Pesquisar este portal

03 setembro, 2024

A-29 Super Tucano, uma opção para o México?

Venda de 20 aeronaves E-195E2 pela Embraer, leva o México a analisar a aquisição do A-29 Super Tucano e do C-390 Millennium


*Mexico Aeroespacial, por José Quevedo MAE - 02/09/2024

Descobriu-se que durante a visita da aeronave Embraer KC-390 ao BAM nº 1, em julho, os diretores da empresa brasileira falaram sobre a possibilidade de incorporar o avião de ataque A-29 Super Tucano às fileiras da Mexican Air Força Aérea (FAM); o demonstrador A-29 esteve no México durante a FAMEX 2019 onde pôde ser observado em detalhes pelos comandantes da FAM.

Complementaridade entre o A-29 e o C-390
Um ponto que tem interessado a FAM tem sido a complementaridade entre a aeronave de ataque leve e treinador avançado A-29 Super Tucano e a aeronave multimissão de transporte militar C-390 Millennium, já que a empresa brasileira possui uma linha completa de soluções e aplicações integradas como Centro de Comando e Controle (C4I), radares, ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento). Isso inclui também sistemas integrados de informação, comunicação, monitoramento e vigilância de fronteiras, conforme informações da Embraer.

Aproximação com a Embraer
Durante o semestre 2018-2024, a FAM não incorporou nenhuma aeronave na sua frota, pelo que existe um déficit de cerca de 30 aeronaves com as capacidades do T-6C do qual opera mais de 60 unidades, segundo o planos divulgados em 2018 e embora a incorporação de mais T-6C parecesse uma decisão tomada, esta pausa de vários anos abre a possibilidade de incorporação de outra aeronave, dada a aproximação com a Embraer da qual serão adquiridas 20 aeronaves E-195E2 para o ano, para uso na nova companhia aérea estatal mexicana.

Na América Latina, a Colômbia utiliza tanto o T-6C quanto o Super Tucano em sua Força Aérea. Ainda no mês passado, a Embraer anunciou a venda de doze aeronaves A-29 Super Tucano, seis para a Força Aérea Paraguaia e seis para a Força Aérea Uruguaia, com entregas previstas a partir de 2025 que incluem equipamentos de missão e um pacote logístico integrado.

O A-29 Super Tucano, projetado e fabricado pela empresa brasileira Embraer, se diferencia pelas capacidades de Apoio Aéreo Aproximado (CAS) e é altamente valorizado por essa capacidade. Esta aeronave de ataque leve movida a hélice oferece a vantagem de operar em velocidades reduzidas em comparação aos aviões a jato, permitindo maior precisão nas operações próximas às unidades terrestres e ampliando os tempos de permanência nos teatros de operações, pois atinge a velocidade de 367 milhas por hora e tem um alcance de aproximadamente 1.900 milhas ao incorporar tanques de combustível externos. Esta robusta aeronave acumulou mais de 500 mil horas de voo, incluindo 60 mil horas em missões de combate, demonstrando sua eficiência e confiabilidade em operações prolongadas.

Apesar de ser impulsionado, o impacto do A-29 em combate não é menor. Seu armamento principal inclui duas metralhadoras M3P calibre .50, com capacidade de 250 tiros cada, totalizando 500 tiros. Além disso, o Super Tucano pode transportar até 3.714 libras de armas externas, incluindo munições guiadas de alta precisão.

Saiba mais:
- Embraer demonstra o C-390 para a Força Aérea Mexicana em mercado de 8 a 10 aeronaves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque