Pesquisar este portal

22 junho, 2024

A excelente pistola Taurus GX4 Carry Graphene T.O.R.O. e o surpreendente calibre .38 TPC


*LRCA Defense Consulting - 22/06/2024

Os dois vídeos abaixo analisam o novo calibre .38 TPC, quando utilizado na pistola Taurus GX4 Carry Graphene T.O.R.O. (apta para óptica).

O adjetivo "excelente" com que a pistola Taurus GX4 Carry Graphene é brindada no título da matéria não diz respeito a uma "patriotada" desta editoria, pois a GX4 é uma arma multipremiada nos Estados Unidos, o maior e mais exigente mercado mundial para armas leves, onde essa família de pistolas conquistou os prêmios Melhor Nova Arma de 2021 e Melhor Novo Produto Geral na 5ª edição do NASGW-POMA Caliber Awards, o cobiçado prêmio Handgun of the Year 2022, da revista americana GUNS & AMMO, e o prêmio Best Value Handgun, da revista Ballistic, no mesmo ano.

Os testes da GX4 Carry Graphene com o novo calibre .38 TPC confirmam as afirmações da Taurus sobre a firmeza da arma e o recuo mais suave. No entanto, o mais surpreendente é o teste com Plastilina Balística no primeiro vídeo, evidenciando que a capacidade de penetração do .38 TPC é pouco inferior ao calibre 9mm, o que o torna plenamente apto para a defesa pessoal e para futuras competições de Tiro Prático (com armas de tamanho full, mais longas, e após uma alteração no regulamento do IPSC).

A propósito, Plastilina Balística é um produto usado em testes de tiro seguindo o ensaio da Norma NIJ-0101-03. É reutilizável e adotado em todo o mundo pelas forças armadas e agências de aplicação da lei para avaliar a capacidade de penetração de um projétil em armaduras e capacetes, por exemplo.

Além disso, os vídeos trazem outras conclusões interessantes, como:
- é possível utilizar um carregador da GX4 9mm para alimentar a GX4 .38 TPC, mas somente com o uso deste último cartucho. Os cartuchos 9mm, apesar de caberem nos carregadores da .38 TPC, não podem ser usados em armas deste calibre, pois não haverá o fechamento completo da arma.
- porém, o contrário é verdadeiro, ou seja, é possível usar a munição .38 TPC em uma arma 9mm sem grande perda de potência e com economia financeira.

De quebra, o primeiro vídeo também compara a pistola Taurus TH .380 com a G2c (melhorada) e com a GX4 Carry Graphene, ambas no calibre .38 TPC, no teste de Plastilina Balística.

Testei o 38 TPC e olha o que deu! GX4 Carry vs G2C
(Portal Diário do Atirador - 426 mil inscritos)



Taurus GX4 Carry a nova melhor pistola do mundo?

(Portal Arma Store - 133 mil inscritos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque