Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança: "...vemos grandes oportunidades para ambas as aeronaves no mercado, talvez com potencial para trazer o C-390 para cá também”.
*LRCA Defense Consulting - 20/03/2024
Em evento acontecido na sede da Embraer Executive Jets, perto do Aeroporto Internacional de Melbourne, Orlando, a Embraer recebeu os C-390 Millennium e A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) nos dias 18 e 19 de março, marcando um evento significativo para ambas as aeronaves em sua visita inaugural à área e contando com uma lista diversificada de convidados entre autoridades governamentais, militares, potenciais clientes e parceiros.
Além das aeronaves de defesa, a Embraer também apresentou o Praetor 600, o jato executivo médio mais tecnologicamente avançado do mundo, e o Phenom 300E, o jato executivo leve mais vendido por 12 anos consecutivos. O evento de dois dias permitiu aos participantes conhecer de perto essas avançadas aeronaves e suas capacidades.
“Estamos orgulhosos de receber o C-390 Millenium e o A-29 Super Tucano em nossas instalações em Melbourne. Pudemos interagir com um público importante e diversificado, além de apresentar uma aeronave construída em Jacksonville, a poucas horas de distância”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O A-29 Super Tucano tem sido uma parte importante da nossa presença industrial na Flórida, há mais de 10 anos, e vemos grandes oportunidades para ambas as aeronaves no mercado, incluindo a possibilidade de trazer o C-390 para cá também”.
Possibilidade de fabricação do C-390 nos Estados Unidos
No entender desta Consultoria, a possibilidade de fabricação do C-390 nos EUA aventada pelo CEO de Defesa e Segurança da empresa tem ligação direta com a parceria assinada em setembro de 2022, entre a Embraer e a L3Harris Technologies,
para o desenvolvimento do “Agile Tanker”, uma opção de reabastecimento
aéreo tático ágil para atender às diretrizes operacionais da Força Aérea
dos Estados Unidos (USAF) e aos requisitos da Força Conjunta,
especialmente para ambientes sob disputa.
O acordo visa expandir as capacidades de reabastecimento do jato tático
KC-390 Millennium, da Embraer. Os aprimoramentos incluem a integração de
um sistema de reabastecimento conhecido como “flying boom”, além de
sistemas de missão, para permitir localização distribuída e apoio a
operações em áreas sob disputa, bem como comunicação resiliente
atendendo aos requisitos JADC2 (comando e controle conjunto para todos
os domínios).
- Desenvolver uma solução de reabastecimento ágil focada em logística contestada e emprego de combate ágil.
- Adicionar operações de lança ao KC-390 Millennium da Embraer para maior flexibilidade de missão.
O KC-390 Millennium é veloz, versátil e pode ser rapidamente reconfigurado para executar uma série de missões com alto índice de confiabilidade.
C-390 Millennium
O C-390 é uma plataforma versátil com uma combinação imbatível de tecnologias comprovadas e inovadoras, com baixos custos operacionais, facilidade de manutenção e máxima prontidão operacional, permitindo a interoperabilidade e a conectividade em ambientes de rede e múltiplos domínios.
Assim, a aeronave oferece às forças aéreas de todo o mundo um desempenho excepcional da frota, máxima eficiência de custos e elevada disponibilidade. Um avião moderno, que não deixa nada a desejar. O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave foi selecionada pela Coreia do Sul, República Tcheca, Áustria, Holanda, Portugal e Brasil.
A atual frota de aeronaves em operação acumulou mais de 11.500 horas de voo, com uma disponibilidade operacional de cerca de 80% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.
Aterrisagem difícil com ventos cruzados na Ilha Terceira (Açores) mostrou a habilidade do piloto da Força Aérea Portuguesa, a manobrabilidade da aeronave e a resistência do trem de pouso do Embraer KC-390
A-29 Super Tucano
O A-29 Super Tucano é um avião turboélice de ataque leve utilizado por 16 forças aéreas em todo o mundo e já ultrapassou as 500.000 horas de voo em todo o mundo, com 60.000 horas em combate. A aeronave pode desempenhar várias funções, desde o apoio aéreo aproximado à interdição aérea, juntamente com uma gama diversificada de armamentos, dependendo do ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).