Pesquisar este portal

19 março, 2024

Eve Air Mobility apresenta o Vector e fornece atualizações sobre o desenvolvimento de software ATM urbano


*LRCA Defense Consulting - 19/03/2024

A Eve Air Mobility, uma empresa da Embraer, divulgou hoje no Airspace World em Genebra o nome de seu software Urban Air Traffic Management (Urban ATM) e forneceu atualizações no desenvolvimento da solução.

O Vector será uma solução de software agnóstica projetada para enfrentar com segurança os desafios exclusivos de tráfego aéreo e gerenciamento de rede das operações atuais e futuras de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), com foco em operadores de frota e vertiportos e futuros provedores de serviços para AAM, incluindo Provedores de Serviços de Navegação Aérea (ANSP). A empresa está avançando em direção a uma versão operacional do software que os clientes podem testar e testar para ajudar no progresso do mercado.

“Os voos de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL) se tornarão um meio de transporte estabelecido para comunidades em todo o mundo. Eve espera as primeiras entregas e entrada em serviço já em 2026 e tem enfrentado os desafios do espaço aéreo e da gestão do tráfego aéreo (ATM) para apoiar a introdução e o crescimento do mercado de forma harmonizada e segura. A Vector agilizará as operações de AAM desde o primeiro dia, coordenando todas as partes interessadas envolvidas para melhorar a segurança, otimizar o desempenho e maximizar o uso de recursos”, disse Johann Bordais, CEO da Eve.      

O Vector permitirá que os eVTOLs sejam integrados a outras aeronaves voando em espaço aéreo urbano de baixo nível desde o primeiro dia de operações e fornecerá a automação necessária para permitir a escalabilidade do mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

Até o momento, a Eve possui 14 (quatorze) clientes da solução, incluindo operadores de frota, vertiportos e provedores de gerenciamento de espaço aéreo e fluxo. Com o Vector, as operadoras de eVTOL tornarão suas operações mais eficientes; a vertiports gerenciará a disponibilidade de recursos com todas as partes interessadas da operação envolvidas; e ANSPs e Provedores de Serviços (PSU) para UAM otimizarão o espaço aéreo e a rede de tráfego aéreo para todos os usuários.

Em novembro de 2023, a Eve fez parceria com a Flexjet para conduzir uma simulação para validar e refinar os recursos do Vector em condições de cenário real e compreender melhor a viabilidade comercial e as aplicações do software. A simulação ocorreu no Reino Unido e envolveu 18 voos em oito aeródromos, exercitando 26 rotas diferentes com locais de pouso alternativos para testar a funcionalidade do plano de voo em espera. A equipe também testou atrasos na partida e no destino com impactos nos voos de chegada, cancelamentos de voos devido a restrições de espaço aéreo e meteorológicas, e emergências durante o voo, incluindo pedidos de locais de aterragem alternativos.

A simulação Eve-Flexjet encontrou lacunas entre os sistemas ATM atuais e aqueles necessários para apoiar as operações UAM desde o primeiro dia, como a falta de integração entre a frota e os sistemas do operador vertiport para coordenar os voos eVTOL com segurança e eficiência. Portanto, a Eve está priorizando o desenvolvimento de serviços que atendam a essas lacunas, incluindo planejamento de voo integrado com espaço aéreo e disponibilidade de recursos vertiportos; gerenciamento de locais alternativos de pouso integrados ao planejamento de voo para suportar as limitações de resistência das aeronaves elétricas; e gestão de conformidade para informar as partes interessadas quando os voos se desviam do seu plano e podem afetar outros voos.

“Os despachantes de voo são responsáveis ​​por quase todos os aspectos de uma operação, o que requer ampla capacidade de tomada de decisão e rastreamento. Os serviços ATM urbanos podem apoiar estas atividades na preparação para operações AAM através de maiores níveis de automação e uma visão integrada das informações relevantes ligadas a um voo específico. A Eve tem incorporado ativamente recursos, incluindo feedback recebido através de testes de usuários, no Vector para garantir que o valor de seus serviços seja traduzido diretamente para os usuários finais”, acrescentou Brenden Hedblom, chefe de soluções de gerenciamento de tráfego da Eve.

À medida que o Vector amadurece, a Eve continua a buscar oportunidades adicionais para testar a solução com seus clientes e parceiros. Testá-lo em cenários do mundo real é a melhor maneira de garantir que os serviços forneçam o valor ideal. A empresa espera avançar este ano para uma versão operacional do software que os clientes possam testar e testar para ajudar a avançar o mercado e preparar o ecossistema UAM para as operações iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque