*LRCA Defense Consulting - 04/06/2024
A WEG acaba de anunciar o fornecimento de um sistema completo de armazenamento de energia (BESS) para a cidade de Aspen, localizada no estado do Colorado, nos EUA. O projeto visa aumentar a resiliência da rede elétrica na localidade, que não possui sistema de geração de energia própria, ficando totalmente dependente da geração de outras cidades.
A solução fornecida pela WEG inclui transformadores, conversores de tensão AC/DC, containers de baterias, sistemas de manobra e proteção, além de avançados softwares de gerenciamento de microgeração ou microgrids. O sistema inicial terá capacidade de 1,5 MW de potência e 2 MWh de energia acumulada, com potencial de expansão para até 8 MWh quando totalmente implementado. Os softwares de gerenciamento estão sendo desenvolvidos por equipes de especialistas nos Estados Unidos e no Brasil, onde está sediado o maior corpo técnico de desenvolvimento de softwares da WEG.
Este projeto é mais um do portfólio de sistemas BESS nos Estados Unidos, onde a WEG possui um grupo de engenheiros dedicados para este produto, nas cidades de Duluth/GA e Barre/VT.
Segundo Carlos Bastos Grillo, Diretor Superintendente de Digital e Sistemas da WEG, a implementação do sistema BESS além de reduzir a dependência de fontes externas de energia, também vai aumentar a resiliência da cidade contra interrupções no fornecimento elétrico durante a alta temporada, e períodos de seca, onde as queimadas acontecem com maior frequência na região.
“A garantia de um fornecimento estável de energia é vital para a sustentabilidade do turismo local, que é a espinha dorsal da economia de Aspen. Acreditamos que este projeto não só beneficiará os moradores e visitantes, mas também servirá como um modelo para outras cidades enfrentarem desafios semelhantes”, garante o executivo.
O Sistema BESS está previsto para ser concluído até setembro de 2024, preparando Aspen para a alta temporada de ski que se inicia em novembro. A conclusão no prazo assegurará que a cidade não sofra com a falta de energia durante um dos períodos mais críticos para o turismo local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).