*LRCA Defense Consulting - 23/06/2024
O jornalista polonês Marcin Walków, editor de money.pl, foi o único jornalista de seu país a participar do Embraer Media Day 2024, que foi realizado no dia 18 de junho.
Ao término do concorrido evento internacional, Marcin escreveu uma extensa matéria, devidamente ilustrada com muitas fotos, sobre o C-390 Millennium e sobre os países que já o adquiriram, elogiando o cargueiro militar multimissão e trazendo, também, uma surpreendente revelação: o real interesse da Polônia na aeronave.
Em junho de 2023, durante o Paris Air Show, o CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, em entrevista a Breaking Defense, identificou a Polônia como um futuro cliente “potencial”, embora afirmasse que não era um cliente que estivesse buscando ativamente.
Pelo que escreveu agora o jornalista polonês, é provável que a situação tenha evoluído bastante e de forma positiva.
A frota de transporte tático da Força Aérea Polonesa (Siły Powietrzne) é composta por cinco aeronaves C-130E Hercules, três C-130H (com mais dois encomendados) e 16 CASA C-295. A aquisição do Embraer C-390 Millennium visaria substituir os antigos C-130E, haja vista que os C-295 são aviões menores. Assim, o país poderia modernizar sua frota de transporte tático com aeronaves muito mais modernas e eficientes que, devido à característica multimissão, estão aptas a cumprir missões muito além do transporte aéreo, como foi amplamente descrito pelo jornalista polonês em sua interessante reportagem.
Acompanhe, abaixo, os trechos em que a matéria trata deste assunto:
"Os aviões C-390 irão para a Polônia? Análises no Ministério da Defesa Nacional estão em curso
A aeronave C-390 Millennium é orgulho da Força Aérea Brasileira e produto de exportação da Embraer. Querem vendê-lo ao exército polaco, até porque a sua lista de clientes já inclui, entre outros: Áustria, República Checa e Hungria. Perguntamos ao Ministério da Defesa Nacional se tal tema está na agenda hoje. Acontece que as análises estão em andamento.
Perguntas sobre se as aeronaves C-390 Millennium serão incluídas no exército polaco aparecem em quase todas as publicações dedicadas a elas na mídia nacional. A direção da empresa brasileira não esconde tais intenções: a Polônia está na sua lista de alvos de vendas.
Em selfie, jornalista polonês Marcin Walków e o C-390 |
Perguntei ao Ministério da Defesa Nacional se este tema está hoje na ordem do dia.
'No âmbito da aquisição de capacidades estratégicas de transporte aéreo, evacuação médica e reabastecimento aéreo, o Ministério da Defesa Nacional está a realizar uma análise multinível das diversas formas de garantir essas capacidades e dos possíveis prazos para acelerar a sua implementação em relação aos planos originais para sua aquisição', informa o Centro de Operações do Ministro da Defesa Nacional em resposta a perguntas de money.pl.
'Devido às análises realizadas, assinaladas com a devida cláusula de sigilo, a informação detalhada sobre o andamento deste processo não é passível de divulgação pública nesta fase', acrescenta o Ministério da Defesa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).