*LRCA Defense Consulting - 15/08/2024
A Akaer, líder global em soluções aeroespaciais e de Defesa, e a FAdeA - Fábrica Argentina de Aviones "Brigadier San Martin" S.A., uma renomada empresa argentina especializada em produtos aeronáuticos, assinaram um memorando de entendimentos (MoU) que marca o início de uma colaboração estratégica voltada para o desenvolvimento de projetos inovadores. Este acordo visa não apenas a criação de tecnologias avançadas e a produção de aeroestruturas, mas também a implementação de sistemas de automação e robótica para a fabricação e montagem de peças aeronáuticas. O foco será em projetos que abrangem tanto aeronaves civis quanto militares, incluindo modificações, conversões e atualizações tecnológicas.
O compromisso entre Akaer e FAdeA se traduz em um compartilhamento de competências e recursos para maximizar o impacto de suas iniciativas conjuntas. Sob o acordo, a Akaer se responsabilizará pelo desenvolvimento de produtos, montagem final e interação com clientes, enquanto a FAdeA se concentrará na fabricação de peças e subconjuntos. Além disso, a Akaer desenvolverá serviços de engenharia que serão realizados nas instalações da FAdeA, ampliando as capacidades técnicas de ambas as empresas. As partes também planejam investir no treinamento de trabalhadores especializados, o que promete fortalecer suas equipes e garantir uma colaboração produtiva e sustentável.
“Estamos otimistas com o potencial desta parceria para impulsionar avanços tecnológicos significativos e fortalecer nossa posição no mercado global,” ressaltou Cesar Silva, CEO da Akaer.
Fabrica Argentina de Aviones
A Fabrica Argentina de Aviones, antes Instituto Aerotécnico; Fábrica Militar de Aviones - FMA e Lockheed Martin Aircraft Argentina, é a mais antiga fabricante de aviões da América Latina, localizada em Córdova, na Argentina.
No final da década de 1960 saiu de fábrica o IA-58 Pucará, excelente aeronave nacional de apoio e ataque leve que foi exportado para diversos países e atualmente está em processo de modernização.
Em 1984, a aeronave de treinamento avançado IA-63 Pampa fez seu vôo inaugural, que atualmente ainda é produzida em versão modernizada.
Entre 1995 e 2009 a empresa foi licenciada para a Lockheed Martin. Nesse período, a ênfase institucional, bem como os investimentos e recursos em geral, priorizaram a categoria manutenção.
Em 2009 o Estado Nacional, por decisão política, adquiriu as ações da empresa americana Lockheed Martin e a fábrica passou a se chamar Fábrica Argentina de Aviones “Brig. San Martín” SA (FAdeA).
A FAdeA visa recuperar e modernizar a Indústria Aeronáutica Argentina, incorporando tecnologia de ponta, gerando parceiros estratégicos na região e desenvolvendo novos processos produtivos para atingir padrões globais de excelência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).