*LRCA Defense Consulting - 21/05/2024
O Centro Nacional de Desenvolvimento Industrial do Reino da Arábia Saudita (NIDC, na sigla em inglês), o Grupo AHQ e a Embraer assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) para discutir uma estratégia conjunta de desenvolvimento do ecossistema aeroespacial local. A cerimônia de assinatura ocorreu em Riad, durante o Fórum da Aviação do Futuro.
Foco: adoção de aeronaves da Embraer pelo Reino da Arábia Saudita
O acordo tem como foco a adoção de aeronaves da Embraer pelo Reino da Arábia Saudita. O MoU também tem o objetivo de explorar o desenvolvimento de uma potencial cooperação tecnológica, da cadeia de suprimentos e de capital humano entre as organizações, para alcançar a excelência em produtos e serviços, avaliar as capacidades industriais e novas oportunidades de negócios.
A Embraer tem trabalhado pela adoção de seu portfólio com empresas locais e com o governo saudita, além de estabelecer uma colaboração industrial alinhada ao plano estratégico do país - Visão 2030. Este MoU é mais um marco importante para reforçar a colaboração entre a Embraer e o crescente cluster aeroespacial da Arábia Saudita.
O NIDC tem atuado para facilitar o crescimento, a diversificação da base industrial e de produção do Reino da Arábia Saudita. A organização trabalha na promoção de parcerias entre entidades locais e fabricantes internacionais, para apoiar o crescimento e a diversificação da economia saudita, além de desenvolver outras atividades.
E195-E2: novo projeto de linha aérea na região
Ainda como parte do acordo, a Embraer e a AHQ concordaram em analisar o enorme potencial da família E2 para ser a aeronave escolhida para um novo projeto de linha aérea na região.
Ocellott
A brasileira Ocellott assinou, em 30 de julho de 2023, um MoU (Memorando de Entendimento) com a empresa saudita AHQ.
Estiveram presentes o CEO da AHQ – Abdulmalik Tariq Al Qahtani, o CEO da Ocellott – Henrique Lemos, o Vice-Presidente do Brasil – Geraldo Alckmin, Ministro do investimento saudita – Khalid Al Falih, além das demais autoridades brasileiras e sauditas. A cerimônia de assinatura ocorreu na FIESP em SP durante o evento “Fórum de Investimentos Brasil – Arábia Saudita”.
O objetivo do acordo é explorar a oportunidade de criar uma joint venture na Arábia Saudita para atuar na região MENA (Middle East and North Africa). A parceria firmada entre as empresas contou com o apoio e assessoria da Sete Partners. O MoU com a AHQ provavelmente tenha visado a produção de baterias elétricas para automóveis e/ou aeronaves.
NIDC - Centro Nacional de Desenvolvimento Industrial do Reino da Arábia Saudita
O Centro Nacional de Desenvolvimento Industrial do Reino da Arábia Saudita é a organização especializada na atração de investimentos e no desenvolvimento industrial da Arábia Saudita. A organização está no centro da transformação do setor no país, criando indústrias para diversificar a economia e cumprir os objetivos do plano estratégico “Visão 2030”. O NIDC atua em onze setores diferentes no Reino da Arábia Saudita: Aeroespacial, Automotivo, Materiais de Construção, Química, Processamento Alimentar, Maquinário e Equipamentos, Dispositivos Médicos, Minerais e Metais, Farmacêutica e Biotecnologia, Renováveis e Marítimo.
Grupo AHQ
O Grupo iniciou suas atividades após a fundação da sua primeira empresa, Abdel Hadi Abdullah Al-Qahtani & Sons Co, no início dos anos 1940, como atacadista e fornecedor de produtos alimentares. O Grupo diversificou-se com o crescimento e expansão de seus negócios, passando a fornecer para as indústrias Petroquímica, de Sistemas de Exploração e Recolha de Petróleo e Gás, Refinarias, Fábricas de Fertilizantes, Dessalinização e outras áreas ao setor energético. Além do fornecimento de longa data em Suprimentos Industriais, Energia e da Divisão Atacadista de Alimentos, o Grupo também comercializa Instrumentos e Suprimentos Médicos, Equipamentos Recreativos, Software & Hardware de Computador, outros serviços de TI, Produtos de Consumo e Veículos & Máquinas.
O Grupo tem gradualmente se voltado para a indústria nas principais atividades relacionadas com Petróleo & Gás e em outros setores. A maior parte das atividades do grupo são seus investimentos em instalações de Serviços de Controle de Corrosão de Tubos, Fabricação de Tubos de Aço de Médio & Grande Diâmetro, Produtos Químicos para Tratamento de Água, Fabricação de Pregos & Arame Galvanizado, Gases Industriais & Médicos, Engarrafamento de Água e Embalagens de Alimentos a Granel, que agora constituem uma parte importante das atividades do Grupo.
O Grupo AHQ também fundou negócios no setor de serviços nas áreas de Seguros, Viagens e Turismo, Transportes e Aduaneiro, além de outros serviços especializados como Inspeção de Tubulações, Proteção Ambiental, Investimento Imobiliário, Serviços de Estacionamento e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).