Pesquisar este portal

17 abril, 2024

Embraer conta com a OTAN para relançar seu A-29 Super Tucano


*Avions Legendaires - 16/04/2024

A fabricante brasileira de aeronaves planeja vender de 200 a 250 novas unidades nos próximos vinte anos. Oficialmente conhecido como aeronave de treinamento intermediário e avançado Emb 314 Super Tucano, o A-29B conseguiu há vários anos conquistar uma boa reputação em missões de ataque ao solo e apoio tático. Porém, é justamente contando com isso que a fabricante brasileira de aeronaves pretende lançar em breve o A-29N, voltado principalmente para os países da aliança atlântica. Estamos a falar, em particular, de uma abordagem com três países europeus.

Para propor isso à OTAN, a Embraer coloca suas futuras aeronaves como ideais para o treinamento de Joint Terminal Attack Controllers, os operadores terrestres de designação de alvos para apoio aéreo. No entanto, o fabricante brasileiro de aeronaves insiste que o A-29N (N de NATO) também será uma aeronave de ataque ao solo e apoio aéreo aproximado de última geração. Integrará uma cadeia de comunicações da Ligação 16, específica da aliança atlântica e das suas operações coordenadas. O A-29N Super Tucano também será adequado para a maioria das munições padrão da OTAN, sejam elas de design americano ou europeu. Também parece adequado para combater ameaças ar-ar representadas por drones leves.

Nos últimos vinte anos, o A-29B Super Tucano provou seu valor em muitos países em desenvolvimento, como Burquina Faso, Gana, Mali e Mauritânia. Cada um deles utilizou-os contra grupos terroristas armados, jihadistas presentes em massa na África Subsaariana. Podemos considerar que serviram de cobaias, experimentadores do que viria a ser o A-29N. Porque agora com reconhecida capacidade de vigilância, reconhecimento e ataque ao solo em quaisquer condições meteorológicas com o uso de munições guiadas, a aeronave brasileira se apresenta como um sistema de armas de última geração. Além disso, o A-29N Super Tucano não é dedicado aos países em desenvolvimento. É, portanto, improvável que os burkinabes e os malineses tenham meios para substituir os seus A-29B por esta nova versão.

Atualmente três países parecem estar na mira da Embraer, todos os três europeus e todos os três membros da OTAN. Estamos aqui a falar da Albânia, da Letônia e de Portugal. Este último é até considerado o potencial cliente lançador do A-29N dentro de alguns meses. Segundo informações, estão em curso negociações para este efeito com Lisboa. 

Na verdade, um dos aspectos mais interessantes desta aeronave é que ela representa uma alternativa aos drones de ataque ao solo e reconhecimento MALE (grande autonomia e média altitude) de última geração, como o General Atomics MQ-1C Gray Eagle e o MQ-9A Reaper. Agora é óbvio que o mercado futuro de 200 a 250 novos Super Tucanos não pode dizer respeito apenas aos A-29N. Contudo, se este objetivo for alcançado nos próximos 20 anos, terão sido construídas quase 500 aeronaves no total.

===xxx===


A-29 Super Tucano fará exibição solo no Beja International Air Show 2024

*LRCA Defense Consulting - 17/04/2024

Nos dias 1 e 2 de junho, um Super Tucano A-29A brasileiro estará participando do Beja International Air Show 2024, na Base Aérea nº 11, em Beja, Portugal, onde realizará uma exibição solo.

O anúncio da Força Aérea Portuguesa (FAP), divulgado recentemente, está gerando um grande interesse entre entusiastas da aviação e especialistas militares, já que o A-29 Super Tucano é uma visão rara em shows aéreos nessa parte do mundo.

Em virtude de o local e o evento serem estratégicos, esta Consultoria acredita que a participação ativa de um A-29 Super Tucano possa estar relacionada à intenção da Embraer de oferecer sua aeronave à OTAN, com ênfase inicial na FAP.

Beja International Airshow 2024
O Beja International Airshow 2024 é considerado uma joia escondida entre os shows aéreos europeus e possui uma incrível linha de exibições voadoras que atualmente incluem o F-15E Strike Eagles dos EUA, o F-16 Fighting Falcons romeno, o JAS-39C Gripen húngaro, o Eurofighter Typhoon espanhol, bem como o equipes de ponta, como Patrouille Suisse da Força Aérea Suíça, equipe de demonstração tática Couteau Delta da Força Aérea e Espacial Francesa e Patrula Aguila da Força Aérea e Espacial Espanhola. 

Haverá também shows aéreos civis e aeronaves da Força Aérea Portuguesa somando-se ao diversificado leque de exibições à disposição dos visitantes. Além das exibições aéreas, os visitantes também podem esperar exibições estáticas de várias aeronaves, incluindo aviões militares e civis, helicópteros e outros equipamentos relacionados à aviação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque