Embraer Praetor 600 |
*The Free Press Journal - 13/06/2024
Dois fabricantes internacionais de aeronaves demonstraram interesse em vender o avião ao governo de Madhya Pradesh. Suas propostas técnicas e financeiras foram abertas recentemente. Agora, o departamento de aviação submeterá o assunto ao Conselho de Ministros para a necessária aprovação. O governo comprará o avião a jato bimotor de médio porte da empresa que cotar o preço mais baixo (L1).
As duas empresas são a Bombardier Inc, fabricante canadense de jatos executivos, e a Embraer, empresa brasileira. A Bombardier fabrica o jato 'Challenger 3500'.
Pessoas a par da evolução do departamento de aviação afirmaram que as licitações técnicas e financeiras das duas empresas foram abertas no final de maio. As duas empresas cumpriram as condições mencionadas na Solicitação de Proposta (RFP).
O Comissário da Aviação, Chandramauli Shukla, disse à Free Press que duas empresas se qualificaram tecnicamente e as suas propostas financeiras foram abertas. Agora o assunto será levado à autoridade competente para a necessária aprovação.
Notavelmente, esta é a segunda tentativa do governo estadual de comprar um avião a jato bimotor de médio porte. Na primeira vez, um dos principais fabricantes de aeronaves dos EUA participou da licitação, mas manifestou incapacidade de entregar o avião no prazo estipulado pelo governo. Além disso, também houve algum problema relacionado ao preço. O governo decidiu então abortar a licitação e lançar uma nova.
Soube-se também que a Falcon Company (EUA) participou da Manifestação de Interesse lançada há algum tempo pelo governo do estado, mas não compareceu à licitação.
Pessoas do departamento de aviação disseram que o preço de um avião Falcon é muito superior ao dos jatos das empresas Embraer e Bombardier. Isto pode ter levado a empresa sediada nos EUA a dar um passo atrás.
Sabe-se que o custo do jato bimotor de tamanho médio que o governo está interessado em comprar será provavelmente de cerca de 250 milhões de rupias, além de certos tipos de impostos (cerca de 30 a 35% do custo).
RPF lançado em março
Foi em março que o governo do estado lançou uma Solicitação de Proposta (RFP) para comprar um novo avião a jato bimotor. A condição estabelecida na RFP diz que o licitante selecionado deverá ser capaz de fornecer ou tomar as providências necessárias para a manutenção do avião por um período de 12 meses a partir da data de chegada do avião em Bhopal. O licitante deverá ser capaz de fornecer o avião dentro de um período de 20 meses a partir da data do pagamento inicial de 10%, etc.
**********
Esta Consultoria acredita que o jato executivo da Embraer seja o Praetor 600, pois tem características semelhantes ao Challenger 3500 da Airbus. Assim, segue um comparativo das principais características das duas aeronaves:
Fonte: air.one
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).