Pesquisar este portal

19 outubro, 2024

Helicóptero não consegue interceptar drone inimigo. Missão típica para um Super Tucano?


*LRCA Defense Consulting - 19/10/2024

Esta Consultoria tem repetidamente insistido que a aeronave Embraer A-29 Super Tucano pode vir a se tornar a mais eficaz arma antidrone ar-ar da atualidade, como foi descrito na matéria "Antidrone: enquanto Ucrânia e Rússia improvisam o Yak-52, Super Tucano poderá ser a grande arma para a missão".

Hoje, o portal Defence Blog divulgou reportagem, assinada por Dylan Malyasov, que mostra um helicóptero Apache israelense tentando, sem sucesso, interceptar um drone do Líbano que entrou no espaço aéreo israelense e chegou a Cesareia, onde explodiu perto da residência do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Veja trechos da matéria.

"As Forças de Defesa de Israel (IDF) relataram que o drone foi um dos três lançados do Líbano, com os outros dois sendo interceptados e destruídos com sucesso.

Imagens circulando nas redes sociais mostram o helicóptero AH-64 Apache em perseguição ao drone hostil sobre Akko, no noroeste de Israel. Apesar dos esforços do helicóptero, o drone evitou a interceptação e continuou sua trajetória de voo, atingindo uma estrutura em Cesareia. Nenhum ferimento foi relatado, mas o incidente levantou sérias preocupações sobre a eficácia das medidas de defesa aérea de Israel .

Após o ataque, alarmes foram disparados na base de Glilot, perto de Herzliya, uma instalação conjunta usada pelo serviço de inteligência de Israel, Mossad, e unidades de inteligência cibernética militar. Em resposta, os militares israelenses declararam que não havia possibilidade de mais infiltrações de drones naquele momento, apesar das preocupações iniciais.

A polícia israelense confirmou que forças de segurança foram mobilizadas pesadamente ao redor de Cesareia após o impacto. Eles conduziram buscas completas na área em busca de possíveis restos explosivos, enquanto estradas de acesso perto da residência de Netanyahu foram fechadas como precaução. Barreiras de segurança e postos de guarda foram estabelecidos ao redor da residência do primeiro-ministro, com serviços de emergência de prontidão.

Um dos drones envolvidos, identificado como Sayyad 107, foi ligado ao Hezbollah. De acordo com fontes de segurança israelenses, o tamanho pequeno do drone e a baixa assinatura de radar o tornam particularmente difícil de detectar. O Sayyad 107 pode mudar de altitude e direção com frequência, tornando a interceptação desafiadora. Esse tipo de drone também foi supostamente envolvido em um ataque anterior a uma base de treinamento da Brigada Golani em Binyamina, ao sul de Haifa."

O versátil Super Tucano na caça a drones
Para a guerra aérea aos temíveis drones, os muito velozes caças supersônicos ou os pesados, lentos e pouco manobráveis (relativamente) helicópteros de ataque parecem não ser as soluções mais adequadas, como mostraram os insucessos do uso anterior de aeronaves F-16 e o atual uso de um helicóptero Apache contra drones que, apesar de lentos, voam a baixa altura e possuem capacidade de esquiva.

Nos meios militares de vários países já se comenta que o moderno e versátil avião a hélice de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano seria uma solução ideal para operações antidrones, pois é extremamente manobrável, rápido, versátil e muito bem equipado com aviônicos avançados, sensores eletro-ópticos e infravermelhos, sendo capaz de transportar uma grande variedade de armas, incluindo metralhadoras, foguetes e munições guiadas com precisão. Seu design é extremamente resistente, permitindo operar de qualquer lugar. Além disso, é reconhecidamente experimentado em combate, e com muito sucesso.

A aeronave possui velocidade máxima de 520 km/h, rápida o suficiente para oferecer uma pronta resposta a alvos aéreos como helicópteros, pequenos aviões e drones detectados pelos radares terrestres ou por outros meios. Sua velocidade de estol é de 148 km/h, permitindo-lhe combater drones que naveguem próximo desta velocidade, mesmo em baixas altitudes, haja vista poderem realizar manobras que lhe permitiriam atacar de ângulos e maneiras que seriam muito difíceis a um caça supersônico ou a um helicóptero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque