Seis Super Tucano da Força Aérea das Filipinas foram entregues em outubro de 2020 |
A visita oficial às Filipinas na sexta-feira, 23 de agosto, do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, marcou a primeira vez que um ministro das Relações Exteriores brasileiro visita o país desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações há 80 anos.
Vieira e sua delegação começaram a visita com uma reunião bilateral com o Secretário de Assuntos Exteriores, Enrique Manalo.
Os dois oficiais assinaram dois acordos de cooperação técnica e cooperação educacional. Espera-se que os dois países assinem também um acordo para Cooperação no Uso Pacífico do Espaço Exterior, que fortalecerá a relação entre a Philippine Space Agency (PhilSA) e a Brazilian Space Agency (AEB).
“A visita do Ministro Vieira é uma clara demonstração do compromisso do Brasil em aprofundar seu engajamento com a Ásia, especialmente com a ASEAN e as Filipinas. É uma parceria que transcende distância e barreira linguística e está enraizada no nosso desejo mútuo de melhorar o bem-estar e a prosperidade dos nossos povos,” afirmou Manalo.
Outros assuntos também foram discutidos na reunião bilateral.
“As Filipinas se destacam como um parceiro importante e confiável em nossos esforços. A ASEAN abre uma plataforma adicional para nosso engajamento em áreas como transição energética, ciência, tecnologia, inovação e agricultura,” disse Vieira.
Vieira explicou que os dois acordos foram assinados para orientar a implementação de projetos importantes para o desenvolvimento dos dois países. Isso também permitirá que estudantes filipinos participem de programas de intercâmbio com estudantes brasileiros e vice-versa.
O Brasil também deseja aumentar o comércio com as Filipinas.
“O Secretário Manalo e eu também analisamos nossos números de comércio. Ele observou que os fluxos comerciais entre o Brasil e as Filipinas aumentaram 50% na última década, e estamos determinados a elevar ainda mais esses números. O Brasil é um fornecedor importante e confiável de proteína animal para o mercado filipino, classificando-se em primeiro lugar em carne bovina e aves e segundo em carne suína,” disse Vieira.
Outro ponto que deve ser focado pelos dois países é o fortalecimento da cooperação em defesa.
“Estou muito satisfeito com o estado da cooperação entre a Embraer e a Força Aérea das Filipinas, que inclui o fornecimento de provavelmente seis aeronaves Super Tucano e, possivelmente, de futuras operações,” acrescentou Vieira.
Nota da LRCA: em outubro de 2020, todas as seis aeronaves Super Tucano encomendadas pela Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês) foram oficialmente entregues; em março de 2023, foi assinado um contrato de serviços para o A-29. Assim, as aeronaves citadas pelo ministro seriam um novo "provável" pedido do país? O que significariam "futuras operações"?
Atualização das 13h48: Tratando sobre o assunto, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil postou matéria no X ainda ontem, mas sem se referir à fala do Ministro relativa à Embraer. No Comunicado Conjunto com seu congênere filipino, também nada foi mencionado sobre isso, destacando apenas a Defesa como um dos "interesses comuns".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).