Pesquisar este portal

02 outubro, 2024

Embraer fortalece cooperação industrial com a República Checa com foco no C-390 Millennium


*LRCA Defense Consulting - 02/10/2024

A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, dá um grande passo à frente ao assinar um Acordo de Cooperação Industrial (ICA) com o Ministério da Defesa Tcheco (MOD). Este acordo estratégico reflete o profundo comprometimento da Embraer em fortalecer sua parceria de longo prazo com a República Tcheca, visando aprimorar as capacidades industriais e tecnológicas locais, ao mesmo tempo em que promove a inovação, cria empregos altamente qualificados e contribui para o crescimento do setor aeroespacial e de defesa do país.

Acordos separados também assinados durante a cerimônia aumentarão a participação da Aero Vodochody no programa C-390 Millennium e a troca de conhecimento, transferência de know-how e experiência para a LOM Praha.

A Diretora Geral de Cooperação Industrial do Ministério da Defesa Tcheco, Sra. Radka Konderlova, acrescentou: “A cooperação industrial é uma parte importante de todos os projetos de armamento estratégico, incluindo a aquisição da aeronave C-390 Millennium. Graças ao seu envolvimento de longo prazo com a indústria tcheca, que remonta à fase de desenvolvimento do C-390, a Embraer foi uma excelente parceira durante as negociações do Acordo de Cooperação Industrial. A empresa conseguiu propor projetos que contribuirão significativamente para garantir os interesses essenciais de segurança da República Tcheca. Além disso, a Embraer se compromete a explorar mais oportunidades de trabalhar com a indústria tcheca para expandir e fortalecer sua cadeia de suprimentos global”.

“Estamos entusiasmados em estender nossa cooperação com a República Tcheca, uma nação com uma rica história em aeroespacial e defesa. A Aero Vodochody, a LOM Praha e as universidades locais são parceiras essenciais. Estamos ansiosos para trabalhar juntos enquanto contribuímos para o crescimento da indústria aeroespacial tcheca”, disse Jose Gustavo, vice-presidente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Embraer Defesa & Segurança para a Europa e África.

“A cooperação bem-sucedida entre a Aero e a Embraer, que iniciamos em 2011, está se aprofundando constantemente. Somos fornecedores exclusivos de peças para as aeronaves C-390 Millennium, participamos tanto na sua produção como no seu desenvolvimento. Somos o principal parceiro da Embraer na República Tcheca e um dos mais importantes de toda a Europa Central. Estamos agora a atingir um novo objetivo e 2024 é um ponto de viragem para nós. A assinatura do aditivo ao contrato é um passo importante não só para a Aero, mas também para toda a República Checa. Este projeto estratégico tem um impacto positivo no desenvolvimento sustentável de toda a indústria da aviação checa, que a Aero representa. O efeito no emprego, no desenvolvimento de inovações, no know-how e no fortalecimento da nossa posição no mercado global também é positivo.", disse o Sr. Viktor Sotona, Presidente e CEO da Aero Vodochody.

Filip Kulštrunk, vice-presidente executivo da Aero, acrescentou: “A expansão da nossa cooperação com a Embraer é o resultado de um esforço conjunto para entregas estáveis, maior envolvimento das empresas tchecas no programa e um rápido aumento na capacidade de produção para que possamos responder ao crescente interesse nas aeronaves C-390. Gostaria de agradecer ao Ministério da Defesa da República Tcheca e à empresa Embraer pela cooperação e apoio, que foram fundamentais para a concretização deste acordo. Sem o seu apoio e confiança contínuos, esta expansão da parceria não teria sido possível.”

“Este acordo de cooperação é um marco importante para a LOM Praha. Cooperar com a Embraer é para nós a oportunidade perfeita para adquirir uma experiência e know-how significativos em aeronaves de transporte militar de nova geração”, disse o Sr. Jiří Protiva , CEO da LOM Praha.

O novo contrato confirma o fortalecimento da parceria entre Aero e Embraer para garantir a segurança de fornecimento de longo prazo para o programa C-390. Um elemento-chave desta cooperação é o aumento da participação checa na produção, incluindo a transferência de parte da produção diretamente para a Aero e para outros fornecedores checos.

Além disso, a produção da aeronave será aumentada significativamente – de quatro conjuntos em 2024 para oito em 2025, com o objetivo de produzir até doze conjuntos por ano nos anos seguintes. O aumento reflete a crescente procura pelo C-390, com a Coreia do Sul, a Áustria e os Países Baixos a tornarem-se novos clientes nos últimos dois anos, e espera-se outra aquisição por parte do Ministério da Defesa Checo.


Com base no aumento planejado da produção e no aumento da participação da Aero no programa C-390, espera-se que o valor total anual das entregas ultrapasse 700 milhões de coroas e cresça nos anos seguintes. Esta cooperação representa não apenas benefícios econômicos significativos para a Aero e a República Checa, mas também novos investimentos em tecnologias que permitirão à Aero oferecer as suas capacidades únicas a outros clientes no domínio da aviação civil e militar na Europa Ocidental. 

A compra de aeronaves C-390 pela República Tcheca é fundamental para manter a capacidade de produção da Aero. Se a aquisição e o acordo de cooperação industrial relacionado não se concretizassem, a Embraer poderia transferir a produção para outro país no futuro, o que teria um impacto negativo no emprego e no desenvolvimento das capacidades tecnológicas da indústria checa.

A Aero está envolvida no programa C-390 Millennium desde o seu início em 2011 e é responsável pela fabricação da fuselagem traseira, portas para paraquedistas e tripulação, portas de emergência, escotilhas, rampa de carga e bordo de ataque. Graças à parceria de longo prazo com a Embraer, a Aero está agora a aumentar significativamente a produção, não só expandindo a sua capacidade de exportação, mas também criando novos empregos na República Checa. O programa C-390 tornou-se um sucesso global e, além do Brasil, de Portugal e agora da Hungria, onde a aeronave já está em serviço, também será entregue à Áustria, à Holanda e à República da Coreia, enquanto também é deverá ser implantado na República Checa.

A empresa estatal Maintenance Repair and Overhaul, LOM Praha, se beneficiará da troca de conhecimento sobre a manutenção da aeronave C-390, preparando seus técnicos para executar atividades de manutenção orgânica e intermediária, e permitindo que a empresa seja integrada ao gerenciamento do ciclo de vida do C-390. Além disso, este acordo também permitirá que as empresas explorem mais oportunidades em serviços e suporte para o C-390, abrindo caminho para uma possível parceria de longo prazo.

"A LOM PRAHA terá a oportunidade de treinar seus técnicos para a manutenção de aeronaves C-390 Millennium diretamente no fabricante. O anexo do contrato descreve em pormenores a formação teórica e prática dos trabalhadores da empresa pública. O programa de treinamento, liderado por instrutores qualificados da Embraer, visa adquirir o conhecimento técnico e as habilidades necessárias para a operação segura e eficiente de aeronaves de transporte", diz Jiří Protiva, Diretor da LOM PRAHA.

Este novo marco reforça o compromisso da Embraer em estreitar os laços com seus parceiros locais, contribuindo assim para seu crescimento.

Como parte de sua estratégia, a Embraer também pretende colaborar com universidades locais e instituições de pesquisa em projetos aeroespaciais avançados. Essas iniciativas promoverão a troca de conhecimento, criarão oportunidades para talentos de engenharia tchecos e impulsionarão a inovação em tecnologias aeroespaciais de próxima geração.

Segundo informações da mídia tcheca, não confirmadas por esta editoria, o acordo de cooperação industrial assinado hoje teve o valor de US$ 82,3 milhões.

Sobre AERO Vodochody
AERO Vodochody AEROSPACE se concentra no desenvolvimento, produção, manutenção e melhoria de aeronaves civis e militares e é o maior fabricante de aeronaves da República Tcheca e um dos mais antigos fabricantes de aeronaves do mundo. No campo de aeronaves próprias, a AERO é parceira permanente de várias forças aéreas militares e tem uma forte posição no mercado de aeronaves de treinamento militar e de combate leve. Com 11.000 aeronaves produzidas em seus 100 anos de existência, centenas de aeronaves L-39 Albatros ainda em serviço com dezenas de operadores militares e várias equipes de demonstração, e especialmente com sua nova aeronave L-39NG, a AERO se estabeleceu como líder no mercado global de treinamento a jato. No setor de aviação civil, a AERO trabalha com grandes fabricantes de aeronaves em uma ampla gama de projetos e é parceira em vários programas de compartilhamento de riscos, onde é responsável não apenas pela fabricação e montagem de conjuntos de aeronaves, mas também por seu desenvolvimento.

Sobre LOM Praga
A LOM Praha sp é uma empresa líder especializada em manutenção, suporte ao ciclo de vida e modernização de helicópteros da série Mi, incluindo fuselagens, motores, caixas de câmbio e outros componentes, bem como a revisão de motores a pistão e L-39. Certificada por autoridades de aviação domésticas, a empresa também fornece treinamento especializado para pilotos de helicópteros e jatos de caça, bem como equipes de cabine e de solo, ao mesmo tempo em que oferece soluções abrangentes de simulação aérea e terrestre. Atualmente, a LOM Praha está envolvida no rearmamento da Força Aérea da República Tcheca com os helicópteros AH-1Z Viper e UH-1Y Venom, com foco em tecnologias de manutenção e simulação de alto nível. Além disso, a empresa participou do projeto F-35 e atende governos e empresas de aviação de prestígio em todo o mundo. Estabelecida pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, a LOM Praha opera como uma empresa estatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque