Este ano, o exército tcheco deverá adquirir do Brasil um par de aeronaves de transporte médio Embraer C-390 Millenium, o que aumentará significativamente a atual capacidade. Segundo fonte confiável, a defesa também deverá receber um par de jatos executivos do mesmo fabricante, graças aos quais substituiriam o Challenger e o JAK-40 desativados. A Embraer irá oferecê-los em um pacote barato para o C-390.
“Com um par de aeronaves de transporte, a Embraer também oferecerá seus jatos executivos, que deverão ser o Phenom 300 ou o modelo Legacy, que voa baixo. Mas a opção preferida são os novos aviões”, disse uma fonte confiável do Ministério da Defesa ao iDNES.cz.
A compra de aeronaves de transporte não é segredo, a defesa confirmou o plano no ano passado. “O Ministério da Defesa conduzirá negociações para a aquisição de duas dessas aeronaves (Embraer C-390), enquanto um dos objetivos das negociações será que a primeira aeronave pouse na República Tcheca no final do próximo ano, " Ivana Navrátilová, do departamento de imprensa do exército, disse ao iDNES.cz que a empresa nacional AERO Vodochody também participa da produção.
No entanto, a defesa ainda mantém silêncio sobre o par de jatos executivos. Segundo o porta-voz, a licitação anterior para substituição das aeronaves CL-601 Challenger e JAK-40 deverá ser suspensa por enquanto. No entanto, isto pode mudar com um orçamento de defesa significativamente mais elevado. Especialmente com uma oferta de pechincha. A capacidade atual para transportar funcionários do governo é limitada.
O orçamento de defesa está aumentando as compras
“Por enquanto, o Ministério da Defesa decidiu suspender temporariamente o pedido de aquisição de aeronaves de transporte de pequeno porte devido à preferência por outras ações de investimento nos anos seguintes. No entanto, esta é apenas uma medida temporária que pode ser reavaliada se as prioridades do exército, os requisitos operacionais ou a situação econômica mudarem", respondeu Navrátilová à pergunta de iDNES.cz.
Comprar um par de jatos novos ou ligeiramente usados faria sentido. O atual par de Airbus, adquirido pela defesa em 2007, está muito carregado; além disso, o planejamento do transporte das delegações limita o serviço necessário e eventuais avarias. Mais recentemente, há algumas semanas, um deles ficou preso na Índia durante a viagem do ministro dos Negócios Estrangeiros, Jan Lipavský, com uma delegação governamental e empresarial. Uma segunda máquina teve que voar para eles.
Isto esgotou completamente a capacidade de transporte, se não contarmos as aeronaves de transporte CASA, que se destinam principalmente ao transporte de carga e de paraquedistas. Apesar de ser possível instalar os assentos clássicos que conhecemos dos aviões comerciais, o conforto é bastante reduzido devido ao elevado nível de ruído. Baixa velocidade e alcance também são um problema.
Em outubro passado, uma avaria limitou a evacuação de cidadãos checos de Israel após um ataque terrorista do movimento Hamas. Devido a um defeito, a máquina com capacidade maior, de aproximadamente cem assentos, não pôde partir para o voo de repatriação (o outro Airbus tem aproximadamente quarenta assentos). O exército, portanto, despachou uma aeronave militar CASA e um segundo Airbus A319.
Pesquisar este portal
08 abril, 2024
Junto com os C-390, exército tcheco poderá adquirir um par de jatos executivos da Embraer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).