Pesquisar este portal

08 novembro, 2024

Turbomachine anuncia marco histórico para o setor aeronáutico brasileiro


*LRCA Defense Consulting - 08/11/2024

A Turbomachine anunciou ontem (07) um marco histórico para o Brasil e, especialmente, para o setor aeronáutico, divulgando que seu motor Turbofan de baixa razão de bypass  – o primeiro desenvolvido no hemisfério sul – alcançou a impressionante marca de 25 mil RPM com estabilidade operacional, aproximando-se de sua rotação máxima. 

Esse feito coloca o Brasil em um seleto grupo de nações com a capacidade de desenvolver turbofans de alta complexidade, reforçando nossa independência tecnológica e inovadora no setor.

Ao parabenizar a equipe por sua dedicação e competência, a empresa realça que "Esse avanço é fruto do talento e do comprometimento de um time que não mede esforços para superar desafios e trazer ao mercado soluções robustas e eficientes. Seguimos progredindo e aprimorando cada aspecto do nosso motor, impulsionados por essa conquista histórica. Hoje, o Brasil celebra um marco que poucos países no mundo podem alcançar, e temos orgulho de fazer parte dessa trajetória. Vamos juntos, rumo a novos horizontes". 

Parceria com a SIATT/EDGE
A Turbomachine é especializada em pesquisa, inovação e engenharia e desenvolvimento de motores de turbina a gás e soluções de combustão assistida por plasma no domínio aeroespacial. 

Em agosto de 2023, o Grupo EDGE, conglomerado de Defesa dos Emirados Árabes Unidos, assinou um acordo estratégico com a Turbomachine, uma das principais desenvolvedoras de motores a turbina do Brasil. O acordo permitirá que o EDGE e a Turbomachine trabalhem juntos no desenvolvimento de motores, incluindo turbofan e ventilador propelente, para o portfólio de UAVs (unmanned aerial vehicle - drones) e mísseis da EDGE

Em novembro de 2023, a SIATT, empresa brasileira especializada em armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia, e o Grupo EDGE, que adquiriu 50% dela, assinaram um contrato para desenvolvimento do MANSUP-ER, versão de alcance estendido no MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície), da Marinha do Brasil.
 
O novo míssil tem alcance estendido de 200 quilômetros, é equipado com uma turbina da Turbomachine e voa a uma velocidade de 950 Km/h, com capacidade de transportar 150 Kg de carga explosiva. Suas características possibilitam que seja adaptado para integração em sistemas aéreos e sistemas terrestres selecionados.

Financiamento FINEP
Em 31 de outubro deste ano, a Turbomachine foi contemplada com um financiamento de R$ 8.962.020,00 para o desenvolvimento do TG200, um grupo gerador de pequeno porte, leve, movido a etanol, que se apresenta como solução eficaz e viável para um modelo sustentável, economicamente atraente e amigo do meio ambiente. A intenção é, além disso, aumentar a autonomia de voo e a capacidade de carga útil dos veículos elétricos.

O TG200 é um grupo turbogerador capaz de gerar até 200 HP de potência elétrica de pico. O modelo é composto por uma minigeradora de gases, uma turbina de potência e um gerador elétrico de terras raras, compacto e de alta rotação, eletronicamente controlado. 

O TG200 também apresenta características inovadoras, pois é movido a etanol, algo inédito no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque