Pesquisar este portal

25 agosto, 2024

Nas Filipinas, Ministro Mauro Vieira fala sobre "o fornecimento de provavelmente seis aeronaves Super Tucano"

Seis Super Tucano da Força Aérea das Filipinas foram entregues em outubro de 2020

*Remate On-Line - 24/08/2024

A visita oficial às Filipinas na sexta-feira, 23 de agosto, do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, marcou a primeira vez que um ministro das Relações Exteriores brasileiro visita o país desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações há 80 anos.

Vieira e sua delegação começaram a visita com uma reunião bilateral com o Secretário de Assuntos Exteriores, Enrique Manalo.

Os dois oficiais assinaram dois acordos de cooperação técnica e cooperação educacional. Espera-se que os dois países assinem também um acordo para Cooperação no Uso Pacífico do Espaço Exterior, que fortalecerá a relação entre a Philippine Space Agency (PhilSA) e a Brazilian Space Agency (AEB).

“A visita do Ministro Vieira é uma clara demonstração do compromisso do Brasil em aprofundar seu engajamento com a Ásia, especialmente com a ASEAN e as Filipinas. É uma parceria que transcende distância e barreira linguística e está enraizada no nosso desejo mútuo de melhorar o bem-estar e a prosperidade dos nossos povos,” afirmou Manalo.

Outros assuntos também foram discutidos na reunião bilateral.

“As Filipinas se destacam como um parceiro importante e confiável em nossos esforços. A ASEAN abre uma plataforma adicional para nosso engajamento em áreas como transição energética, ciência, tecnologia, inovação e agricultura,” disse Vieira.

Vieira explicou que os dois acordos foram assinados para orientar a implementação de projetos importantes para o desenvolvimento dos dois países. Isso também permitirá que estudantes filipinos participem de programas de intercâmbio com estudantes brasileiros e vice-versa.

O Brasil também deseja aumentar o comércio com as Filipinas.

“O Secretário Manalo e eu também analisamos nossos números de comércio. Ele observou que os fluxos comerciais entre o Brasil e as Filipinas aumentaram 50% na última década, e estamos determinados a elevar ainda mais esses números. O Brasil é um fornecedor importante e confiável de proteína animal para o mercado filipino, classificando-se em primeiro lugar em carne bovina e aves e segundo em carne suína,” disse Vieira.

Outro ponto que deve ser focado pelos dois países é o fortalecimento da cooperação em defesa.

“Estou muito satisfeito com o estado da cooperação entre a Embraer e a Força Aérea das Filipinas, que inclui o fornecimento de provavelmente seis aeronaves Super Tucano e, possivelmente, de futuras operações,” acrescentou Vieira

Nota da LRCA: em outubro de 2020, todas as seis aeronaves Super Tucano encomendadas pela Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês) foram oficialmente entregues; em março de 2023, foi assinado um contrato de serviços para o A-29. Assim, as aeronaves citadas pelo ministro seriam um novo "provável" pedido do país? O que significariam "futuras operações"?

Atualização das 13h48: Tratando sobre o assunto, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil postou matéria no X ainda ontem, mas sem se referir à fala do Ministro relativa à Embraer. No Comunicado Conjunto com seu congênere filipino, também nada foi mencionado sobre isso, destacando apenas a Defesa como um dos "interesses comuns".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque