*LRCA Defense Consulting - 07/10/2024
No último domingo (06), Hussein Daruich, atleta do Team TAURUS CBC, conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial Júnior de Fossa Olímpica (Tiro ao Prato Olímpico) em Lima, no Peru!
Na final, disputada em até 50 pratos, os competidores se alternaram para cada disparo. Hussein encerrou sua brilhante participação com 39 acertos, ficando a apenas três pontos do espanhol Andres Garcia, que garantiu o ouro com 42 acertos.
“Comecei a treinar com meu tio Adl Darwich com quatro anos. Naquela época não tinha muita força para atirar, mas ele sempre estava junto comigo e me ajudava. Me carregou no colo porque sempre tive essa paixão pelo esporte. Com certeza, nada seria possível sem ele e meu pai, é claro, que está comigo nas viagens e me apoiando. Essa conquista não é só minha, é do Brasil e principalmente deles dois que fazem isso acontecer”. (Hussein Daruich – vice-campeão mundial júnior de Fossa Olímpica)
Fossa Olímpica
Fossa Olímpica é uma prova olímpica de tiro desportivo, disputada por ambos os sexos. O objetivo é disparar sobre um número específico de alvos, ou pratos, em forma de disco com 11 cm de diâmetro, feitos com base em betume e calcário.
Em cada prova são lançados 125 pratos para os homens e 75 para as mulheres, em séries de 25 unidades. No final da fase classificatória, os seis atiradores com a maior soma de pratos quebrados disputam uma série final na qual se disputam as medalhas. A pontuação final é a soma do número de pratos quebrados da final com os pontos da fase classificatória. O prato é classificado como bom quando se quebra um pedaço visível para o juiz, caso o prato não se quebre é considerado prato perdido ou “zero”.
A pedana de fossa olímpica se divide em cinco posições e, para cada posição, encontram-se três máquinas lançadoras de pratos a 15 metros de distância enterradas em uma fossa. As máquinas lançam os pratos variando em ângulo, de 45° para esquerda até 45° para direita, e em altura. O prato possui uma velocidade inicial de cerca de 100 km/h, e é lançado imediatamente após um comando de voz do atirador, quando este está preparado com a arma empunhada no ombro. O atirador, ocupando um dos 5 postos, não possui conhecimento qual máquina irá lançar o prato.
O atirador pode dar dois disparos por prato (com exceção da fase final, em que só é permitido um), sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo. O atirador tem o tempo que necessitar para disparar o tiro após o lançamento do prato, contudo o alvo se afasta cada vez mais dificultando o acerto. Geralmente o primeiro disparo se dá em 7 décimos de segundo e o segundo entre 9 à 10 décimos, necessitando de um alto nível de reflexo dos praticantes.
O recorde do mundo da modalidade corresponde ao máximo possível de pontos alcançados numa prova: 75 nas senhoras e 125 nos homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).