Pesquisar este portal

13 novembro, 2024

Saab confirma oferta de caça supersônico Gripen para a Colômbia

A Saab e a Embraer, parceira industrial de São Paulo, planejam fazer do local uma fábrica primária do Gripen para outro possível acordo com o Peru e pedidos futuros de outros clientes latino-americanos.

 

*The Defense Post, por Rojoef Manuel - 13/11/2024

A empresa de defesa sueca Saab fez uma oferta para a venda de sua aeronave supersônica leve JAS 39 Gripen para a República da Colômbia.

O possível contrato de um número não revelado de Gripens com Bogotá foi revelado pela primeira vez de forma não oficial pela agência de notícias pública sueca Sveriges Radio, de acordo com uma reportagem da Reuters .

Em uma entrevista recente, o CEO da Saab, Micael Johansson, confirmou isso, dizendo que a empresa sediada em Estocolmo se comprometeu com uma proposta “completa” para o país latino-americano.

“Acho que temos uma boa oferta, mas é claro que nunca é sem concorrência”, afirmou Johansson.

Expansão do Gripen brasileiro, possível acordo peruano
O comentário foi feito após o governo sueco assinar um acordo de defesa com o país vizinho da Colômbia, o Brasil, no último final de semana para aumentar a frota de caças Gripen deste país em 25%.

O antigo programa de caças com a Suécia e o Brasil foi iniciado em 2014, com cerca de 36 encomendados para o país sul-americano.

Até o momento, o país escandinavo está em processo de conclusão de mais oito entregas para Brasília. A Saab abriu uma unidade no Brasil em 2023 para dar suporte à produção do jato de caça.

Este mesmo centro será usado para fabricar 15 aeronaves no mais recente esforço de expansão do Gripen no Brasil.

A Saab e a Embraer, parceira industrial de São Paulo, planejam fazer do local uma fábrica primária do Gripen para outro possível acordo com o Peru e pedidos futuros de outros clientes latino-americanos.

“Faz sentido trabalhar a partir deste centro no Brasil se tivermos a oportunidade de também convencer a Colômbia e o Peru a selecionar o Gripen”, disse Johansson na atualização da Reuters .

“Mas o Peru também é um mercado muito interessante, já que eles disseram publicamente que criaram um orçamento para começar essa aquisição. Então, é claro que estamos nessa competição também.”

Gripen JAS 39 da Saab

A aeronave Gripen tem um comprimento total de 16 metros (52 pés) e uma envergadura de 9 metros (30 pés).

A plataforma pode transportar até 7.200 quilos (15.873 libras) de carga útil e viajar a 2.100 quilômetros (1.305 milhas) por hora.

Ele é equipado com um motor turbofan de pós-combustão General Electric F414 e é armado com mísseis ar-ar, ar-solo e antinavio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque