Pesquisar este portal

02 outubro, 2024

Ministério da Defesa tcheco vai adquirir duas aeronaves de transporte Embraer C-390 Millennium


*Ceské Noviny - 02/10/2024

O Ministério da Defesa da República Tcheca vai adquirir duas aeronaves de transporte médio Embraer C-390 Millennium. O preço total do contrato, incluindo equipamento adicional que permite o combate a incêndios ou a evacuação dos feridos, é de 11,3 mil milhões de coroas (US$ 493 milhões) sem IVA. A compra foi aprovada hoje pelo governo, disse a ministra da Defesa, Jana Černochová (ODS), em conferência de imprensa após a reunião de gabinete. A Defesa iniciou negociações com a empresa brasileira Embraer no outono passado. Os aviões podem ser usados, entre outras coisas, para transportar equipamento militar pesado e pessoas.

O ministério quer fechar o contrato com o fabricante dentro de algumas semanas, a primeira máquina deverá estar à disposição dos militares no próximo ano. “O Exército da República Checa ganhará novas capacidades no transporte de pessoas e materiais pesados ​​em distâncias mais longas, porque atualmente não temos aviões para evacuar um grande número de pessoas de áreas de crise, que também teriam a segurança adequada”, disse Černochová. Segundo ela, isso foi demonstrado pelas evacuações do Afeganistão e do Sudão ou pela recente evacuação de Israel.

“Este ano esperamos um adiantamento de oito mil milhões de coroas, graças ao qual receberemos a primeira máquina no próximo ano”, afirmou o ministério. A República Tcheca deverá receber a segunda aeronave em 2027 ou 2028.

Segundo o ministro, a República Tcheca adquirirá a aeronave em condições semelhantes às de outros países aliados. Por exemplo, Portugal, Hungria e Áustria compram o mesmo. Além dos próprios aviões, a defesa também adquirirá equipamentos adicionais, como módulo aéreo de combate a incêndios, módulo de reabastecimento em voo ou módulo de transporte de pacientes.

“O contrato inclui também a aquisição de equipamento de terra, o fornecimento inicial de peças sobressalentes ou a formação de pessoal”, afirmou o ministério num comunicado de imprensa. O montante total de 11,3 mil milhões de coroas excluindo IVA inclui também uma reserva cambial. O IVA é de 21 por cento, pelo que o preço deveria ser de 13,7 mil milhões de coroas, de acordo com os cálculos do ČTK.

A aeronave, que tem capacidade de decolar e pousar em aeroportos com pistas não pavimentadas, pode transportar até 26 toneladas de carga, segundo o ministério, ou acomodar 80 passageiros ou 64 paraquedistas totalmente armados. “O alcance, como acontece com todas as máquinas de transporte, varia de acordo com o peso da carga transportada. Uma aeronave totalmente carregada (26 toneladas) tem alcance de 2.000 quilômetros, com uma carga de 23 toneladas depois 2.720 quilômetros e com uma carga de 14 toneladas, 5.020 quilômetros, o alcance máximo é então superior a 6.000 km, com tanques adicionais de até 8.000 km", disse o ministério.

Segundo o ministério, o módulo de combate a incêndios em voo permitirá o deslocamento de aeronaves para auxiliar o sistema integrado de resgate no manejo de incêndios de grande porte. “Também estamos comprando um módulo para os aviões que permitirá o reabastecimento em voo, um módulo para transporte de pacientes, incluindo a possibilidade de colocação de macas para pacientes que necessitam de cuidados intensivos, tanques de combustível adicionais para ampliar o alcance, um sistema de autoproteção para operações em ambientes perigosos, um sistema de distribuição de combustível no solo FARP e um módulo para operações de Busca e Resgate", disse a agência. Os aviões também contarão com equipamentos para transporte de passageiros de alto padrão e repetidor GPS para forças especiais.

A indústria de defesa checa estará envolvida no contrato, o ministério assinou hoje um acordo de cooperação industrial, disse Černochová. Segundo ela, o valor estimado dos programas de cooperação industrial é superior a 82,3 milhões de dólares (1,87 mil milhões de coroas).

“Os projetos dizem respeito à expansão da produção existente na empresa Aero Vodochody e à cooperação da empresa estatal LOM Praha para garantir o ciclo de vida da aeronave adquirida”, acrescentou a ministra. Segundo ela, a Embraer também irá cooperar com universidades da República Tcheca na área de veículos autônomos e de voo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque