Pesquisar este portal

18 outubro, 2024

A-29 Super Tucano ganha popularidade entre as forças aéreas com versatilidade e preço acessível

 

*DaxStreet, por Dana Phio - 17/10/2024

O A-29 Super Tucano, uma aeronave relativamente desconhecida até recentemente, vem silenciosamente ganhando força entre aviadores militares em todo o mundo. Apesar de sua história relativamente curta de apenas duas décadas, este turboélice de fabricação brasileira provou sua versatilidade em várias funções, de missões de ataque a patrulha de fronteira e treinamento.

Seu desempenho impressionante e preço acessível o tornaram uma escolha popular para forças aéreas ao redor do mundo. Alimentado por um único  motor Pratt & Whitney , o Super Tucano pode atingir velocidades de até 370 mph e tem um alcance de mais de 800 milhas. Sua construção robusta e aviônica avançada o tornam uma plataforma confiável e capaz para uma variedade de missões.

Embora o Super Tucano possa não ser tão conhecido quanto alguns de seus equivalentes maiores e mais potentes, sua combinação única de capacidades e preço acessível lhe rendeu um lugar entre as aeronaves militares mais respeitadas do mundo.

Uma frota de três aviões A-29 Super Tucano, originalmente comprada por uma organização que mais tarde abandonou seus planos, encontrou um novo lar na Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos.

Os aviões, que chegaram à Edwards Air Force Base na Califórnia na semana passada, se juntarão à frota de treinadores existente da escola. Isso representa um marco significativo para a escola, pois é a primeira vez em três décadas que ela recebe aeronaves recém-designadas.

Os A-29 Super Tucanos são ideais para treinamento de pilotos devido à sua aviônica moderna, capacidade de transportar uma variedade de cargas úteis em pilones de asas e design exclusivo da fuselagem, que permite testes de rotação.

Essas capacidades permitirão que a escola experimente vários sensores e armas multidomínio, reduzindo potencialmente a dependência dos antigos aviões T-38 e F-16 atualmente em uso.

Espera-se que a implantação dos A-29 Super Tucanos na Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos melhore ainda mais a reputação do avião. Até o momento, a Embraer relata que todos os A-29 Super Tucanos atualmente voando registraram um total de 550.000 horas de voo, incluindo mais de 60.000 horas de voo durante missões de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque