Pesquisar este portal

16 dezembro, 2024

Embraer propõe variante armada do C-390M para a megalicitação de aeronaves de transporte da Índia

 

*LRCA Defense Consulting - 16/12/2024

O conceituado portal de defesa indiano  Indian Defence Research Wing revela hoje (16) uma novidade importante, já comentada por esta Consultoria no dia 11 deste mês, quando surgiram as primeiras notícias do interesse indiano por variantes da aeronave; o trecho referente ao assunto está postado no final desta matéria. É importante deixar claro que esta posição foi levantada pelo portal indiano, sendo que a Embraer ainda não divulgou nenhuma informação a respeito.

Confira abaixo a reportagem do portal.

"A Embraer, em seu briefing para a Força Aérea Indiana (IAF) para a licitação de aeronaves de transporte médio (MTA) para 60 transportadores, apresentou uma nova proposta ousada: o C-390M Millennium equipado com hardpoints sob suas asas para transportar sistemas de armas ar-superfície. Essa capacidade, destinada a fornecer capacidades operacionais antiterrestres e antinavio, pode posicionar o C-390M como uma plataforma versátil e multifuncional, além de suas funções primárias de transporte.

O C-390M pode potencialmente ser equipado com múltiplos hardpoints sob cada asa. Esses hardpoints suportariam sistemas de armas stand-off pesados, como o Rudram-II (aproximadamente 800 kg), um míssil ar-superfície desenvolvido para a IAF.

Ele também poderia transportar NASM-MR ou Medium Range Anti-Ship Missiles (MRAShM), atendendo a funções antinavio para a Marinha da Índia. 

Nave-mãe para drones
A Embraer também está ansiosa para transformar o C-390M em uma nave-mãe para drones lançados do ar, alinhando-se com as tendências modernas de guerra aérea. Esta variante poderia atender aos requisitos da IAF para uma implantação de enxame ou UAV autônomo, adicionando uma capacidade de ponta à sua frota.

Solução única para a IAF
Ao integrar sistemas de armas e capacidades de lançamento de drones, o C-390M poderia se transformar em um multiplicador de força, adequado para funções além do transporte convencional, como ataques de precisão, segurança marítima e operações de combate de UAV. Uma aeronave multifuncional como o C-390M poderia simplificar os custos para a IAF, servindo tanto como uma aeronave de transporte quanto como uma plataforma de ataque tático.

A licitação MTA da IAF é altamente competitiva, com concorrentes como o Lockheed Martin C-130J Super Hercules e o A400M Atlas da Airbus também na briga. Ao oferecer uma variante armada e com capacidade para drones, a Embraer está posicionando o C-390M como uma solução única capaz de abordar funções de transporte tático e combate, potencialmente dando a ele uma vantagem sobre seus concorrentes."
=x=

Multimissão e variantes adicionais são trunfo para o C-390
A IAF planeja adquirir entre 40 e 60 unidades do MTA, com uma parcela significativa a ser fabricada localmente na Índia por meio de transferência de tecnologia (ToT).

Conforme a publicação indiana (acima citada), o serviço também está considerando desenvolver variantes adicionais da aeronave para atender a requisitos operacionais específicos.

Assim, no quesito "variantes adicionais", o C-390 pode disparar na frente, haja vista que, além de sua atual característica multimissão (transporte de tropas, de cargas paletizadas e de veículos; reabastecimento aéreo - REVO; evacuação aeromédica - EVAM; lançamento de paraquedistas e cargas; combate a incêndios extensos - MAFFS; operação em pistas não pavimentadas e curtas), a Embraer está desenvolvendo também a versão de patrulha marítima armada (MPA), podendo ainda considerar uma versão AEW&C para a aeronave (além do transporte e lançamento de drones, agora levantado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque