*LRCA Defense Consulting - 28/11/2024
O projeto Mini Turbogerador TG-200 à etanol foi aprovado na chamada FINEP: Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável.
Segundo a Turbomachine, autora da iniciativa, este projeto representa um passo importante no desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para a descarbonização do transporte aéreo e a evolução de tecnologias para voos autônomos, em linha com a missão da empresa de contribuir para uma aviação mais limpa e eficiente, criando oportunidades para o setor e fortalecendo a cadeia industrial brasileira.
Características Técnicas do TG-200:
•130 kW de potência elétrica contínua.
• Melhor relação potência/peso.
• Uso de etanol
Impacto Nacional:
• Desenvolvimento do turbogerador TG-200 coloca o Brasil na vanguarda do mercado da aviação híbrida sustentável.
• Cadeia de suprimentos nacional.
• Geração de empregos e fortalecimento da indústria nacional.
Financiamento FINEP
A Turbomachine foi contemplada com um financiamento de R$ 8.962.020,00 para o desenvolvimento do TG-200, um grupo gerador de pequeno porte, leve, movido a etanol, que se apresenta como solução eficaz e viável para um modelo sustentável, economicamente atraente e amigo do meio ambiente. A intenção é, além disso, aumentar a autonomia de voo e a capacidade de carga útil dos veículos elétricos.
O TG-200 é um grupo turbogerador capaz de gerar até 200 HP de potência elétrica de pico. O modelo é composto por uma minigeradora de gases, uma turbina de potência e um gerador elétrico de terras raras, compacto e de alta rotação, eletronicamente controlado.
O TG-200 também apresenta características inovadoras, pois é movido a etanol, algo inédito no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).