*Indian Defence News - 11/03/2024
Apesar da ambiciosa iniciativa "Atmanirbhar Bharat" (autossuficiência) da Índia, que visa impulsionar a produção nacional de defesa, o país continua a ser o maior importador de armas do mundo. Isto está de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI) .
Embora a Índia tenha priorizado a redução da dependência de armas de fabrico estrangeiro, as suas importações de armas aumentaram, na verdade, 4,7% entre os períodos 2014-2018 e 2019-2023. Os analistas atribuem este aumento às persistentes tensões fronteiriças com a China e o Paquistão.
Mudança na base de fornecedores
Um desenvolvimento significativo destacado no relatório do SIPRI é a diversificação dos fornecedores de armas da Índia. Pela primeira vez desde a década de 1960, a Rússia foi responsável por menos de metade (36%) das importações de armas da Índia.
Isto indica um esforço consciente da Índia para reduzir a sua dependência histórica da Rússia, potencialmente influenciada pela guerra em curso entre a Rússia e a Ucrânia e o seu impacto na indústria de armamento russa.
O Fator China
As preocupações com a segurança regional continuam a ser um dos principais impulsionadores da aquisição de armas na Índia. A China continua a ser um factor significativo, fornecendo 82% das importações de armas do vizinho Paquistão, ao mesmo tempo que mantém laços militares estreitos.
O ambiente geopolítico volátil no subcontinente indiano provavelmente sustentará a necessidade da Índia de armamento avançado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).