Pesquisar este portal

14 outubro, 2024

Omnisys entrega o STREV ao Exército - uma capacidade estratégica para a Força


 

*LRCA Defense Consulting - 14/10/2024

Em outubro de 2024 ocorreu, no Centro de Avaliação do Exército (CAEx), a finalização da entrega do Sistema Transportável de Rastreio de Engenhos em Voo (STREV).

O STREV possibilita a coleta e a análise de informações em tempo real de engenhos em voo, com o objetivo de contribuir com a avaliação, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais de emprego militar ou civil, lançados no espaço aéreo até o nível suborbital. Seu emprego traz benefícios tanto em proveito do Exército quanto das demais Forças e da Base Industrial de Defesa.

O sistema completo é composto por um radar de banda C, um sistema de rastreio ótico, um radar doppler e meios de comando e controle disponíveis em infraestrutura própria e com possibilidade de desdobramento em todo o País.

Essa é mais uma entrega do PAC DEFESA, com investimentos do Programa Estratégico do Exército ASTROS.


Rastreio de engenhos em voo é uma capacidade tecnológica estratégica
A parceria entre a Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, e o Exército Brasileiro para o desenvolvimento e implantação do STREV foi firmada em abril de 2019. O contrato, de cinco anos, incluiu o desenvolvimento e a implantação do sistema de rastreio, capaz de fornecer informações essenciais para a análise de desempenho de foguetes, mísseis e munições, além da instrumentação completa, treinamento e suporte logístico.

O STREV irá apoiar o Exército Brasileiro em missões de rastreio de forma a prover informações essenciais para o desenvolvimento e avaliação de projetos e produtos, como a do míssil tático de cruzeiro MTC-300 e a do foguete guiado SS-40G que integram o Programa Estratégico do Exército Astros 2020. Totalmente transportável, o sistema poderá ser operado em diferentes campos de ensaios e testes brasileiros, resultando em significativa redução de custos de instrumentação para as forças armadas brasileiras.

É importante destacar que o rastreio de engenhos em voo é uma capacidade tecnológica estratégica dominada por poucos países. Por sua arquitetura transportável, o STREV pode ser operado em diferentes locais acessíveis por rodovias, em todo o território nacional, o que viabiliza a realização dos ensaios em área geográfica mais adequada para a missão de lançamento do engenho a ser avaliado. 

*Com informações do Escritório de Projetos do Exército Brasileiro (EPEx)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque