O relacionamento estratégico multidimensional entre a Índia e o Brasil atinge novos patamares com uma cooperação reforçada em defesa, bem como um esforço para melhorar a cooperação empresarial e comercial.
O Embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega anunciou o primeiro “Encontro de Defesa Índia – Brasil” e o “Diálogo Bilateral 2+2” serão realizados em breve, enquanto discursava na sessão especial sobre “Índia-Brasil Fomentando Parceria Comercial- Foco Bengala Ocidental” organizada pela Câmara de Comércio de Bharat em 24 de fevereiro de 2024 em Calcutá.
O Embaixador brasileiro mencionou Agricultura, Defesa e Energia são três áreas-chave da cooperação empresarial entre a Índia e o Brasil.
A relação Brasil-Índia é uma “relação baseada na confiança”
O Embaixador Kenneth Nóbrega mencionou que o Brasil possui atualmente a melhor tecnologia de produção de biocombustíveis de segunda geração. O Brasil está cooperando com a Índia na produção de biocombustíveis, incluindo a produção de combustíveis mistos de etanol e gasolina.
Disse que o Brasil está trabalhando para fazer parceria com empresas indianas na produção de ração para gado e processamento de alimentos no setor agrícola.
O Brasil também está interessado em explorar oportunidades de colaboração empresarial nas áreas de fabricação de ferro e aço e produção especializada de couro em Bengala Ocidental.
Cooperação em Defesa
A Taurus Armas SA está fazendo parceria com a Jindal Defense para fabricar pistolas 9mm em Hisar, Haryana.
A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), segunda maior fabricante de munição do mundo, e a Stumpp Schuele & Somappa Springs (SSS Defense) estão fabricando munições para as forças de defesa em parceria JV em Andhra Pradesh.
A fabricante de aeronaves Embraer está presente nas áreas de defesa, aviação comercial e aviação executiva na Índia. A Embraer Defesa & Segurança e o grupo Mahindra assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para fabricar conjuntamente aeronaves multimissão C-390 Millennium para a Força Aérea Indiana.
Câmara de Comércio Índia-Brasil
Ao dar as boas-vindas à reunião de agosto, Shri Naresh Pachisia, vice-presidente sênior da Câmara de Comércio de Bharat, ofereceu-se para estabelecer e sediar a Câmara de Comércio Índia-Brasil para facilitar o desenvolvimento geral do comércio entre as duas nações.
Shri Achyut Chandra, Presidente do Subcomitê MSME da Câmara de Comércio de Bharat, explorou o escopo e a oportunidade entre o Brasil e a Índia para fabricar materiais de embalagem à base de celulose para a indústria de embalagens. A recepção foi oferecida pelo Sr. Shri para dar as boas-vindas à cidade ao Embaixador Honorável Sr. Kenneth Nobrega.
O Brasil e a Índia estão cooperando bilateral e multilateralmente através de diferentes fontes: ONU, BRICS, IBAS, G20 e Aliança Solar Internacional (ISA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).