*LRCA Defense Consulting - 03/09/2024
A Modirum Defence, líder global em Soluções de Comando e Controle Tático / ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), fez uma parceria e adquiriu uma participação majoritária na Gespi, uma das maiores empresas de fabricação de defesa da América Latina.
A aquisição posiciona a Modirum Defence como uma líder global tecnologicamente avançada no crescente setor de defesa. Ao integrar suas soluções avançadas de IA de missão crítica com as capacidades de fabricação de hardware militar da Gespi, a Modirum Defence evolui para uma potência global de defesa de espectro completo.
A aquisição foi concluída com todas as aprovações regulatórias necessárias. As partes concordaram em não divulgar o preço de compra.
Modirum Defence e Gespi: Uma Sinergia de Capacidades
A liderança da Gespi na fabricação de defesa a torna uma parceira estratégica ideal para a Modirum Defence . Esta aquisição permite que a Modirum Defence integre os robustos recursos de fabricação de hardware e munição da Gespi com seu software avançado e soluções de IA.
A entidade combinada oferecerá soluções de defesa ponta a ponta inigualáveis para o mercado global, abrangendo software abrangente, tecnologias orientadas por IA, componentes de hardware e munição. Esta combinação estratégica posiciona a Modirum Defence como a provedora de soluções de defesa abrangentes para clientes em todo o mundo. A força combinada também se traduz em ciclos de desenvolvimento mais rápidos e um portfólio mais amplo de soluções de defesa inovadoras.
Uma nova força líder na indústria de defesa
No cenário de defesa em rápida evolução de hoje, a agilidade é essencial para o sucesso. Ao alavancar os recursos de IA da Modirum Defence e integrá-los às linhas de produtos de hardware e munição existentes da Gespi, a empresa visa aprimorar a inteligência e a eficácia das soluções de defesa.
As inovações futuras incluirão bombas inteligentes e guiadas, foguetes guiados avançados, soluções antitanque de espera, juntamente com uma gama de novos produtos com lançamento previsto para breve. A Modirum Defence e a Gespi estão comprometidas em explorar novas linhas de produtos e tecnologias que solidificarão ainda mais sua posição de liderança no mercado global de defesa.
"Esta aquisição marca um momento transformador e um novo capítulo emocionante para a Modirum Defence e a Gespi, e as equipes de liderança de ambas as empresas estão entusiasmadas com o futuro desta parceria. Com esta aquisição, a Modirum Defence está pronta para se tornar uma entidade de defesa líder, combinando nossas capacidades de IA com a expertise em hardware e munição da Gespi. Juntos, tornaremos os produtos da Gespi mais inteligentes e eficazes, expandindo os limites do que é possível em tecnologia de defesa", disse Elias Silvola, CEO da Modirum Defence.
João B. Scarparo, CEO da Gespi, acrescentou : "Estamos entusiasmados em unir forças com a Modirum Defence, conhecida por suas soluções de software de ponta. O momento é especialmente significativo, pois este ano a Gespi celebra 50 anos de sucesso. Acreditamos que esta parceria aprimorará nossas ofertas de próxima geração e atenderá melhor nossos clientes nos setores de defesa e segurança pública em rápido movimento nas próximas décadas. Junto com a Modirum Defence, estamos preparando o cenário para um futuro em que tecnologia avançada e soluções inovadoras redefinem a indústria de defesa, protegem vidas e aumentam a segurança nacional."
Sobre o Modirum Group e a Modirum Defence
Modirum Defence é um dos três domínios principais pertencentes à Modirum. Estabelecida em Helsinque em 1997, a Modirum é uma líder global em tecnologia que oferece soluções inovadoras em diversos setores, incluindo defesa, aeroespacial, governo, comunicação crítica e bancário.
A Modirum Defence é uma empresa líder em tecnologia que desenvolve soluções avançadas de comando e controle e IA para desafios de defesa modernos. Com sede na Finlândia, EUA, Reino Unido, Estônia e Emirados Árabes Unidos, a Modirum Defence está comprometida em ser uma líder global em tecnologia de defesa.
A Modirum Platforms é o segundo empreendimento da Modirum, que tem como objetivo ser líder europeia na categoria de desenvolvimento de plataformas orientadas por IA para os setores de telecomunicações, comunicações críticas, finanças, energia e setores público e governamental, com foco em tecnologia profunda de missão crítica.
Modirum Payment, Maksu é o terceiro empreendimento da Modirum, uma provedora de serviços de pagamento construída sobre o legado confiável da Modirum, líder global em tecnologia de pagamento há mais de 25 anos.
Sobre a Gespi
Há
cerca de meio século atuando nas indústrias de Defesa e Segurança
Pública, a Gespi era uma empresa 100% brasileira fundada em 1974 e
certificada pelo Ministério da Defesa do Brasil como uma Empresa
Estratégica de Defesa. Seus principais produtos são: foguetes de 70 mm
(2,75"), bombas aéreas MK 81, 82, 83, 84, bombas aéreas de exercícios
BDU-33 e BDU-50, Lança Rojão Hunter, Barcos de Patrulha Blindados e
militarização de aeronaves.
No início
da década de 90, a empresa foi adquirida pelos atuais sócio
administradores, o CEO João Batista M. Scarparo e o CFO Carlos Augusto
Picolini, ambos ex-Avibras, que iniciaram o desenvolvimento de produtos
defesa como a Arma Leve Anti Carro (ALAC).
Em 2012, a Rafael Advanced Defense Systems, segunda maior empresa de defesa de Israel, adquiriu 40% das ações da Gespi, prevendo o desenvolvimento de novas tecnologias na área de sistemas de defesa e mísseis no Brasil. Em 2014, foi fechado um outro acordo com a alemã Dynamite Nobel Defence (DND), controlada pela Rafael. Essa parceria viabilizou a evolução tecnológica do projeto e contemplou a cooperação industrial e a transferência de tecnologia para a Gespi e a Imbel, também parceira no desenvolvimento da arma, juntamente coma EMGEPRON. Com os acordos, foi possível tecnologia para a incorporação de uma munição termobárica, garantindo alta performance e poder de fogo para o armamento.
Ao completar 45 anos no mercado, os sócios administradores decidiram readquirir as ações da empresa. Com isso a GESPI voltou a ser uma empresa 100% brasileira em 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).