Pesquisar este portal

20 abril, 2024

Embraer saúda o Exército com imagem do radar SABER M200. Apenas uma icônica homenagem?

Radar Embraer SABER M200 em imagem editada (imagem original em https://lkdin.io/4HLb)

*LRCA Defense Consulting - 20/04/2024

Ao saudar o Exército Brasileiro pelo transcurso do seu dia - 19 de abril, a Embraer - 3ª mais fabricante de aeronaves civis do mundo, bem como das aeronaves militares C-390 Millennium e A-29 Super Tucano - resolveu utilizar a imagem do Radar SABER M200 Vigilante, a mais recente tecnologia de uso militar desenvolvida pela gigante aeroespacial brasileira.

Evidentemente, trata-se de uma imagem bastante apropriada, pois mostra dois militares do Exército operando o radar que está montado em uma viatura, ambos na cor verde-oliva tradicional da Força Terrestre.

No entanto, a Embraer costuma usar com maestria as técnicas da semiótica nas imagens que divulga em suas mídias, eventualmente as aproveitando para difundir um momento especial da empresa.

Não custa lembrar que, quando da operação do equipamento em Parintins (AM), em meados de 2023, a imprensa da República Tcheca e a da Áustria  repercutiram o fato de forma muito positiva, gerando especulações sobre um possível interesse desses países no equipamento. 

Com relação à Áustria, a Embraer acabou de firmar um outro memorando de entendimento, desta vez com a AICAT (Austrian Industrial Cooperation & Aviation Technology), plataforma de cooperação industrial dentro da Câmara de Comércio Austríaca (WKÖ), para cooperação mais estreita com empresas desse país.

Além disso, de 15 a 18 deste mês, ocorreu também o Diálogo das Indústrias de Defesa Brasil-Áustria onde, entre os principais pontos abordados, esteve a futura aquisição do KC-390 Millennium pela Áustria. Foram realizadas reuniões no Ministério da Defesa e visita à linha de produção de aeronaves na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, e também à sede da corporação, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A iniciativa, intermediada pelo MD e pela Advantage Austria, contou com a participação de 11 empresas austríacas, representantes do governo austríaco e empresas associadas ao Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro. Durante o encontro, foram realizadas mais de 60 reuniões entre as empresas participantes, proporcionando o desenvolvimento de novos negócios, a troca de experiências e possíveis parcerias entre os participantes.

Ainda sobre o interesse estrangeiro em radares, no final de dezembro de 2023 uma delegação do Ministério da Defesa da Arábia Saudita conheceu as capacidades industriais e de engenharia em radares da Embraer Defesa & Segurança e participou de uma demonstração do Radar Saber M200 Vigilante, na área da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro. Os sauditas acompanharam, ainda, uma demonstração do Radar Sentir M20 no Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS).

Assim, fica uma interrogação no ar: além da óbvia e bela homenagem, a imagem pode também estar embutindo uma mensagem subliminar referente ao radar SABER M200?

 

Radar SABER M200 Vigilante
O radar SABER M200 Vigilante é um sensor de médio alcance para vigilância aérea e aplicações de alerta precoce. Utilizando técnicas avançadas de processamento, é capaz de detectar e rastrear posições e trajetórias, bem como classificar alvos detectados. Possui sistema integrado de geração de energia que garante operação autônoma por até 48 horas e é de fácil transporte por plataformas terrestres e aéreas.

A Embraer e o Exército Brasileiro concluíram com sucesso o primeiro teste do radar M200 Vigilante, incluindo a implantação do equipamento na aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB). A operação do radar foi realizada no Aeroporto Júlio Belém, localizado em Parintins, durante os meses de junho e julho. A Prefeitura de Parintins, o Aeroporto Júlio Belém e o Aeroporto Internacional de Viracopos também apoiaram a iniciativa.

Radar M200 Vigilante, transportado pela primeira vez em um KC-390 da FAB

“O festival proporcionou a oportunidade de testar o desempenho do M200 Vigilante num ambiente difícil. A implantação conjunta da Embraer com o Exército demonstrou a versatilidade, flexibilidade, precisão e robustez do equipamento em sua primeira implantação. Estamos muito satisfeitos com os resultados, que representam um passo importante para o uso operacional efetivo e futuro em benefício das forças armadas no Brasil e no exterior”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança na época.

Na foto inicial que ilustra esta matéria, a plataforma está montada sobre um caminhão Volkswagen Constellation 6×6 militarizado, possibilitando ao equipamento grande mobilidade operacional.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque