Pesquisar este portal

18 agosto, 2024

Índia pretende dominar o mercado global de munições; Grupo CBC é um dos grandes players do país


*LRCA Defense Consulting - 18/08/2024

A CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos vinha buscando uma parceria estratégica para entrar no imenso mercado indiano desde meados da segunda década do Século XXI..

Em 2017, após o advento da nova política industrial “Make in India”, a CBC selecionou a empresa Stumpp Schuele & Somappa Springs (SSS Springs), maior fabricante indiano de molas automotivas e industriais, como seu parceiro estratégico para aquele mercado, através de uma joint venture, haja vista que ela já possuía um braço de defesa, a SSS Defence, destinada à fabricação de fuzis. 

Em novembro daquele ano, após visitas mútuas entre as duas empresas, foi assinado um Memorando de Entendimentos para o estabelecimento da futura joint venture e, em agosto de 2018, foi assinado o acordo para o seu estabelecimento, com a licença emitida pelo Ministry of Home Affairs indiano sendo obtida em agosto de 2019.

Em dezembro de 2019, as empresas chegaram a um acordo sobre as condições para transferência de tecnologia para fabricação de munições de pequeno calibre e assinaram o Technology Transfer Agreement. Tal acordo foi a última etapa para que o Ministry of Home Affairs (MHA) pudesse aprovar a entrada de um acionista estrangeiro (CBC) na empresa de defesa criada a partir da joint venture. De acordo com a legislação local, o acionista estrangeiro (CBC) teve sua participação limitada em 49%, e o acionista indiano (SSS) ficou com participação de 51%.

A nova empresa passou a se chamar SSS CBC Ammunition e sua fábrica está instalada na cidade de Anantapur, no estado de Andhra Pradesh, em área com mais de 100.000m2.

No entanto, mesmo após a nova fábrica já estar pronta, a licença final de produção só foi emitida em 2024, devido a questões atinentes à intrincada burocracia indiana.

Atualmente, a empresa está em franca produção, já tendo fornecido munições para as Forças Armadas e Policiais do país, bem como para nações amigas da Índia, passando a ser um importante player do setor de munições e peça importante dentro das iniciativas Make in India e Atmanirbhar Bharat (Índia Autossuficiente).

Relatório AMMO India 2024

Segundo publicação do portal indiano Indian Defence Research Wings, "a Índia está se posicionando como uma potência global na fabricação de munições, com potencial para capturar uma fatia significativa do crescente mercado global, de acordo com um novo relatório da FICCI e da KPMG.

O relatório AMMO India 2024 destaca as crescentes oportunidades no setor de munição, impulsionadas pelo aumento dos gastos militares globais, conflitos geopolíticos em andamento e crescentes preocupações com insurgência. O mercado global de munição está projetado para atingir substanciais Rs 1,84,092 crores (US$ 22 bilhões) até 2032, expandindo a um CAGR de 3,95%.  

A indústria doméstica de munição da Índia está pronta para desempenhar um papel fundamental nessa trajetória de crescimento. O relatório enfatiza a necessidade de consolidar a posição da Índia no mercado de munição como um passo crucial para atingir a meta mais ampla da nação de se tornar um centro global de fabricação de defesa.  

O mercado de munições é segmentado em três categorias principais:

- Munição de pequeno calibre: usada principalmente pela infantaria e inclui calibres como 5,56 mm, 7,62 mm, 9 mm e 12,7 mm. As forças armadas indianas dependem predominantemente de cartuchos NATO de 5,56 x 45 mm.

- Munição de médio calibre: Empregada por veículos blindados de combate, aeronaves, artilharia antiaérea e navios. Esta categoria abrange cartuchos de alto desempenho que variam de 20 mm a 40 mm.

- Munição de calibre pesado: usada em tanques e artilharia, com calibres como 105 mm e 120 mm. A Índia está atualmente padronizando suas armas de artilharia no calibre 120 mm.

O relatório destaca o imenso potencial para a indústria de munição da Índia, dadas as capacidades de produção em larga escala do país e os processos de fabricação com boa relação custo-benefício. Ao capitalizar esses pontos fortes e focar em pesquisa e desenvolvimento, a Índia pode emergir como líder global na produção de munição."

Ecossistema logístico Taurus & CBC
A presença conjunta da Taurus Armas e da CBC na Índia proporciona ao país um ecossistema logístico, sinérgico e facilitador para o Exército Indiano e para as demais forças militares, paramilitares e de segurança do país no setor de armas leves e munições.

A fabricação de modernas e tecnológicas armas leves e munições na Índia, em joint venture com empresas locais, significa também um reforço considerável nas iniciativas Make in India e Atmanirbhar Bharat, com as quais o governo indiano está transformando o país e o catapultando a um inédito patamar de grande produtor e exportador mundial de produtos de defesa.

Para a Taurus e para CBC, tal presença consolida a estratégica diversificação geográfica de suas vendas naquele que é considerado o maior e mais inexplorado mercado mundial capitalista para armas leves e suas munições, possuindo potencial suficiente para transformar radicalmente as perspectivas das duas empresas tão logo a produção de ambas adquira tração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque