*LRCA Defense Consulting - 04/12/2024
A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, e o Exército Brasileiro, assinaram hoje na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, um contrato no valor de R$ 102 milhões, para a entrega de uma unidade do radar SABER M200 Vigilante já na configuração de série.
O processo prevê ainda a continuidade da avaliação técnica e operacional do equipamento e seu futuro emprego nas unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.
O radar SABER M200 Vigilante utiliza tecnologia avançada de processamento de sinais para identificar e rastrear posições e trajetórias de aeronaves, classificando com precisão os alvos aéreos. Este sistema oferece autonomia estratégica às forças terrestres brasileiras, otimizando seus sistemas de defesa aérea de baixa e média altitude.
Entre suas características notáveis está um gerador de energia integrado que permite operação autônoma por até 48 horas, facilitando o transporte, tanto terrestre quanto aéreo. Este design modular e portátil amplia as possibilidades de implantação operacional, tornando o radar uma solução versátil para diferentes cenários táticos.
O Exército Brasileiro será o primeiro operador do SABER M200 Vigilante, o que reforça sua capacidade de defesa antiaérea e o posiciona como referência na implementação desta tecnologia dentro das Forças Armadas Brasileiras. O uso bem-sucedido desse sistema poderá abrir oportunidades tanto para sua adoção pela Marinha e Força Aérea brasileira, quanto para sua exportação para mercados internacionais, sendo que República Tcheca, Áustria e Arábia Saudita estão entre os países que já demonstraram interesse.
O radar também tem potencial significativo como plataforma para fortalecer a cooperação industrial de defesa, permitindo ao Brasil promover um produto com alta demanda em países interessados em modernizar seus sistemas de defesa aérea.
Radar SABER M200 Vigilante em Parintins (AM)
A Embraer e o Exército Brasileiro concluíram com sucesso o primeiro teste do radar M200 Vigilante, incluindo a implantação do equipamento na aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB). A operação do radar foi realizada no Aeroporto Júlio Belém, localizado em Parintins, durante os meses de junho e julho de 2023. A Prefeitura de Parintins, o Aeroporto Júlio Belém e o Aeroporto Internacional de Viracopos também apoiaram a iniciativa.
“O festival proporcionou a oportunidade de testar o desempenho do M200 Vigilante num ambiente difícil. A implantação conjunta da Embraer com o Exército demonstrou a versatilidade, flexibilidade, precisão e robustez do equipamento em sua primeira implantação. Estamos muito satisfeitos com os resultados, que representam um passo importante para o uso operacional efetivo e futuro em benefício das forças armadas no Brasil e no exterior”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança na época.
Na foto inicial que ilustra esta matéria, a plataforma está montada sobre um caminhão Volkswagen Constellation 6×6 militarizado, possibilitando ao equipamento grande mobilidade operacional.
A Dgrande foi a empresa escolhida como fornecedora das mesas elevatórias hidráulicas que integram este projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).