Força de Prontidão da 1ª Brigada de infantaria de Selva realiza tiro com o míssil MAX (Fonte: EB) |
*Army Recognition - 04/11/2024
A empresa de defesa brasileira SIATT (Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico) está fazendo avanços significativos na tecnologia de mísseis antitanque com sua plataforma de ponta MSS Anti-Tank Guided Missile (ATGM) (Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro, Míssil MAX). À medida que a plataforma evolui, ela está pronta para redefinir as capacidades antitanque e de ataque de precisão do Brasil para forças terrestres, posicionando-se como um elemento crítico das futuras operações de combate do Exército Brasileiro.
A plataforma MSS ATGM da SIATT está atualmente em desenvolvimento, com planos para incorporar tecnologia avançada de disparar e esquecer que permitirá aos operadores lançar o míssil e realocá-lo imediatamente, minimizando assim sua exposição no campo de batalha.
As capacidades antecipadas do MSS ATGM são impressionantes: espera-se que o sistema perfure mais de 1.000 mm de Blindagem Homogênea Rolada (RHA), neutralizando efetivamente uma ampla gama de tanques de batalha principais (MBTs) modernos e veículos blindados. Este nível de penetração coloca o MSS ATGM na mesma classe de alguns dos mísseis antitanque mais poderosos do mundo, abordando ameaças críticas representadas por alvos fortemente blindados e protegidos por blindagem reativa.
Além de sua alta capacidade de penetração, o futuro modelo "dispare e esqueça" do MSS ATGM ostentará um alcance de mais de 4 quilômetros, fornecendo às forças brasileiras uma capacidade substancial de stand-off. Esse alcance estendido será vital para as operações de defesa do Brasil, especialmente em terrenos abertos ou acidentados, onde engajamentos de longo alcance são necessários para vantagem tática.
Força de Prontidão da 1ª Brigada de infantaria de Selva realiza tiro com o míssil MAX (Fonte: EB) |
Embora a versão "dispare e esqueça" represente o objetivo final do projeto MSS ATGM, o foco imediato da SIATT está no desenvolvimento de uma variante de alcance estendido guiada a laser do míssil. Esta variante foi projetada para aumentar a precisão e o alcance operacional das forças antitanque do Exército Brasileiro, fornecendo capacidades de engajamento eficazes a distâncias consideráveis. O sistema de orientação a laser permite o direcionamento preciso de alvos estacionários e móveis, garantindo aos operadores maior controle sobre a trajetória de voo do míssil e reduzindo as chances de contramedidas interromperem sua trajetória.
A plataforma MSS ATGM representa um marco nas ambições do Brasil de desenvolver soluções de defesa nativas de alto desempenho, reduzindo a dependência de tecnologia estrangeira. Além disso, a compatibilidade da plataforma com vários veículos táticos e o potencial de integração com outros sistemas de defesa destacam sua versatilidade. Essas capacidades aumentam o potencial de exportação do sistema, pois as nações que buscam aprimorar suas defesas antitanque provavelmente serão atraídas pelas especificações avançadas e pela flexibilidade de integração multiplataforma do MSS ATGM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).