*LRCA Defense Consulting - 03/11/2024
Em 53 dias, a Akaer implementou a experiência da solução industrial Engineered to Fly na plataforma 3D EXPERIENCE. Agora que todos trabalham no mesmo ambiente, acessando uma única fonte de informação, a Akaer diminuiu o tempo de desenvolvimento do produto, melhorou a produtividade e reduziu os custos.
Instalação de software de alta velocidade
Instalações de software podem levar meses, e às vezes até anos, para serem implementadas. Então, quando a Akaer – uma empresa brasileira de engenharia que atende grandes clientes que operam nos mercados aeroespacial e de defesa – disse que queria implementar a plataforma 3D EXPERIENCE® da Dassault Systèmes em apenas dois meses, foi informada de que isso simplesmente não seria possível.
“Muitas pessoas diferentes me disseram que eu era louco – que não havia como eu conseguir concluir isso em 60 dias”, disse Joselito Henriques , vice-presidente de P&D e inovação da Akaer. “Na verdade, pessoas que fizeram implementações semelhantes disseram que seis meses podem ser uma luta.”
No entanto, uma implementação rápida era crítica para a Akaer: havia um projeto enorme em jogo. “Tínhamos acabado de ganhar um projeto significativo com o Exército Brasileiro que começaria em dois meses”, disse Henriques. “As equipes internas de design e engenharia precisavam de um ambiente de software melhor para trabalhar. Eu estava sentindo a pressão de entregar algo a elas.”
A necessidade de mudança
A Akaer é conhecida por entregas bem-sucedidas. “Nossas capacidades de engenharia nos diferenciam da concorrência”, disse Cesar Silva, presidente e CEO da Akaer . “ Temos orgulho de nossa capacidade de nos aproximar de nossos clientes e resolver seus maiores problemas – problemas que podem ser incrivelmente complexos – por meio da entrega de soluções completas.”
Nas últimas três décadas, a empresa forneceu serviços de engenharia de alto nível para muitos OEMs em todo o mundo, trabalhando em projetos que abrangem terra, mar e ar. Ela emprega cerca de 620 funcionários espalhados por sites no Brasil, juntamente com algumas equipes localizadas nas instalações do cliente durante as fases iniciais.
Silva acredita que a expertise da Akaer é única. “Fomos reconhecidos por nossa maneira original de pensar, tendo sido premiados como 'empresa mais inovadora' no National Innovation Awards por três anos consecutivos”, disse ele.
Trabalhar com algumas das maiores empresas aeroespaciais e de defesa do mundo significa que a Akaer geralmente está vinculada aos ambientes de software de seus clientes.
“Trabalhamos em uma grande variedade de projetos diferentes para muitos clientes diferentes”, disse Fernando Ferraz, diretor de operações da Akaer. “É muito difícil estabelecer uma maneira consistente de trabalhar porque precisamos usar as ferramentas ou soluções dos nossos clientes. No entanto, quando ganhamos este projeto com o Exército Brasileiro, nos foi dada a liberdade de escolher nossas próprias ferramentas.”
Naquele ponto, Akaer usou as ferramentas de design CATIA V5 da Dassault Systèmes em um ambiente baseado em arquivo. “Durante o trabalho inicial neste projeto, estávamos tentando gerenciar sem nenhum tipo de solução de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), mas era incrivelmente difícil operar dessa forma”, disse Henriques. “Havia muitos processos manuais e arquivos armazenados localmente. O gerenciamento de mudanças e o controle de versões eram impossíveis — e, portanto, havia muitas imprecisões.”
A plataforma 3D EXPERIENCE , incluindo ENOVIA para gerenciamento de projetos, resolveria esses problemas. "Sabíamos que a plataforma era a escolha certa para nós", disse Henriques. "Trabalhamos com as ferramentas de design da Dassault Systèmes desde a concepção da Akaer e não queríamos que isso mudasse. A plataforma 3D EXPERIENCE significaria que poderíamos continuar a usar as ferramentas de design CATIA com as quais estávamos familiarizados, mas em um único ambiente unificado. ENOVIA nos daria uma lista de materiais, gerenciamento de requisitos e gerenciamento de alterações aprimorado."
Henriques precisava encontrar uma maneira de implementar a solução em tempo recorde. Com isso em mente, ele começou a criar uma equipe para ajudar.
“Tivemos mais de 70 pessoas envolvidas”, disse ele. “Dez da Dassault Systèmes, seis do nosso parceiro de implementação local LWT Systems e o restante da Akaer, incluindo nossa equipe de ICT e usuários-chave da equipe administrativa, do departamento jurídico, da equipe da cadeia de suprimentos e da equipe de engenharia. Foi uma experiência intensa.”
Mas garantir que todos trabalhassem juntos efetivamente começou como um grande desafio. “Começamos a implementação com todas as partes trabalhando em locais diferentes – a Dassault Systèmes e a LWT Systems eram externas, e nossas equipes internas também estavam geograficamente dispersas”, disse Henriques. “Depois de uma semana, percebemos que isso não iria funcionar. Havia muitas áreas cinzentas em termos de responsabilidades. Algumas atividades estavam sendo replicadas, enquanto outras estavam sendo perdidas.”
Trabalhando como uma equipe
Reconhecendo que algo precisava mudar, Henriques encontrou um grande espaço de escritório onde todos da equipe de implementação pudessem trabalhar juntos no mesmo local. “Eu o chamei de minha 'sala de guerra'”, disse Henriques. “Isso significava que todos eram capazes de ver o que cada um estava fazendo. Podíamos trabalhar juntos e resolver problemas como uma equipe. Isso foi uma virada de jogo total.”
Ao reunir todos em um só lugar, os indivíduos das várias organizações começaram a trabalhar como um. “Você não saberia quem era da Dassault Systèmes, quem era da LWT e quem era da Akaer”, disse Henriques. “Se tínhamos um problema, era problema da equipe. De repente, vimos a implementação correr em uma nova velocidade. Na verdade, a implementação foi concluída uma semana antes do previsto – em apenas 53 dias.”
E não foi só a implementação que foi rápida – o treinamento também aconteceu em ritmo acelerado. Como a equipe já era usuária pesada do CATIA V5, eles estavam familiarizados com a interface e muitos dos aspectos operacionais da plataforma. Isso significava que eles não precisavam começar do zero quando se tratava do programa de treinamento – eles só precisavam aprender os elementos que eram exclusivos da plataforma 3D EXPERIENCE.
“Inicialmente, o programa de treinamento da LWT era bem abrangente – era um processo de duas semanas e meia”, disse Henriques. “Conseguimos reduzir isso significativamente e, no final, todos os usuários foram treinados em questão de dias.”
Para se preparar para a plataforma entrar no ar, Henriques garantiu que uma equipe de pessoas da Dassault Systèmes estivesse disponível para resolver quaisquer problemas iniciais. “Acontece que não precisávamos realmente desse suporte”, disse Henriques. “Na primeira tarde, estávamos todos usando o sistema. Foi estranho porque houve silêncio total – todos estavam trabalhando.”
Uma abordagem moderna para engenharia
Akaer nunca olhou para trás. “A plataforma 3D EXPERIENCE transformou a maneira como trabalhamos”, disse Henriques. “Agora temos integração. Todos falam a mesma língua. É como nosso cenário de sala de guerra, mas em um ambiente virtual.”
“Vimos o benefício de migrar do CATIA V5 para o CATIA na plataforma 3D EXPERIENCE imediatamente”, acrescenta Mucio Melo, que lidera a equipe de engenharia na Akaer. “Temos maior controle sobre o desenvolvimento de desenhos, especialmente em relação ao controle de versão. Anteriormente, gerenciávamos versões usando uma planilha do Excel, o que estava longe de ser o ideal – isso levava a muitos erros. Agora, graças ao ENOVIA na plataforma, temos rastreabilidade total de nossos projetos.”
Agora que todos trabalham no mesmo ambiente, acessando uma única fonte de informação, a Akaer pode fazer a transição para a engenharia simultânea – um processo em que o design e o desenvolvimento de produtos acontecem simultaneamente, em vez de consecutivamente.
“Não é nem um caso de reduzir os tempos de ciclo como era no passado, é um caso de fazer tudo simultaneamente”, disse Ferraz. “Isso traz enormes desafios. Você deve aprender a pensar em sequência e trabalhar em paralelo. Isso só pode ser feito se tivermos as ferramentas que colocam diferentes equipes no mesmo ambiente para que possam gerar informações juntas. Os requisitos precisam ser definidos desde o primeiro dia.”
Ferraz oferece um exemplo: “No mundo aeroespacial, normalmente o estágio de revisão crítica de projeto (CDR) precede a produção de peças. Nós fazemos um projeto, decidimos que ele está maduro o suficiente e então começamos a produzir. Mas o que está acontecendo hoje é que estamos produzindo produtos com montagens e robôs complexos. E, na verdade, o ciclo para gerar o robô é mais longo do que o ciclo para os produtos. Então agora precisamos gerar informações para o processo de montagem dos robôs antes de terminarmos o projeto do produto. Então, precisamos inverter a ordem da sequência.”
Ao projetar produtos simultaneamente na plataforma 3D EXPERIENCE, a Akaer diminuiu o tempo de desenvolvimento do produto e o tempo de colocação no mercado, melhorou a produtividade e também reduziu os custos.
Além disso, o primeiro projeto na plataforma progrediu sem problemas. “Conseguimos concluir a primeira etapa do projeto para o Exército Brasileiro – da concepção ao design e testes – em menos de 18 meses”, disse Ferraz.
Isso envolveu atender a mais de 500 requisitos. “A maioria desses requisitos passa por várias disciplinas – seja mecânica, elétrica, fluidos ou eletrônica – e cada disciplina é gerenciada por uma equipe separada que reside em um local diferente”, disse Melo. “A plataforma foi essencial para gerenciar essa complexidade e garantir que todas as equipes pudessem cooperar efetivamente.”
O projeto também exigiu que a Akaer gerenciasse milhares de peças para diversas variantes de produtos diferentes. “Ter uma lista de materiais precisa é essencial para isso”, disse Melo. “À medida que avançamos para o próximo estágio do projeto, teremos ainda mais variantes para gerenciar. A única maneira sensata de fazer isso é com uma plataforma como a 3D EXPERIENCE.”
Pensando no futuro
Desde seu primeiro projeto, a Akaer trabalhou em três projetos adicionais na plataforma. “Adotar a plataforma 3D EXPERIENCE está se mostrando um diferencial competitivo para nós – ter a tecnologia mais recente está nos ajudando a atrair novos clientes”, disse Ferraz.
Não é de se espantar, então, que a equipe não hesitaria em recomendá-lo a organizações semelhantes. “Se você quer trabalhar em projetos complexos, com equipes multidisciplinares, você precisa ter integração”, disse Ferraz. “Simplesmente não é possível trabalhar neste ambiente complexo sem ela. A plataforma 3D EXPERIENCE fornece essa integração – é inestimável para nós.”
Silva concorda: “À medida que olhamos para o futuro, queremos elevar a maneira como trabalhamos”, disse ele. “Graças à nossa parceria com a Dassault Systèmes, estou confiante de que podemos fazer isso. Estou ansioso pelo que nos espera.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).