*LRCA Defense Consulting - 19/12/2024
No dia18 de dezembro, na Akaer, foi concluído com sucesso a Fase A do projeto do Veículo Lançador de Pequeno Porte. A Revisão Preliminar de Requisitos oficializou o encerramento desta etapa inicial, confirmando que os prazos e objetivos foram cumpridos.
Agora, o projeto avança para a Fase B, dedicada às definições preliminares, que culminará com a Revisão Preliminar de Projeto.
O Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), que está em desenvolvimento na Akaer, denominado de VLN-AKR, atualmente está na fase de definição
da configuração preliminar para verificar a capacidade de satelitizar nano e microssatélites.
O protótipo do futuro veículo deverá ter capacidade para
lançamento de, no mínimo, cinco quilos de carga-útil na órbita
equatorial, com a realização das operações de lançamento a partir do
território brasileiro, no centro de lançamento de Alcântara, onde também serão realizados todos os testes de voo.
O VLN-AKR é fruto de uma colaboração entre Akaer, Acrux Aerospace Technologies, Brengtech e EMSISTI, com financiamento e apoio da FINEP. Esse projeto brasileiro apresenta algumas características com tecnologias avançadas como:
- Motores leves de materiais compostos, garantindo maior eficiência.
- Controle vetorial de empuxo para máxima precisão.
- Arquitetura eletrônica compacta, reduzindo peso e volume.
A previsão é que o primeiro lançamento do VLN AKR ocorra no primeiro semestre de 2027. Com isso, o Brasil busca se unir ao seleto grupo de apenas 13 países no mundo capazes de realizar lançamentos orbitais de forma independente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).