criaria uma alta dependência do fabricante para manutenção ou atualizações de componentes.

O General CARBO expressou a importância da propriedade e da gestão independente da aeronave: "Nosso objetivo é ter uma aeronave independente que possamos tocar por nós mesmos".

O General CARBO afirmou que entre os candidatos, além do HÜRJET da TAI, eles também avaliaram o KAI T-50 e a solução M-346 da Leonardo da Coréia, mas as negociações se concentraram principalmente nos benefícios industriais e econômicos a serem obtidos com a aquisição.

De fato, com esta afirmação, acho que se conclui que o T-7, que é o concorrente mais sério da HÜRJET em termos técnicos, não é levado em consideração. Esta situação pode dever-se à participação da indústria e aos requisitos locais de produção/montagem.

Falando sobre o HÜRJET, o General CARBO confirmou que a TAI trouxe a aeronave para a Espanha e a apresentou à Força Aérea e Espacial Espanhola, e que essa questão também foi discutida durante a visita do presidente turco Recep Tayyip Erdogan a Madri em junho passado. O General CARBO concluiu: "A HÜRJET está em uma boa posição, não nego isso, mas existem algumas condições. No momento, estamos avaliando essas condições."

Anteriormente, cobri a licitação das Forças Aéreas e Espaciais Espanholas (SASF / JEMAE) para a aeronave de treinamento a jato de evolução acima mencionada e os desenvolvimentos relacionados ao HÜRJET em minhas notícias publicadas nas edições 132 e 134 da Revista Defense Turkey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque